domingo, 15 de janeiro de 2012

Livros lidos em 2011

Estava vendo tantas pessoas falando que leram tantos livros em 2011 e eu me toquei que nem parei para contar quantos eu havia lido... mas então resolvi fazer um post só para lembrar deles ( mesmo que todos eles estejam no Skoob e boa parte das resenhas estejam no Livros Minha Terapia), então primeiro vou colocar um por um :)
Foram ao todo 34 livros! Pouco para quem ama ler, muitos para quem não  lê. Queria ter lido muito mais, minha média foi de 2 a 3 livros por mês...minha meta era um por semana...será que consigo em 2012? rs

1- IT`S SO EASY AND OTHER LIES - DUFF MCKAGAN
Resenha postada aqui mesmo :)

2- CÍRCULO SECRETO - LJ SMITH _ GALERA RECORD
  Quero ser bruxa depois desse livro!
Tenho certeza que se esse livro não tivesse sido escrito por LJ Smith ele não seria tão bom, a princípio podemos pensar que ele nada mais é do um livro como tantos outros com um grupo de meninas do High School americanos com super poderes em que sempre tem a mais bonita líder de torcida e a feiosinha que sofre bullying mas que ganha o coração do bonitão da escola...bem...seria se não tivesse a mão de Sra Smith!

Cassie é uma menina que se vê obrigada a mudar de cidade com sua mãe e além de tudo de morar com uma avó que teve pouco contato.

A casa da avó é estranha, a cidade não é nada acolhedora e nos primeiros dias de escola ( claro que todos tem por volta de 16, 17 anos e estão no High School !) ela ainda percebe que como se não bastasse as pessoas a evitarem ela ainda tem que conviver com meninas estranhas dos quais os próprios adultos da escola parecem ter medo. Ela passa por maus bocados, lógico que antes de chegar a cidade ela sente um algo mais por um desconhecido que ela salva a pele e uma praia...ela nem sabe da onde ele vem mas mesmo assim se apaixona e guarda um cristal que o rapaz lhe entrega.

O que isso tem a ver? Não conto...senão perde a graça do livro né...mas discuto com vocês o que pensei durante o livro...li muito rápido em uma tarde chegando mais cedo do trabalho.

O fato de Cassie ser de uma família de bruxas tradicionais me remeteu ao judaísmo onde a mãe é quem faz a raça ser pura e não é visto com bons olhos misturar as origens.

Nós humanos somos chamados de marginais...os bruxinhos não nos curtem muito e nesse mundo de pessoas que tem tudo para serem do mal mas são do bem ( como a fofa Diana que ajuda Cassie) e de bruxas más como Faye que rola a história do livro.

Me lembrou muito também um filme antigo com Neve Campbell chamado " Jovens Bruxas" onde tudo era na escola e as vinganças da bruxinhas eram a parte mais engraçada de tudo!!!

Claro que tem o romance que ficamos torcendo mas não é perfeito pois o tal rapaz de nome Adam ( o mesmo que ela salvou na praia) tem um affair poderoso com uma querida amiga dela.

A história é rápida e a gente fica esperando ansiosa pela parte 2...e aí Galera Record? quando será que vem?

 3- O GUARDIÃO DE MEMÓRIAS _ KIM EDWARDS _ EDITORA SEXTANTE
Já tinha um tempo que eu não devorava um livro de um dia para o outro. Quando vi esse livro nas Lojas Americanas e soube da vinda da autora na Bienal do Livro me perguntei qual deveria ler? Esse ou o Lago dos sonhos, ao pegar o livro e ler a sinopse não pensei duas vezes, aquele livro tinha tudo a ver com meu momento, na verdade com o momento em que minha família passa.
Claro que de cara identifiquei que a história se parece e muito com ade Páginas da Vida, novela de Manoel Carlos em que a personagem jovem engravida e ao ter filhos gêmeos e morrer no parto sua mãe somente cria o filho perfeito. A filha da mãe falecida com síndrome de down é dada para adoção. Nesse livro a história é ainda mais chocante...no meio de uma nevasca a esposa do Dr. David um ortopedista famoso na cidade em que vivem dá a luz em um hospital sem médico de plantão para realizar o parto devido a neve , é o próprio David quem faz o parto de sua esposa com a ajuda da enfermeira Caroline. O ano é 1964 e naquela época sem ultra sonografia que revelasse o sexo do bebê, Norah, a esposa do médico nem imagina que sua gestação é de gêmeos.
Ao ter as crianças, primeiro sai o filho perfeito: Paul. Depois a segunda filha , Phoebe vem ao mundo sem que mãe perceba mas seu pai reconhece na mesma hora os sinais da síndrome de down.
Nesse instante é que você não consegue parar de ler...o médico atormentado por uma irmã que morreu jovem devido a uma doença no coração toma a decisão de entregar o filho a enfermeira e pedir que entregue a criança a um lar especializado.
Caroline, apaixonada por ele, aceita e é cúmplice dessa história ao levar a criança e concordar com ele mentir a Norah que a criança nasceu morta.
Para quem tem uma criança ou um adulto na família com mesma síndrome o momento é de raiva, como assim um médico, uma pessoa que se compromete a salvar vidas quer se livrar rapidamente de sua própria filha por não ter nascido perfeita.
Nos faz pensar no mundo em que vivemos e como somos como seres humanos, sempre tentando fugir dos problemas, só querendo o que é bom para si.
Caroline não tem coragem de entregar a criança no tal lar e acaba ficando com ela a criando como sua própria filha. A personagem é sofrida e é desse sofrimento que ela encontra forças para amar Phoebe, me peguei pensando na hora que é tão fácil amar o que é perfeito..o que só nos causa orgulho.
Phoebe tem uma síndrome que todos sabemos que irá incapacitá-la eternamente de ter independência, é esse o motivo principal das pessoas quererem se livrar de quem tem a mesma necessidade especial, ter alguém que dependa de você é fofo somente quando se tem uma criança, com o tempo ter alguém que depende de você para sempre não é agradável aos olhos de quem não quer essa responsabilidade eterna.
É como ter um idoso que precisa de você, as pessoas tendem a colocá-los em asilos esquecendo tudo que já fizeram quando tinham capacidade de viverem sem ajuda, não digo todos os asilos mas sabemos que boa parte deles não é a melhor opção para o idoso que sente falta do amor familiar.
Nessa história o que me comoveu foram duas coisas...o amor incondicional de Caroline por Phoebe e Norah que mesmo não conhecendo a filha morta no parto - conforme ela pensa que aconteceu - vive com as lembranças da filha para sempre.
A distância que aparece entre o casal David e Norah após o acontecimento mesmo ela sem saber da decisão hedionda que seu marido tomou é muito bem descrita pela autora, é como se uma força maior nos fizesse repensar nossos atos em vida..porque a vida para o casal nunca mais foi a mesma.
Phoebe cresce diante de nós narradas todas as dificuldades e é lindo ver que não há limites para os que acreditam que nem tudo que se é dito para os portadores dessa doença é um ponto final mas com tantso avanços uma imensa esperança cresce a cada dia.
Lamentei que não tenha sido ele a contar a verdade para a esposa...e algumas partes como da traição aos meus olhos, fizeram com que Norah perdesse um pouco a imagem de mulher imaculada que não tem ideia do que está passando em sua vida. Mas isso é uma opinião minha que abomino traições e as achei desnecessárias no contexto do livro,
o final é daqueles de pegar a caixinha de kleenex e imaginar que a vida pode ser muito mais do que ousamos achar que ela é...que um problema aparente pode ser não digo resolvido mas atenuado quando se há um ambiente de amor.
Obrigada Kim Edwards por dar esperanças não só a minha família que tem um caso de portador da síndrome como tenho certeza a de milhares de pessoas.
Um livro para ser lido, pensado, vivido e se emocionar. 

4- RADIANTE - ALYSON NOEL - EDITORA INTRINSECA
  Mais, muito mais do que eu espeva...
Sei que não deveria ter sido esse o primeiro livro a ler de Alyson Noel mas sou teimosa...e algo na capa, no tamanho me chamou a atenção, após comprado comecei a ler no mesmo dia. Por impulso e não me arrependi, vi que preciso ler os outros livros da série Imortais para algumas coisas fazerem mais sentido...já é um começo pois tenho todos ..rs
Bem..o que achei? Eu amei...para início de conversa o papo do que acontece depois que morremos é algo para muitos livros, filmes e uma série infinita de discussões que podem e devem envolver crenças, vou ficar fora disto e dizer o que amei...curti o fato de Alyson pensar que sua personagem apesar de ter mmorrido muito jovem com 12 anos não acabou sua responsabilidade com o mundo...apenas agora terá outras...se pararmos para pensar passamos a vida com pequenas e grandes responsabilidades e não podemos fazer o que bem queremos...temos regras, temos pessoas que mandam na gente em meior ou menor escala..explicando melhor o que acontece no livro..Riley morre em uma acidente...como já citei muito nova...vai parar em um lugar que apesar de não ser assustador é no mínimo esquisito e ela olha ao seu redor e não identifica nada...tem dúvida sobre tudo e ganha como guia um carinha feio, esquisito que ela apelida carinhosamente de bobão!
Mas o Bobão manda, e ele emociona...é de uma maturidade incrível e tenta passar isso para Riley...do outro lado mesmo mortos temos que respeitas regras...temos que seguir o que mandam que façamos..mas els aceitam que tenhamos um cão como é o caso da protagonista com seu fiel escudeiro...Buttercup.
Eu particularmente achei o outro lado pós morte um saco...prefiro ficar viviinha a ajudar gente atormentada a atravessa a ponte ...Riley me impresionou pela maturidade...não sei se acredito que alguém com tão pouca idade reaja da forma com que ela reage as ameaças externas que ela vê.
É um outro mundo onde seguimos mais ou tantas regras como quando vivos...com o único lado bom de não termos medo de morrer..afinal já estamos mortos.
As histórias das mortes são intensas...gostei tanto que lamentei o livro ser curtinho!
Vi que obviamente terá continuação e aguardo ansiosa por ela!

5- MORDIDA DE AMOR - CREPÙSCULO -EDITORA RAI
  Um livro para quem é muito fã da saga
Dica: Se você olhou para capa desse livro e não disse : Ai que lindo, preciso desse livro, nem gaste tempo comprando o.
É um livro para fãs e com informações que interessam não somente para aqueles que gostaram de ler os 4 livros mas quem assim como eu ficou viciada em tudo que lembre a saga.
Eu gritei quando o Submarino entregou aqui em casa, a capa é linda, tem histórias com os atores, entrevistas com eles e as fotos são algo que só vendo...é uma mais linda que a outra.
Demorei alguns dias para terminar de ler porque esse livro possui diversas informações até mesmo sobre os livros de outros autores que influenciaram Stepheni Meyer a escrever a série de sucesso.
Gostei de tudo, do material escolhido para compô-lo as já citadas fotos que nos acompanham a cada página virada.
Recomendo para todos aqueles que vibraram com a linda história de amor do vampiro que brilha no sol e da menina confusa que não sabe se quer um lobo ou um vampiro !


6- PERSUASÃO - JANE AUSTEN - ED> MARTIN CLARET
  Austen entre a ambição e a persuasão
Julgar Austen é sempre complicado, era outra época, ela é um mito e qualquer livro que ela venha a escrever será sempre comparado com o primeiro que a pessoa leu e pelo qual com ele se apaixonou pela escritora.
Persuasão não é minha história predileta dela, a história de Ane Elliot e suas duas irmãs Elizabeth e Mary com seu pai viúvo Sr. Walter e a amiga senhora Lady Russel me irrita em alguns pontos mas devo levar em consideração sempre o ano que foi escrito.
Primeiro devo dizer que em boa parte dos livros odeio todas as irmãs das protagonistas de Austen, dessa vez não é diferente.
Mary a irmã que é casada com Charles e mãe, é um ser egoísta que se acha a pessoa mais infeliz do mundo e somente usa a irmã. A parte que ela deixa o filho doente com Anne dá vontade de entrar na história e dar uma sacudida em Anne para deixar de ser bobona.
Elizabeth é podre...ela se junta com o pai e só pensa em casar.
Claro que temos uma paixão avassaladora e proibida da época, Anne se apaixona por Wentworth mas o namoro não vai pra frente porque a "fofa"da Lady Russel que a persuade a não querer ficar com ele.
O que passa no restante do livro é uma coisa muito estranha...passam se 8 anos entre ele ter ido embora triste e ela ter ficado em casa solteirona... o pai dela que já não sabia controlar o dinheiro dele quando a mãe era viva, sem ela praticamente está falido e tem que alugar as casas que possui, em uma delas ficará o Capitãp Wentworth, sim, o mesmo que ninguém gostava porque era pobretão dá a volta por cima e aparece cheio de libras!
Sinceramente é muita falsidade... todos o tratam bem como se nada tivesse acontecido no trabalho, inclusive a Lady Mala...Anne sofre o livro inteiro de amor e com as duras palavras que são proferidas do capitão a seu respeito...referente a perda da beleza da juventude - aqui tenho que parar e reclamar que me incomoda profudamente ler um livro inteiro em que ter 28 anos é não ter casado é uma desgraça, com essa idade também já temos rugas (!!!) e o tempo é cruel! Aham...como assim? Graças a Deus existe Renew!
Eu estava na rua lendo o livro na parte em que começam a descrever a Sra. Smith uma viúva no fim da vida...afinal já está com 40 anos (!?) . São com a Sra Smith as melhores falas, ela sabe mais do que Anne ousou conhecer sobre seu primo que será herdeiro de seu pai o Sr. Elliot, um viúvo também, que entre uma visita e outra corteja Anne o tempo todo e deixa claro suas intenções com ela.
Depois da história contada pela Sra Smith a respeito do Sr. Elliot ( que sinceramente não achei nada demais essa grande revelação, ele agiu igual a família de Anne e a Sra Russel e também como Anne que abriu mão do grande amor !)ela não quer mais saber dele. Na verdade o tempo todo ela só quer saber do Capitão Wentworth e correr atrás dos 8 anos perdidos.
E ele parece odiá-la..até que lá pela página 208 tem a tal carta que faz tudo que estamos fazendo parecer micro e só falta um lindo fundo musical , se não fosse história de época podia jurar que a trilha sonora seria tipo Top Gun..."Take my breath away"!!!
Ali identifiquei Austen e foi o melhor capítulo! A frase que fecho para entender o como é intensa a paixão de Anne é essa que ela fala no último capítulo desse livro : "Se havia errado ao ceder a persuasão , lembre se que era uma persuasão exercida em nome da segurança, não do risco ".

7- O CAMINHO DO POÇO DE LÁGRIMAS - ANDRE VIANCO - EDITORA NOVO SÉCULO
 Mensagem subliminar
Não é surpresa para ninguém que amo André Vianco quando peguei esse livro para ler eu esperei que fosse gostar muito mais. Eu sabia que não havia nenhum vampiro na história mas quando recebi esse livro em casa fiquei encantada com os desenhos de Lese Pierre, o livro é todo ilustrado com imagens dos 3 membros principais dessa história: Jonas, Ingrid e Bosco. Quando o livro começa eu estava muito animada com o que estava pensando que seria a história: um sonho. Tudo leva a crer duas coisas : que eles morreram ou que eles estão sonhando. E essa dúvida fica até o final quando enfim é revelado o que aconteceu de verdade.
Os três só se lembram que estavam dentro do carro de Jonas - o pai - voltando de férias obrigados pois não queriam e é aquela velha história do pai que trabalha muito e abre mão dos momentos com os filhos e de repente acordam fora do carro.
Daí para frente eles enfrentam algumas aventuras e acho que o que André Vianco quis mostrar foi uma mensagem bonita mas que para mim não funcionou muito, talvez porque o tema já seja um pouco batido ( o fato de termos que dar mais valor ao presente porque nao sabemos do futuro..). Algumas partes me pareceram muita viagem, talvez o intuito tenha sido do esse, uma imensa viagem com um significado no final.
O problema é que para quem está lendo a ação acontece mas fica sem pé nem cabeça, parece um sonho o tempo todo e passamos a nos perguntar que graça tem no sonho ? Muito do que sonhamos não passa de muita bobagem e talvez nem metade possa significar alguma coisa...mas e quando descobrimos que não é bem um sonho? Funciona como premonição? Aí que está, tem que acreditar, tem que estar no ritmo do que o autor pensou e eu sinceramente não estava...me cansou a narrativa muitas vezes e foquei nos lindos desenhos no meio de um metrô lotado onde queria e muito ter minha atenção prendida na história.
O que funcionou para mim foi o final, achei lindo de verdade mesmo que puxe um pouco para tristeza mas tem um motivo.
O meio é que me deu um pouco de sono...mesmo assim só pelo início e o final já valem o livro!

8- SEJA FELIZ - EDITORA SEXTANTE
 Quando um presente vem na hora certa!
O melhor da vida é ter amigos...mas ganhar livros de amigos é ainda melhor! No início do ano eu estava muito para baixo, quando cheguei no trabalho esse livro estava em cima de meu computador, uma grande amiga Mena me deu! Naquele mesmo dia na hora do almoço depois de uma manhã estressante esse pequeno grande livro de auto - ajuda!É um livro simples mas com dicas animadoras da autora Monica Sheeman para trazer de volta aquela alegria de viver que andava meio esquecida.
Para mim funcionou muito, me vi com ele no metrô sorrindo depois de um tempo triste por razões pessoais e pensando porque mesmo precisei que uma autora que nem conheço me dê uma dica tão simples mas que também acho que funcione?
NO fundo sei que o que ela quis provar é aquela coisa de livro de auto-ajuda de sempre que a felicidade existe mas cabe a nós encontrá-la ou apenas vê-la! As vezes está ali do lado da gente e estamos tão preocupados sentindo pena de nós mesmos que não vemos.
Tenho uma série de livros para fim de relacionamento mas um livro para ser feliz pura e simplesmente acredito que seja o primeiro que tenha lido! Me vi um pouco mudada ao terminá-lo sim mas não foi o melhor livro do tipo que li, talvez até o tenha dado mais mérito que o merecido porque foi presente de uma grande amiga mas a dica de uma boa noite de sono foi certeira...precisava mesmo e só fui tê-la após me tocar lendo o que há séculos só sabia o que era chegar tarde em casa por causa do trabalho e ir dormir menos de 4 horas por excesso de emails a serem respondidos!
Agradeço muito a essa minha amiga! E depois livros são sempre presentes especiais!

9- ANNA E O BEIJO FRANCES - STEPHANIE PERKINS - EDITORA NOVO CONCEITO
 Um livro FOFO!
Antes de existirem blogs eu sempre gostava de perguntar as pessoas como foi que o livro que leram chegaram até suas mãos, acreditava que tinham cada uma uma forma interessante de contar e com isso poderiam ter alguma influência em terem gostado ou não do livro. Essa pequena introdução é somente para informar que esse livro chegou em minhas mãos através de uma pessoa muito querida, ao contrário de muitas eu adoro minha sogra e sinto uma reciprocidade, foi no dia do aniversário de meu namorado que ela me entregou esse livro de surpresa embrulhado para presente enquanto almoçávamos juntos. Para mim foi um susto, mas depois percebi que toda vez que passava nas livrarias e dizia o como queria ler esse livro meu namorado prestava atenção no título, certamente havia comentado com a mãe e agora ela fofamente me presenteava!
Essa história toda foi em junho e desde então segurei para ler esse livro em um momento especial, na verdade quando tirasse férias e fosse para Atlanta, afinal poucas coisas na vida são mais tediosas que voos de 12 horas! E sozinha!
Acertei na mosca! Logo no início a protagonista me surpreendeu com seu jeito americano tentando sobreviver em outro país...e foi muita coincidência mas ela vinha...de Atlanta! ( Juro que não sabia!), ela cita a cidade várias vezes, a personagem título Anna é uma americana que é obrigada pelo pai que tem um quê de Nicholas Sparks - escritor famoso, suas histórias são tristes e blá, blá, blá - a ir estudar em um internato em Paris...você aí do outro lado deve estar pensando " Putz...ela é americana...vai para Paris..que garota sortuda!"
Bem aí que está..a vida inteira eu também achei que Paris fosse um paraíso ( e não que tenha mudado totalmente de ideia até porque por enquanto ainda não conheço a cidade luz..rs) mas comecei a ver muita gente viajando para lá e reclamando que se não se fala francês eles te odeiam...bem..Anna não é odiada mas passa por maus bocados até aprender mais palavras no idioma de Piaf...
E como se não bastasse tudo que envolve aquela cidade linda, sua comida maravilhosa e um idioma lindo em qualquer ritmo de música a gente espera ansiosa pelo amor...e ele vem com um nome que me pegou de surpresa mas que já sabia por outras resenhas : Etienne...ou Saint Clair.
Conheci certa vez um verdadeiro lorde inglês ( ou seria francês) com esse nome...mas vamos a resenha..hahha
Então que começa nossa história, ela gosta de Etienne, ele tem namorada, ela se aproxima dele, ele parece gostar dela e se declara em uma bebedeira...
Nossa..eu lia tão rápido para rolar logo o título do livro que devo ter pulado alguma linha..haha quase não dormi no voo.
E gente..não conheço não mas espero conhecer um dia..um beijo nos Jardins de Luxemburgo..ah eu quero e vocês?
Não posso contar o livro todo certo? Mas dá vontade de tão lindo e fofo que é...as últimas páginas então dá vontade de pedir para virar filme..já imaginei logo dois atores no papel principal..haha
Terminei o livro quase pedindo para minha escala ser em Paris, para levarem meu namorado para lá e quem sabe ele imitar o romantismo lindo de Saint Clair!
Mais uma resenha para lista de pessoas que amaram esse livro, eu vibro quando ouço o nome dele...e quem sabe torço por uma continuação! ;) 


10 - A CABANA - WILLIAM P YOUNG - ED. SEXTANTE
 Uma oração para uns, apenas um livro para outros
Primeiramente devo dizer que sempre via esse livro nas livrarias e suas chamadas me chamavam atenção mas nunca o comprei. Em 2009 disseram que o autor William P. Young viria na Bienal RJ e quase o levei para casa em minhas inúmeras idas a Saraiva.
Esse ano com a confirmação da vinda dele me rendi e pulei o na minha imensa fila de livros a serem lidos. Quem me conhece sabe que amo Bienais e a proximidade com o autor me fascina!
As primeiras 76 páginas são fenomenais, me senti tão envolvida com a história que pedia mais, levava o livro para todos os lugares no primeiro dia que comecei a ler e deixei minha bolsa cair no meio da estação de metrô de tão distraída que estava o segurando e acompanhando a história do sofrido Mackenzie. Aqui vão alguns spoilers se não leu o livro não continue a ler...afinal nosso protagonista tinha um pai alcoolátra, uma mãe que não se defendia dos ataques de seu pai e para piorar ainda apanha tanto dele que sai de casa com a certeza que matou aquele homem tão cruel. Pulamos para a vida adulta aonde ele tem uma casa feliz com sua esposa e três filhos mas guarda seu segredo a sete chaves. Vemos que ele é infeliz de alguma forma, mas a felicidade familiar no presente me pareceu completa.
Até que ele resolve viajar com a família e entre um passeio e outro sua filha caçula Missy desaparece do chalé aonde estavam hospedados. Daí para frente me desesperei com tudo que o autor narrava, não sou mãe mas imagino o desepero de pais que perdem seus filhos e sempre lembro da frase maravilhosa de nosso poeta eterno Carlos Drummond de Andrade que dizia que os pais nunca devem sobreviver a seus filhos.
Achei forte as cenas narradas da morte de Missy, rezei para que o tal milagre da cabana que tanto ouvia dizer fosse ela aparecer viva mas não...a tal cabana é exatamente o local aonde o assassino cruel matou a menina deixando somente sua roupinha cheia de sangue e uma joaninha ( broche!) que significa que ela foi vítima de uma serial killer que já atacava nas redondezas.
Até essa parte poderia ser livro de vários gêneros até ele receber o tal bilhete dizendo para ele voltar a cabana. E a dúvida que persiste, quem o escreveu?
Ele então vai até a cabana e a partir de então devo confessar que achei o livro muito voltado para lições de vida do que me permito acreditar.
Não que isso seja da conta de ninguém mas sou católica, leio livros de Chico xavier e acreditando ou não no que dizem creio em um Deus que para mim é o mesmo e chamado de várias formas. Não vou julgar religião, não vou dizer o que acredito ou não, só quis provar que não sou rigorosa com as leituras de meus livros e me permito conhecer outros ideais. Bem, não funcionou para mim, esperava me emocionar e somente achei bonito os ensinamentos ditos, mas daí eu crer que tudo que passou ali pode acontecer é outra história, desculpe, não vou julgar mas não me pareceu convincente. Pelo menos para o que eu acredito, para o que cresci acreditando e para o que funciona para mim como fé e refúgio quando preciso e para cada um sei que aparece de diversas formas.
O autor para mim era desconhecido até então mas gostei muito da forma que escreve. Leria outros livros dele que fossem de outra temática.
Como uma boa viciada em leitura acho necessário ler esse livro, para se falar bem ou mal se deve ler antes de mais nada para conhecer.
Eu conheci e dou três estrelas porque a parte da " Cabana" mesmo não funcionou com minhas crenças, recomendo porque pode ser que funcione com a sua e se emocionar com um livro é sempre maravilhoso, pena que não me emocionei com esse.

11- GOSSIP GIRL - EU SEMPRE VOU TE AMAR CECILY VON ZIEGESAR _ ED GALERA RECORD
 Sempre vou amar os 13 livros anteriores...
Esse é o décimo quarto livro que leio sobre a série que comecei a ler em 2006! Esperei ansiosa por esse volume aonde sabia que eles já estavam na tão esperada faculdade e onde haveria muitos encontros e desencontros. Primeiro devo dizer que achei a capa linda, seguindo o estilo de todas as outras e aparecendo os bem vestidos Nate, Blar e Serena o triângulo amoroso de protagonistas.
Primeiro vou dizer o que funcionou para mim no livro: gostei de ver e saber que mesmo na faculdade os personagens continuam os mesmos , não esqueceram nada do que aconteceu nos livros anteriores e apesar de alguns mudarem de caráter como foi o caso do Chuck irreconhecível nesse livro, a continuação funciona para relembrarmos e vivermos as antigas paixões deles.
Se passam 4 ano -novos e em todos eles há retornos de namoros e términos, até aí nada de novo no mundo de Gossip Girl de Cecily.
Continua o mesmo mistério de quem realmente é a garota misteriosa que conta fofocas de tudo e todos no blog mas a dúvida que pairava entre Serena e Blair acho que nesse cai mais sobre Blair...apesar de ela disfarçar bem e falar de si em terceira pessoa.
O Casal Vanessa e Dan que sempre gostei se separa por causa deuma traição de Vanessa que desde o início achei muito desnecessária, só serviu de pretexto para o Casal Dan e Serena que nunca pareceram combinar de verdade ( a meu ver Dan sempre teve Serena como objeto de consumo, um sonho e viu desde a primeira vez que a realidade era que Vanessa combinava com ele e não Serena apesar de tota sua beleza!).
Aliás devo citar que Vanessa finalmente deixa de raspar a cabeça nesse volume da série e não...para infelicidade geral os dois tem recaída mas terminam separados, ela porque vai fazer um curso de 2 anos na INdonésia...e ele vai ficar em Iowa mesmo.
Do outro lado temo Blair, em um eterno junta-separa ela começa o livro com Pete , tem recaídas por Nate, volta com Pete e esse descobre que ela nunca o amou e termina de vez...as vezes acho que Nate é a pedra no sapato do elenco feminino de Gossip Girl, ele não encaixa bem em nenhuma delas mas tá lá sempre aparecendo quando menos queremos ou esperamos. Quando tudo parece bem entre Blair e Nate a melhor amiga /inimiga Serena tem crises de ciúmes e estraga tudo mas ela também não é feliz com Nate apesar de passar o livro todo tentando fazer as pazes com Blair e voltandm em certa parte para Dan ela não esquece a cisma com Nate.
Bem...ele é definitivamente a última bolacha do pacote mundial de biscoitos porque ele também é disputado por Jenny, a irmã chatinha de Dan que volta do colégio e vem ser mais uma namorada que perde a virgindade com Nate e na casa de Blair!!!! Cecily as vezes é perversa demais !!!
Jen do livro é a sempre peituda irmãzinha de Dan de cachos morenos, impossível não lembrar que a atriz que a faz no seriado nao tem nada a ver com ela!!!
Mas nem Jen vive um felizes para sempre com Nate ( esse menino tem algum carma!) e o troca por Tyler e mais umas aventuras a mais.
Enquanto isso Blair brinca de ser feliz com Chuck que vira um bom moço e prova que ama Blair, obviamente que ela não quer nada disso e termina com ele no último capítulo do livro e aí veio uma parte que confesso ainda não ter entendido...o capítulo termina com Nate, Blair e Serena no frio e elas mesmo depois de tudo decidem viajar juntas e largar Nate...momento como assim Cecily???
Gente, não sei mais nada dessa série...o que posso ousar imaginar é que ela quis mostrar que a amizade está acima de qualquer namorico?
Se for, funcionou mais ou menos e agora cadê a continuação porque quero saber urgente como foi essa viagem ne?

12- INSACIÁVEL - MEG CABOT - ED GALERA RECORD
 Interminável....
Resenha publicada em Livros Minha Terapia (http://livrosminhaterapia.blogspot.com/)

Primeiro para falar desse livro ( que sábado quem estava no I Encontro de Fãs Meg Cabot aqui no Rio de Janeiro já ouviu...) devo dizer que quando ele chegou em minha casa me assutou as 502 páginas que ele possui. Depois claro a capa é de um bom gosto incrível, parece um veludo e é linda! Mas vamos a história.
Sei que depois de tantas histórias de vampiros ( umas boas outras nem tanto) se deparar com mais um livro sobre o tema pode parecer " A hora do pesadelo parte 1000" mas calma vamos dar uma chance..afinal é um livro da sempre maravilhosa Meg Cabot.
Apelidei o carinhosamente de " Interminável", por não ter um fim e por ser um pouco lento a meu gosto para que as coisas aconteçam. A história da roteirista de novelas Meena Harper pode ser a de qualquer uma de nós, moradora de uma cidade grande ( New York), na casa dos 30 anos, solteira, com um emprego que gosta mas não ama e com um irmão desempregado em sua casa. Ela não é de uma beleza estonteante, descrita como uma moça normal de cabelos curtos cujo o prazer noturno é levar um cão que tem nome de personagem marcante de Kiefer Sutherland ( Jack Bauer). Que graça poderia ter isso? Bem, é aí que entra o já conhecido " fator Meg de qualidade", ela não é uma pessoa feliz porque tem um dom que mais parece uma praga, ela sabe quando as pessoas que conhece vão morrer, ela sabe exatamente quando e do que. Perfeito? Não para ela que passa a vida tentando evitar o que é inevitável que as pessoas morram! Qualquer semelhança com Sookie Stackhouse não é mera coincidência, inclusive a própria personagem é citada no livro em tom de deboche pela melhor amiga dela: Leisha.
Para completar, obviamente que as pessoas desconfiam ( muito) dela e acham uma louca, somente essa amiga e seu irmão sabem que é verdade o que ela prevê.
Como se não bastasse esse dom, Meena começa o livro não passando pelo seu melhor momento profissional pois quem menos trabalha na emissora vira sua chefe e lhe encomenda que a novela que escreve chamada Insaciável ( daí o nome do livro) comece a abordar os vampiros pois está perdendo audiência para a concorrente Luxúria ( para mim um deboche com a onda vampírica que iniciou com a saga Twilight ) . Meena odeia vampiros, acha ridículo falar sobre eles...até que...a vida de mocinha não é fácil e ela conhece em circustância digamos assim, suspeitas, o professor romeno Lucien Antonesco, ele é na verdade um príncipe, que vive em um castelo e que anda com um sobretudo. Vampiro? Não, imaginem...Lucien se encanta com Meena e ela com ele, e daí para frente a história perde um pouco gás, hora conta de Alaric Wulf ( o carinha que caçca vampiros e pertence a Guarda Palatina) e tem charme para dar e vender e vive atrás de moçoilas iludidas pelos vampiros em troca de ser doadora de sangue para eles em tempo integral ( gostei dessa parte!), horas volta para ação da personagem estranha mas amiga de Meena a Mary Lou e seu não menos estranho marido: Emil.
A gente sabe quem é vampiro na hora em que Meena descreve que daquela pessoa acha estranho mas ela não consegue ver o dia da morte ( afinal claro né bobinha mas eles já estão mortos...) e ela é um tiquinho lerda para se tocar disso.
Acho que faltou mais paixão em Lucien mas gostei das frases fortes do personagem falando " Você não vai se arrepender"....senti nesse final de capítulo lá no fundo da alma um gritinho Ricky Martin: " Weeeeeeeeeeeeeeepa!" rs
Mas aí vem a parte que gostamos...afinal Lucien vai da Romênia para NY para descobrir quem está desobedecendo suas ordens e matando as pessoas ( sim, ele que manda nos vampiros mundiais...afinal ele é filho de Conde Vladimir!).
O final é daqueles " cenas dos próximos capítulos" ...por isso que estranhei a quantidade de páginas desse primeiro livro muitos detalhes e um " vejo você no próximo livro" no final...acho que Meg andou lendo Tolkien...quem sabe?
Mas a ironia desse livro faz ser um dos melhores pontos nele, tem que estar bem antenada em conhecimentos gerais porque Meg faz menção a muitos programas , pessoas....que se não conhecemos perde o tempo da piada!
Estranhei a capa também porque o livro todo cita Meena como alguém de cabelos curtos e moça da capa tem cabelos longos.
Li em alguma resenha por aí que acharam que o fato de Meg citar que o vampiro irmão de Lucien vai abrir uma boate no Rio é sinal de que aqui só tem coisas ilícitas e tal..não vi dessa forma..achei que citou a cidade por ser uma das mais famosas...aliás vampiro dono de boate? Já vimos? ERIC ...er...nesse livro ele chama Dimitri!
Tenho que fechar dizendo que a metáfora do dragão também fechou com chave de ouro...afinal as vezes é melhor não matá-lo ...porque no fundo nem queremos.
Mais um livro obrigatório de Meg Cabot para ter na estante e amar ou gostar mais ou menos, indiferente você não fica. 


13 - DEAD UNTIL DARK - CHARLAINE HARRIS
 O jeito Charlaine de escrever (BEM) um livro!
Fiz o que odeio fazer mas as vezes é inevitável...vi primeiro todas as temporadas para depois ler o livro que originou a série.
Descobri que é bem difícil achar a versão em português nas livrarias já que foi lançada pela Ediouro e só consegui encontrar nas lojas virtuais.
Acabei comprando o paperback e lendo em inglês mas só tenho elogios a esse primeiro livro.
Primeiro porque Deus é pai e Tara não existe no livro! Ela é a personagem mais mala do seriado com a mãe mala também só isso já levaria as cinco estrelas do livro mas Charlaine nos dá bem mais.
Ela nos leva para o mundo da garçonete telepata e nos faz imaginar muitas coisas que no seriado são muito mal contadas. Exemplo o ódio que ela sentia do tio avó que abusava dela e o Bill se vinga lindamente.
Bill não tem olhos claros mas é tão fofo no livro quanto na tela.
Amei o jeito que a autora descreve a primeira vez de Sookie com ele com diálogos que oscilam entre o romance e o erotismo mas são fantásticos!
A Paixão dos dois é muito bem selada por diálogos que me deixaram com uma vontade imensa de terminar logo o livro só para saber mais.
Sookie é intensa como o amor tem que ser e Bill é um vampiro que nada tem a perder até conhecê-la.
O sangue sintético inédito nas histórias do gênero sempre achei uma ótima tirada da Sra. Harris. Já pensaram entrar no bar e pedirem : " Me dá um O Positivo?" Como sentamos e pedimos Pepsi e as vezes optamos por um suco de laranja.
Senti falta do Lafayette que faz micro participação nesse primeiro livro.
A melhor amiga de Sookie na falta de Tara é Arlene que no livro também tem filhos, também é mulher do psicopata Rene!
Senti falta do Hoyt e estranhei o Eric ter sido o vampiro que mata o traidor que rouba a grana da boate. Afinal amei aquele julgamento aonde tem a Jessica, no livro não há nada disso!
Mas tem a fofa da vó da Sookie, tem o xerife que se mete em tudo, tem o apaixonado Sam, tem muita ação nas cenas do Fangtasia e na casa de Sookie.
Ao contrário do seriado Bill se importa com os amigos dele que moram na casa dele.
Amei o jeito como a Charlaine descreveu que se um vampiro morre sem fazer a barba ele não a terá nunca feita...afinal vamso combinar que mortos não tem porque nascerem cabelos , somente caninos afiados como é o caso de " Dead until dark"
Me deixou com muita vontade de saber mais sobre a história até porque terminou com um " Breve voltaremos a vida normal" e sabemos que em Bon Temps..nada é normal.


14 - CLUBE DO VAMPIRO - CHARLAINE HARRIS - ED BENVIRÀ
 Viciada em Charlaine Harris
Como assim depois de já ter lido tantos autores demorei séculos para descobrir a Charlaine? A cada livro lido tenho um encantamento com o estilo de escrita dela que apesar de falar do batido mas sempre encantador tema vampírico, se sobressai por si só!
Charlaine continua nesse terceiro livro nos dando de presente uma boa história, Sookie é bem mais espertinha do que a do seriado ( desculpem mas comparações são inevitáveis!) e tem sonhos eróticos com todos ( leia-se Eric, Bill e ...um terceiro elemento Alcides!).
Vamos a história em si, o casal protagonista Bill & Sookie praticamente se casam ( não no papel porque ela deixa claro o livro todo que é contra lei...) e ele passa o dia no computador enquanto ela rala o dia todo atrás do balcão e de bandeja na mão no Merlotte´s! É vida de esposa de vampiro é tão cruel como vida de moçoila casada com um analista de sistemas...rs Sookie quer ter noites tórridas com vampirão e ele lá nem aí para nossa mocinha telepata.
No livro não tem nada de pedido de casamento no restaurante reservado só para os dois como no seriado, ele simplesmente some e ponto. E não é por motivo nobre algum, vai fazer um favor a tal rainha e acaba querendo voltar com a vampira mais feia e possessiva de Bon Temps, aquela que o transformou : Lorena!
Se já dava raiva das alterações de caráter de Bill no seriado imagina o livro todo que nem mostra o que ele anda fazendo.
Mas há um pequeno mar de rosas para Sookie , ela ainda tem a ajuda do vampirão viking Eric que nesse livro dá em cima dela mais ainda...e pelo que ela narra parece irresistível!
Como se já não fosse bom ser disputada por dois vampiros gatões ( um moreno e um louro) ela ainda tem o lobisomem quentinho Alcides que no livro tem os olhso verdes ( ou seja ela é disputada por 3 homens lindos de olhos claros!! me leva para Bon Temps!!rs)
Em Jackson onte Sookie vai atrás do Bill mesmo sabendo que ele a traiu com a Lorena ( só ela mesma, eu deixava ele lá..rs) com Alcides de guarda-costas porque Eric pediu, ela encontra uma amiga na irmã de Alcides que é uma fofa de dona do salão, acha um lobo desolado por seu término com a sacal Debbie uma metamorfa assim como Sam. Para variar nossa amiguinhas sofre, no livro é esfaqueada, estapeada...mas bati palmas no momento que vi que foi ela quem matou Lorena, quase gritei dentro do metrô quando estava lendo essa parte " Acaba com ela Sookie!" hahha ainda bem que me contive!
Então tem também o vampiro rei de Mississipi que é mau como um pica-pau e também é ele quem sequestra Bill por motivos parecidos com o do livro. Talbot no livro não é vampiro o que me decepcionou porque amei o capítulo gay entre ele e o Eric !
E a Tara que aparece pouquinho no livro e que gosta de verdade do vampiro Franklin que no livro tem mais de 60 anos ( bem qualquer coisa não pode ser mais bizarra do que o ator que fez o personagem no seriado..;)
Tem ação o tempo todo e não dá vontade de parar de ler, termina como sempre com gosto de quero mais e esu precisando urgentemente do volume 4! 


15 - VAMPIROS EM DALLAS - CHARLAINE HARRIS - EDITORA BENVIRÀ
 Continuando e mantendo a qualidade em Bon Temps!
Atenção...se você nunca leu e se importa com spoilers nem siga adiante...
O segundo volume da série tem muita diferença para a segunda temporada da HBO. Comprei dessa vez o livro em português lançado pela Editora Benvirá aqui no Brasil. A Capa é aquela foto " momento suspiro" com Bill todo bom em cima de sua amada Sookie em um preto e branco nostálgico com aquela marca de sangue no pescoço ( sempre acho que a foto remete mais a arranhão do que a mordida..hahah).
Mas vamos ao livro...dessa vez tia Charlaine capricha ainda mais na pitada sexy e as cenas entre o vampiro galã e a telepata são narradas tão cheia de detalhes que eu vou logo avisando que o livro devia ser lacrado e proibido para menores! Haja fôlego de vampiro para aguentar as pazes voltando de Dallas.
Algumas muitas coisas foram mudadas, gostei de tudo apesar de ter amado o seriado. A chata da Tara aparece mais mas ainda é pouco ( ainda bem!) e ela namorado o Ovo...Eggs que se revela gostar de meninos e meninas...rs A personagem da Maryanne que é insuportável ganha uma história menos importante na pele de Sra Calisto, no livro o Sam até gosta de dar umas voltinhas caninas com a mulher búfalo!
As histórias de Dallas é que senti uma mudança mas muito boa, Sookie enfrenta tudo por seu amor a Bill e também por um sentimento meio forte por Eric mas não hã em qualquer momento a personagem Lorena ( a mulher mal amada que persegue Bill!).
Tem muita coisa em comum mas me perguntei porque envolveram tanto no seriado o Jason Stackhouse na igreja que é contra os vampiros e que no livro é chamada de Irmandade do Sol ( vi o seriado em inglês então é a mesma coisa..Fellowship of the Sun").
Assim como no seriado Sookie tem como intuito saber porque um vampirão foi parar lá dentro e aceitou ser sacrificado mas o susto está em saber que o vampirão é arrependido de seus erros e quer morrer se redimindo. Há dois vampiros presos que são o Godfrey ( que imagino que seja o do seriado GODRIC) e´há o Farrel que é o vampiro gay!
Hugo é um traidor que finge amar a vampira Isabel e é quem acompanha Sookie na jornada do terror dentro da igreja macabra...mas aí começam inúmeras diferenças.
Bill e Eric nao salvam Sookie e sim Luna uma mutante que é muito legal e que passa por poucas e boas com nossa querida telepata, não entendi porque Alan Ball a limou do seriado? Ela poderia ser um ótimo par para o sofrido Sam...
Há a tal festa no qual os vampiros comemoram e o vampiro chefe escolhe morrer na luz do sol. Há no meio da festa tiros e a desculpa de Eric para ficar em cima de Sookie ( nossa mocinha tem dois vampiros e um mutante que a amam...), ela é " enganada" e chupa o sangue dele...
Agora como a Sra Calisto não parece muito ( exceto quando arranha as costas de Sookie e quase a mata em uma cena descrita muito pior do que a mostrada na tv!) ela não é a dona da festa ( diga-se orgia) que Sookie vai com sabe quem? Eric claro...porque por alguma desculpa Bill não está na cidade e rola mais uns beijinhos entre o vampirão viking e a telepata sonsa ...haahah
Fiquei com raiva de Bill quando vi Jason contando que ele estava sendo visto pela cidade acompanhado da irmã do detetive Bellefleur ( se no seriado até hoje eu não vi cara dela no livro ela aparece e muito..) , dá pena ver Sookie sofrendo mas dá gosto depois ver que Bill a ama e na verdade a família do xerife mala é a mesma de Bill ( baita spolier eu sei!).
No livro Bill tem irmã ( Sarah ) que é citada várias vezes e um irmão!
O segundo livro termina bem menos emocionante ( nem depende do ponto de vista) do que o seriado , Sookie senta no colo deum Bill nu e deixa a impressão de que pelo menos até o terceiro livro eles passaram um noite como um casal normal.
Pelo menos por enquanto.
Indo para o terceiro volume da série!


16 - GUIA CREPÚSCULO OFICIAL - STEPHENIE MEYER - EDITORA INTRINSECA
 Um adicional não tão necessário
Não preciso dizer que esse guia é único e exclusivo para fãs da série, até porque não tem o menor cabimento alguém que não curte a série achar que vai gostar depois de ler as 560 páginsa explicativas dos quatros livros da saga.
Sou fã, assumo, mas já fui bem mais, teve uma época - e isso foi entre 2007 e 2008 - que eu só pensava em Edward e Bella. A história de amor entre a mocinha sem graça e o vampiro galã me pegou de tal forma que há tempos um livro não me pegava.
Nessa época e até final de 2009 me entupi de tudo da saga, foi uma overdose em precedentes, saí comprando os livros em inglês porque queria saber logo o final da saga, comprei todas as revistas nacionais e importadas que via pelo caminho - e nelas as mesmas entrevistas e explicações dos livros e depois filmes - até que eu fui desacelerando.
Talvez por isso não tenha amado esse livro e tenha demorado tanto para terminar de ler. Ganhei em abril de 2011 no meu aniversário e somente o terminei em dezembro, deixava a página marcada , ele perto do computador e quando dava vontade lia mais um pouco.
Para mim soou como caça níquel de Stephenie porque algumas explicações não acredito muito que ela realmente tenha pensado nisso quando escreveu o livro...na verdade eu creio que ela nem pensou em muita coisa quando o escreveu porque nem ela nem ninguém imaginou o imenso sucesso que ele faria;o livro é bem ilustrado mas é um guia sobre os livros e não sobre os filmes...então não espere comprar um livro repleto de fotinhos de Taylor Lautner e Robert Pattinson.
Há desenhos bem feitos, acredito eu também, da forma de como a autora os imaginou enquanto escrevia os livros. Cada personagem é descrito muito bem mas como citei acima, muita coisa soa como " pós sucesso" e não vou estragar o que achei incoerente até porque seria desagradável para quem ainda o está lendo.
Cada personagem é descrito com uma ficha biográfica ao lado, tem idade, peso, altura, frases mais marcantes dos livros, tudo para enlouquecer os fãs mais apaixonados.
Começa com uma entrevista com a própria Stephenie falando da mesma coisa de sempre..nada de novo para quem já leu tudo que tinha no mercado sobre a saga....o sonho que virou livro que virou sucesso...o susto ao ver que tinha se transformado em fenômeno.
Um prato cheio para quem quer unir tudo que já ouviu falar dos livros publicado oficialmente pela autora.
Até personagens secundários são lembrados o que dá uma certa vontade de voltar aos livros porque eu não me lembrava de boa parte deles.
Quando o guia saiu fiquei doida para ter mas depois veio um certo desânimo de saber de boa parte do que tava escrito...mas fã é assim, tem uma insaciável vontade de querer saber tudo...quando vê que não tem muita novidade desanima.
Recomendo lógico porque é MUST HAVE nas estantes dos fãs de Crepusculo mas eu já tava meio enjoada no final dele...

17 - AMANTE SOMBRIO - JR WARD - EDITORA UNIVERSO DOS LIVROS
 
Um livro para ler em casa...
Sempre digo isso quando falo desse livro mas é um livro muito bom para se ler no aconhego do lar...explico...quando ganhei ele de aniversário de minha amiga Fernanda Madeira eu simplesmente deixei um pouco de lado para ler outros livros...mas ela e outras amigas falavam tanto e inclusive estávamos próximas de fazer um evento sobre a Irmandade da ádaga Negra que resolvi ceder...fui ler. As primeiras 100 páginas não me chamaram muita atenção, para começar porque a onde vampiresca já me irrita um pouco..só leio agora quando tem muita amiga minha falando que o livro é de outro mundo...e esse foi o caso desse.
Todas as descrições do livro sobre os vampiros nesse é mais intensa...a escritora escreve de uma forma intensa..narra o biotipo do vampiro de deixar qualquer mulher babando e nos faz imaginar um Deus grego de presas...o livro já começa com um vampiro chamado Darius pedindo um grande favor ao vampiro rei Wrath , ele lhe conta que tem uma filha mestiça com um grande amor do passado e que quer que o vampiro rei a transforme porque assim ela tem mais chances de sobreviver...enfim...é muita informação logo no início do livro aonde um glossário nos é apresentado..confesso que volta e meia eu recorria a ele..rs
Então o vampiro rei diz não mas depois que o tal vampiro pai morre ele quer fazer a última vontade do amigo...aí que está...a filha do tal Darius desperta os desejos mais fortes nesse Wrath ( e também em toda uma delegacia que ela costuma frequentar!)e os dois vão viver uma história de muito sexo muito imprópria para menores...porque o tesão que um sente pelo outro é muito narrado...chega a soar como livro erótico..gostei obviamente mas me encabulou ler o livro no metrô...desisti em um belo dia que no metrô lotado vi um tiozinho colocando os óculos para ler melhor junto comigo...culpa da capa que é bem caliente e para completar ainda tem esse nome forte : amante sombrio.
No decorrer do livro vai ficando muito bom, o sexo dos dois, os mistérios que surgem, os outros vampiros que aparecem!
Ufa! Sabendo que ainda tem muito amante para vir...me preparei..indo para continuação onde dizem que é o melhor de todos!

18 - LIBERTE MEU CORAÇÃO - MEG CABOT - EDITORA GALERA RECORD
 Cabot com toque de Austen
Não tem como eu começar essa resenha não declarando que de cara percebi o como esse livro de Meg Cabot tem influência profunda de Jane Austen.
Para quem assim como eu é fã das duas e sei que Meg é uma grande admiradora de Austen reparei que as "homenagens" foram muitas com o clássico de Austen " Orgulho e preconceito" .
A história que é uma brincadeira de Meg pois é dita como escrita por sua personagem mais famosa , Mia Thermopolis da série de sucesso O Diário da Princesa, se passa no século 13, a primeia homenagem digamos assim se deve ao fato da protagonista de nome estranho Finnula Crais ser a mais rebelde um casal já falecido de 6 filhos, sendo um deles somente do sexo masculino. Assim como Elizabeth a personagem fala o que pensa, tem muitas irmãs e um carinho especial pela irmã Mellana, deixando de pensar na própria felicidade para ver a irmã feliz.
É com esse intuito que usando seu principal dom o de usar o arco e a flecha ela quer salvar a honra dessa irmã que além de ter dormido com o namorado antes do casamento, está grávida e para completar gastou todo o dote que tinha em roupas. Finnula que é uma viúva ( descobriremos ao longo do livro que seu falecido é alguém que eu jamais sonhava imaginar!) que ficou casada apenas um dia já perdeu as esperanças no amor e nao liga se nenhum homem mais quiser casar com ela afinal depois de ter sido obrigada a casar com aquele homem que ela tinha horror e que graças aos céus morreu antes de consumar o casamento para ela o amor morreu. Pior para seu irmão Robert que sonha ver todas as irmãs casadas e felizes para ele próprio que está prestes a casar poder descansar com sua esposa.
Para salvar a honra da irmã Finnula tem a brilhante ideia de sequestrar Hugo ( ou Hugh..) que parece ter grana o sufuciente para que alguém pague seu resgate e anda sempre ao lado do fiel escudeiro Peter. O que ocorre daí para frente é bem óbvio, ela acha que o odeia ( olha Elizabeth e Mr. Darcy rondando a história) ele acha que a ama, ele faz de tudo para que ela não resista, ela faz de tudo paa fingir que não liga para ele, prefere até deitar em um estábulo com uma égua fedida de nome Violeta enquanto desfila na frente dele seu bumbum em formato de coração em uma agarrada calça de couro, um escândalo para época!
Aliás devo confessar que para um livro escrito pela princesa Mia ele é um tanto picante, as cenas descritas parecem saídas do manual de sexo lacrado da Revista Nova e essa Finnula pega tanto fogo como a cor de seus cabelos. Por outro lado o Hugo descrito é mesmo irresistível, se estiver sem namorado, respire fundo e se prepare, se tiver com namorado, mantenha distância dele, corre sério risco de querer imitar as cenas e acho totalmente inadequado para meninas com menos de 16 anos!
Quando achamos que vai ter o Final Feliz eis que Meg nos surpreende positivamente e a história tem uma reviravolta muito boa.
Eu amei esse livro, talvez tivesse encurtado algumas cenas mas ele foi mais uma vez maravilhosamente bem escrito por essa escritora maravilhosa. 

19 - CHAMA NEGRA - ALYSON NOEL - ED INTRINSECA
 O pior livro da série ( até agora...)
Gente...que desespero para terminar de ler esse livro eu não aguentava mais..comecei em agosto e enrolei até dezembro...mas também pudera acho que foi o livro mais chato do ano. E eu estava tã empolgada com a série lendo um volume após o outro que parar nesse foi um balde de água fria...também não queria entrar 2012 com essa leitura pendente..então corri contra o tempo hoje e nossa...é chato mesmo.
Primeiro devo dizer que para que mesmo Ever dá vida eterna a personagem mais mala do livro? Aquela em que eu gostaria muito de entrar no livro somente para matá-la?? A Haven é um saco! Ela era chata mortal e fica pior imortal...ela só reclama, é invejosa e nossa...não vê nada de bom que a Ever tenta fazer por ela.
Achei tanta bobeira esse lance da magia negra...ou chama negra que dá nome ao livro...o livro dá voltas e voltas e só o que vemos é um imenso repeteco do anterior: Ever querendo de livrar de Roman mas cada vez mais envolvida com ele e o casal principal ( Ever e Damen) na mesma lenga lenga de nem poderem se encostar.
Drina também é uma personagem que poderia ser melhor aproveitada mas a autora parece não saber explorar os vilões...ou enrola para ter mais história e termos ainda mais dois volumes de Imortais.
Uma pena, porque até esse volume eu estava amando a série e vou pegar o próximo livro Estrela da Noite esperando que a história me motive mais a virar a página e seguir querendo terminar de ler a saga.

20 - TERRA DE SOMBRAS - ALYSON NOEL - ED. INTRINSECA
 Um livro para encher linguiça
Boa parte desse terceiro livro da série Os Imortais poderia ser encurtada foi com certeza o livro que menos gostei até o momento apesar de ter bons momentos em algumas partes a impressão que tive é que Alyson queria encher linguiça para o quarto livro...até chegar o sexto e por enquanto anunciado último volume da série.
Ever continua sofrendo horrores por não poder encostar em Damen, esse começa até a usar uma luvinha a la Michael Jackson para poder encostar nela...momento tenso , pois imaginem você amar alguém e não poder sequer encostar nessa pessoa?E para piorar por toda eternidade!
Impressionante né? Mas eles inventam uma barreira que dá impressão que se encostam e vão vivendo assim...enquanto isso a Tia de Ever - Sabine- engata um namoro com o Professor de HIstória de Ever, o Sr. Munoz e inventa que Ever tem que trabalhar nas férias de verão de qualquer jeito.
Então ela vai atrás de um emprego na loja de Lina e acaba conhecendo o surfista Jude, que é lindo de morrer e lhe oferece um emprego na tal loja onde ela passa a fazer leituras como Avalon...seria simples se Ever não se sentisse extremamente envolvida com a presença do belo surfista de 19 anos que é dono da loja...enquanto seu namoro com Damen sofre com a presença da gêmeas mala morando com ele e com o fato de nunca mais poderem se tocar...Jude está lá sem camisa ao seu lado e com seus intensos olhos !
Os amigos mais mala do mundo Haven e Miley continuam enchendo o saco dela...Miley com a história de Florença..vontade de mandar ele ir logo po! rs e a Chata da Haven que passa a dar em cima de Jude.
Aliás..para completar a nada fácil imortalidade de Ever o namorado Damen resolve sumir depois de dizer para ela que Jude é uma encarnação de um cara que a amava e que ele separou os dois e que inclusive ela perdeu a virgindade com esse cara!!! Surreal..pois é..ele entra na história no terceiro livro e já vem com esse plus..rs
Damen resolve então que é hora de se afastar para que ela possa escolher com quem realmente quer ficar ....depois de tudo que estamos acompanhando torcendo pelo casal a Alyson nos inventa essa..mas enfim..ele some mesmo, ela em nenhum momento achei que tivesse dúvidas quanto ao que sente por ele achei bacana!
Riley a irmã agora quer se comunicar com ela através de Jude...senti falta da irmã dela divertida nese livro...ela é fofa deve ser por isso que amei tanto Radiante! rs
Mas o fato surpresa do livro vem no final...depois da festinha na casa de Ever a mala da Haven vai ler a mão com Ava indicada pelo sempre presente para fazer maldades Roman, lá ela quase morre e lógico que Ever sentindo corre para o local e fica nas mãos dela mais uma vez decidir o que acontecerá...se no livro dois ficou nas mãos dela salavar Damen e ela fez m...imaginem agora..ela dá a eternidade a amiga mais chata do mundo: Haven
Gete eu preferia ir para Terra das sombras a ter uma amiga como Haven que é invejosa demais e não vejo nenhum sentido de Ever gostar dela depois de tudo que ela apronta e implica com a amiga...nem sei quem é por...ela ou Stacia!
O livro termina com Damon consolando Ever pela escolha - eu teria deixado morrer- e com a promessa de que com Haven sendo imortal tem bem mais história pela frente. 

21- LUA AZUL - ALYSON NOEL - ED> INTRINSECA
 Uma continuação a altura
Não entendi ainda porque tanta gente fala mal dessa série, ela tem tudo que as outras séries juvenis possuem e o povo bate palmas, tem Ever que tem 17 anos e que descobre no primeiro livro que é imortal e vive triste porque perdeu seus pais e a irmã mas ama loucamente Damen que tem apenas 600 anos e foi ele que transformou em imortal...eu sinceramente gostei muiito desse segundo livro não conseguia parar de ler...primeiro porque desde a hora em que Damen some que eu queria saber aonde o infeliz havia parado e quando ele volta e age tão estranho que nem a personagem e muito menos nós sabemos o que se passa com ele fica ainda melhor...deu raiva de imaginar ele com a nojenta da Stacia, peguei nojo de vez da " melhor amiga " Haven, surge um novo personagem que todo mundo ama e Ever desde o final odeia mesmo sem no inicio ter motivo aparente para isso: Roman.
Riley a irmã fantasma some de vez a pedido da própria Ever que entende que ela deve fazer a tal travessia e parar de vê-la.
Damen termina com Ever, ela não tem mais a " presença" da irmã, seus melhores amigos o odeiam e só resta a ela tentar descobrir o que acontece em Orange County.
Indo a Summerland aquele lugar entre a vida daqui e a de lá ela conhece Rayne e Romy duas irmãs gêmeas que junto com Ava vão ajudá-la a desvendar o que aconteceu com Damen, quando Ever descobre que tem um dedo de Roman já é quase tarde demais...ele troca o tal suco da imortalidade e é por isso que Damen tem agido diferente, com isso, ela descobre que tem que esperar a tal Lua Azul título do livro para salvar Damen, ela acredita que voltando ao passado no dia do acidente e morrendo ele se salvará, ledo engano, ela acaba revivendo a cena mas a mão de Roman é mais forte e quando ela volta Damen ainda está entre a vida e a morte..a única parte fraca desse livro e a tal Lua Azul acho que falam muito pouco dela no livro apesar de ter relativa importância para ser título e a história por tras dela também achei fraquinha..mas enfim...no final claro que tudo termina bem...? Nem tanto, Ever provando todo seu amor quase vence Roman...mas como sabemos que Alyson fez 6 livros da série o final feliz não poderia vir no segundo...Ever no momento que ajuda a salvar Damen é enganada por ele e entendi que pela tal da gêmea também, confesso que no final fiquei perdida achando que no fim todo mundo estava do lado negro da força..hahahha e el ouve Roman e coloca o sangue dela no tal elixir que vai salvá-lo...meio sem pé nem cabeça mas na história com isso ele não pode mais encostar nela senão morre...olha que maravilha...você ama o cara..faz tudo para salvá-lo e quando o salva e acha que vai viver pela eternidade ao lado dele descobre que tem um idiota que fez você fazer uma coisa que não deixa que vocês se beijem, se abracem...ou seja...tenham qualquer tipo de relação !!!!
Eu me matava...mas Ever aguenta firme, mesmo sem entender assim como nós leitores o que o tal do chato do Roman - que era apaixonado pela Drina - quer com isso...ele diz que vai cobrar dos dois o favor que fez deixando o viver...claro que isso serão cenas para o próximo capítulo e para completar ele informa que ele tem o antídoto para reverter a situação do casal.
gostei bastante mesmo não vendo nexo em algumas coisas me diverti lendo esse livro e estou indo feliz para a continuação dele: Terra de sombras. 

22- DIÁRIOS DO VAMPIRO - ANOITECER - LJ SMITH - EDITORA GALERA RECORD
 Para ler e imaginar no seriado
Quando demoro mais de uma semana para ler um livro significa duas coisas: que estou muito ocupada ou que estou gostando muito pouco do livro.
Ainda não sei o que aconteceu com "Diários do Vampiro - Anoitecer" porque demorei bastante e até a página 180 eu li rapidamente...daí para frente comecei a achar que poderia ser resumido tanta ação em um livro só. O livro é muito bom mas acho que funcionará mais no seriado porque tem ação ...muita ação...uma overdose de ação que não achei tão bom assim de ler. Vamos aos spoliers básicos...rs Elena e sua turminha vão enfrentar mais uma vez as criaturas mais assustadoras que os vampiros que se tratando de Salvatore ninguém tem medo!) , tem de tudo, tem mordida no braço do Matt que infecciona e descobrimos que a sra Flowers é da turma de bruxinhas de Bonnie, tem Caroline bancando a periguete possuída da vez que apronta todas e continua com inveja de Elena - mesmo ela estando morta...- tem Damon que está mais mau do que de costume, tem sustos novos com demoninhos de nomes estranhos e nada bonzinhos : Misao e Schinichi ( acho que é assim que se escreve..).
Tem Stefan abandonando Elena no melhor da festa depois de tudo que a pobre fez para ficar com ele o vampiro do bem entrega ela de bandeja para o vampiro Cafa...Damon.
A impressão que tive é que muitas páginas foram tá bem resumidas no último capítulo onde Elena descreve o que passou durante esse livro que eu poderia ter pulado capítulos e entenderia muito bem o livro todo, algumas cenas achei desnecessárias. Mas LJ Smith fecha com chave de ouro e arrasa nesse capítulo no deixando com gostinho de quero mais...que venha " Almas sombrias!"

23- AMY WINEHOUSE - BIOGRAFIA - ED GLOBO
 Duas palavras : muito louca! Essa impressão que ela dá e que essa biografia não autorizada dela nos passa,comprei mais por animação por causa do show em janeiro aqui no Rio de Janeiro mas é um livro bom se você tem interesse em saber da vida dessa cantora auto-destrutiva, tem desde como seus pais notaram que ela tinha um tom de voz maravilhoso até seu envolvimento com drogas que até hoje ela não conseguiu se livrar, gostei da parte de como ela começou a fazer sucesso, me pareceu algo inesperado até mesmo para ela e a cantora tem esse ar gente boa que me fez gostar ainda mais dela e torcer para que ela melhores dessa vida desregrada e continue fazendo shows maravilhosos como o que ela fez esse ano .
No mais toda biografia me parece um pouco parecida exagera em alguns pontos e deixa de citar outros que julgo bem mais interessantes...


24 - DIÁRIOS DO VAMPIRO - REUNIÃO SOMBRIA - LJ SMITH - ED GALERA RECORD
 Reunião Chatinha
Não consigo pensar em outra frase após terminar de ler esse livro do que parodiar a frase do poeta Vinícius e dizer : "Bonnie que me perdoe mas Elena é fundamental".
Sim, o livro tem mais Bonnie que Elena, tem muito Stefan e muito Damon mas não acho que funcione. Não entendo nem porque ele existe dentro de uma série tão boa como essa.
Mas vamos ao livro Elena que já era morta e virou vampira morre agora como vampira também. E surge Klaus talvez o personagem mais sem noção da série. Caroline e Meredith tem destaque, Elena mal aparece e as frases entre os dois são de uma breguice comovente.
Mas ainda assim amo LJ Smith e acho que todo mundo tem direito de errar, ela publicou o erro...rs
Damon aparece como o vampiro mal que quer salvar o irmão o tempo todo e o malinha do Tyler tem um segredo desvendado que até gostei e achei a parte mais bacana do livro. Amo segredos desvendados em cemitérios e essa parte achei muito bem pensada.
Senti muita falta de Elena e fiquei feliz no final que vi que ela ainda tinha histórias para contar.
Afinal chega de matar quem já morreu duas vezes né!
Vida eterna para as mocinhas por favor!

25 - DIÁRIOS DO VAMPIRO - O CONFRONTO - LJ SMITH - ED GALERA RECORD
 Quando a primeira impressão não é a que fica
Se soubesse que DV O Confronto era tão bom assim certamente teria lido há mais tempo, não teria dado um intervalo de 2 anos!
Nem dá para comparar esse com o primeiro, sabem porque? porque Elena deixa de ser a a mala esnobe e passa a ser a apaixonada que faz tudo por amor. Porque Stefan some e eu pelo menos fiquei doida para saber aonde ele estava e só descansei após ler essa página e enfim encontrá-lo. Porque o Damon do livro é muito mais maléfico que o do seriado. E olha que ele nem tem os olhos azul cor do céu e sim olhos negros que encantam mas assustam Elena. mei vê-la divida pelos dois mesmo sem no fundo saber e lutar pelo irmão vampiro bonzinho. Continuo não me acostumando com a ideia de que ela tem uma irmã bebê e não o irmão gatinho problemático!
E Tia Judith é mega chata! Não parece nem um pouco " cool" como a da tv.
E o que dizer de Caroline? No seriado ela é só a menina burrinha que queria ser Elena, no O Confronto ela é péssima, tão má que se une a Tyler que é fissurado em Elena ( não consigo parar de pensar que no seriado não tem nadica disso...rs)
Terminei o livro e já pulei para o próximo porque terminou de uma forma que não tem como não querer saber o que tem na tal floresta...vontade de entrar nas páginas e falar " Acorda, Elena"
Só não decidi para quem torcer...porque Stefan é de uma bondade cansativa e Damon é de uma maldade impressionante mas ainda assim instigante. Treminei o livro querendo ser Elena. 

 26 - DV - A FÚRIA - LJ SMITH - EDITORA GALERA RECORD
Tão bom quanto o segundo livro
Demorei um pouco para ler pelo simples fato de que minha semana foi mega enrolada mas amei cada linha desse livro.
Vou explicar e aqui seguem uma série de spoilers...nos livros ( assim como nas novelas) a mocinha que ama o vampiro só se transforma no último livro para gerar um suspense..pelo menos era assim até L J Smith aparecer...ainda mais se tratando de uma saga para prender bem a emoção o autor ama deixar o melhor para o final. Afinal se é para viver amor eterno tem que viver para sempre certo? E como viver para sempre sem virar vampiro? Meio sem nexo né...
Mas então que mesmo eu sabendo que ainda tem alguns livros da série para serem lidos eu me surpreendo com essa escritora que no terceiro livro da saga já transforma nossa heroína em vampira.
E vamos combinar que amamos ler livros de vampiros mas eles são bem nojentinhos e devem ter um bafo horrível...se alimentam de sangue , são geladinhos e nunca escovam os dentinhos que cravam no pescoço alheio..rs
Amei a Elena ter virado vampira e o nojo dela pelo que ela mesma tem vontade de fazer..não sabia se torcia para Damon ou para Stefan ou para os dois e odiei intensamente Katherine...eita mulherzinha malvada. Essa literalmente morreu e esqueceu de deitar...ela volta com tudo nesse livro e as maldades que a escritora narra são empolgantes.
Bonnie continua não gostando nada de seus poderes, arrasta uma asinha para Matt e ainda começa a escrever um diário.
O livro termina de forma morna...gostei mais do final do segundo que deixou mais suspense no ar...mas mesmo assim hiper recomendo e jpa estou seguindo para a " reunião Sombria"

27 - EU SOU O NÚMERO QUATRO - PITACUS LORE - ED INTRINSECA
  Um livro para virar fã
Resenha Completa com análise do filme em http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

Quando comecei a ver as chamadas do filme Eu sou o número 4 lembro que no dia seguinte me deparei com o livro na Saraiva e achei a capa linda. Acabei comprando uma semana depois em um sábado a tarde na FNAC depois de ouvir tanta gente falando bem do livro resolvi arriscar ( mesmo achando que seria só mais um livro de aliens).
Ainda bem que estava enganada, comecei a ler o livro em uma segunda e terminei na quinta, queria tanto saber o que acontecia que levava o livro no almoço e ficava lendo no restaurante...
Vamos ao livro...o John Smith ( ou o número 4...) é fantástico, ele é tudo que um herói é, tem carinho por quem o criou,trata bem a namorada, defende o amigo e não gosta de injustiças.
Mas lendo o livro comecei a sentir pena dele..imagina uma pessoa que tem poderes muito legais mas tudo que deseja é viver uma vida normal sem ter que fugir dos outros aliens que passam a vida perseguindo ele para matá-lo?
O livro gera um suspense imenso de quando os morgadorianos irão realmente aparecer..você fica torcendo pelo amor dele com a Sarah - a namoradinha da escola - mas sabe que no final eles não podem ficar juntos porque ele tem que fugir sempre.
Eu vibrei com as partes de ação e estou querendo muito ver o filme para ver se na minha imaginação era igual ao que passaram para telona.
Chorei com o final ( mesmo que tenha um gostinho imenso de continuação o que me deixou feliz, confesso).
E espero que os outros números sejam lançados rapidamente porque essa história é muito legal e vale a pena ser conhecida.
Virei fã, fato, pronto, assumi!

28- PARA SEMPRE - ALYSON NOEL - ED INTRINSECA
  Um começo bem legal !
Eu fiz o caminho errado...primeiro li "Radiante" antes de ler todos os 5 livros que já tinha da ´serie aqui na minha estante...como gostei muito de Radiante me animei em ler os outros...e não me decepcionei.
O livro começa contando a história de Ever, uma adolescente de 16 anos e meio ( gente sempre essa idade né..qual o enigma que cerca esse número para os escritores juvenis?? os meus 17 foram tão boring!)que se sente culpada após um acidente de carro onde morreram sua irmã de 12 anos e seus pais de ter sido a única sobrevivente.
Como se não bastasse ela tem que morar com a irmã de seu pai que apesar de ser fofa com ela não há um minuto em que não se sinta culpada por estar " atrapalhando" a vida dela..ela depois do acidente percebe que ouve pensamentos e que vê sua irmã morta e pode inclusive conversar com ela.
Escondida atrás de um moletom com capuz e sempre ouvindo seu ipod a vida dela é triste...ela não se anima com nada e tem imenso medo de perder sua amiga Haven. Riley, a irmã que aparece toda hora é uma atração a parte, ela é sarcástica e engraçada e vive se metendo na vida da irmã.
Tem o amigo gay Miles que é uma atração a parte. E a amiga Haven é a mais mala de todas as personagens.
Tudo está aparentemente calmo e triste na vida dela até aparecer Damen, um rapaz muito gato que é tão estranho quanto sua beleza, ela tenta não gostar dele porque sua melhor amiga quer ele de qualquer jeito mas tudo liga os dois... a parte bizarra é quando em uam festa a fantasia em sua casa ela se veste de Maria Antonieta e ele mesmo sem ser convidado aparece como sua cara-metade de fantasia.
As bizarrices não param por aí...Damen tem resposta para tudo e sabe muito da escola mesmo sendo faltando aulas..
Nesse clima de mistério é que vão aparecer criaturas mais estranhas ainda como Evangeline que não dura muito para contar história e a sinistra Drina.
Quando ela vai na casa dele descobrir quem ele realmente é e o vê sugando o pulso de sua melhor amiga não só ela mas nós também pensamos no óbvio: é um vampiro!
E é assim que ela começa a desvendar quem ele é e ela também...Damen é um imortal , ou seja ele vaga por aí há 600 anos, tem dedicatória de Emily Bonte, de Picasso, de Van Gogh...e já foi casado com Drina a chata que inferniza a vida de Ever.
Mas o fato surpresa ainda está por vir...Ever descobre que só está viva porque Damen a salvou no dia do acidente e a transformou também em uma imortal! Parece estranho e é...agora ela sabe que não é mera coincidência ver gente morta, ouvir o que pensam ...e descobre também que a linda tulipa que recebe de Damen quer dizer infinito...é nesse climão de te amo para sempre e você vai viver comigo eternamente que o livro termina, deixando a gente querer saber mais e mais sobre o que realmente é um imortal e que poderes a mais ele pode ter.
Eu amei esse livro..li rapidamente e já emendei com o segundo 

29 - O CASO LAURA - ANDRE VIANCO - ED ROCCO
  Um caso diferente de tudo que pensei
Resenha completa + meu encontro com Andre Vianco em http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

Sou suspeita para falar de Vianco, amo os livros dele desde 2007 quando fui apresentada ao mundo de vampiros portugueses dele.
O Caso Laura é diferente. Primeiro porque não se trata de um livro de vampiros...mas no final descobrimos que tem outras criaturas menos assustadoras escondidas.
A impressâo que tive ao ler o livro é que algumas partes eu amava e outras eu até pulei uma linha...exemplo, amava ler sobre Laura, Miguel e Marcel...mas Alan e Gabriela me davam sono, não sei exatamente porque...
Laura me encantou desde o início, afinal ela tinha a idade que estava prestes a completar, era muito infeliz mas de uma beleza incrível e tinha todo o charme de um mistério envolvendo o nome dela.
Mistério esse que Vianco consegue manter até um dos últimos capítulos mas não sei ainda se era esse o final que amaria imaginar. Gostei mas não amei como terminou a trama.
Talvez porque esperamos sempre finais felizes com nosso ponto de vista e Vianco parece querer provar que existe felicidade de outras formas mesmo quando alguns elementos são incompletos; claro que tudo isso gira em torno de um texto hiper bem escrito dele que nos prende atenção até o final e só isso já vale cada centavo desse livro.
E tenho que lembrar que Marcel é fofo...e fiquei doida para ver qual ator colocariam e imaginei na hora o Selton Mello ou o Wagner Moura...posso ter viajado um pouco.
Recomendo...leitura boa, agora quanto ao final tenho certeza que muitos vão amar e outros como eu nem tanto porque fã tem essa mania de querer imaginar o que o ídolo escreve e quando não dá certo rola uma certa decepção.
Mas como jã disse...Laura é emocionante!

30 - DV - O DESPERTAR - LJ SMITH - ED GALERA RECORD
  O livro médio que deu origem a série maravilhosa
Estranho reler esse livro depois de tanto tempo, ganhei esse livro da minha amiga Lilian durante a Bienal de 2009, na época só se falava nele..acabei lendo sem muito entusiamo e não achei mesmo grande coisa.
Mas nunca tinha visto o seriado, esse ano comprei o box do seriado e o box de livros com os 4 primeiros livros ( acabei ficando com 2 de O Despertar + uma versao em ingles...coisas de fã) e confesso ter me apaixonado pela série e pelos livros.
No primeiro livro L.J Smith nos apresenta Elena que é uma garota popular e para variar a lourinha mais linda do colégio - o que estranhei muito pois noa parava de pensar em Nina Dobrev e sua vasta cabeleira morena - e que mesmo namorando o gatinho da escola se apaixona pelo vampiro lindão de nome italiano e charme europeu.
Mesmo sabendo que o cara é muito estranho, muito pálido e tem um irmão que tá mais para capeta do que para vampiro ela o ama, como toda mocinha não liga de virar vampira...ela não só sonha como implora e deixa os leitores ansiosos pela transformação que selará o amor desse casal. Mas ela não acontece nesse primeiro livro que apesar de escrita bacana de L.J Smith se compararmos ao seriado perde na empolgação , falta charme em algumas cenas que imaginamos lendo.
Não consegui imaginar a bruxinha e melhor amiga Bonnie coomo uma personagem branca.
Não parava de pensar quena telinha Vicki era irmã de Matt e também cadê o irmão gatinho e complicado de Elena? E a tia jovem? E a morte dos pais que chocou Elena e desvenda alguns mistérios..nada disso ocorre nesse primeiro livro e eu que sempre acho que os livros sao melhores pela riqueza de detalhes achei que ficaram faltando boas explicações.
Esse primeiro livro nos deixa com gostinho de quero mais sim, mas na primeira leitura acabei não me emolgando de comprar o segundo livro.
Agira não.agora concordando com seriado ou livro quer saber TUDINHO que acontece com os vampiros de origem italiana mais charmosos do mundo, DAMON & sTEFAN.
E o livro termina com um suspense imenso por cauas do sumiço de Stefan e lógico assim como no seriado uma série de assassinatos inexplicáveis, 

31- EU - RICY MARTIN - EDITORA PLANETA
  Simplesmente Ricky Martin
Sou fã dele, sempre fui. Não me importa se ele gosta de homens ou de mulheres, para mim essa biografia é tudo que esperava dele, uma criança que começou a fazer muito sucesso e que de uma hora para outra se viu dividido entre o estrelato e a vida comum ao lado de seus pais em Puerto Rico.
Amei o jeito como ele conta de seus relacionamentos com mulheres e homens, fiquei impressionada de sabe que ele levou um pé na bunda...como assim tão lindo!! rs E me encantou ver como ele fala de como é se tornar pai, Mateo e Valentino são citados a todo momento e até mesmo a decisão que tomou de alugar uma mãe para gerar seus filhos ele conta com detalhes, o que é um prato cheio para fãs, sei que para quem gosta de um ídolo mesmo o que não é autorizado é emocionante ser lido...mas nesse caso Ricky demonstra ser o ser humano maravilhoso que sempre passou a seus fãs em suas músicas! Simplesmente amei e me senti dentro de algumas histórias...momento choquei quando ele conta quem foi seu primeiro amor masculino de detalhes de como era diferente e melhor para ele estar com meninos ao invés de meninas..confesso que para mim que sou mulher lamento muito a opção dele, porque ele é maravilhoso, um dos homens mais bonitos que conheço.
O livro é muito bom...hiper recomendo...ele conta tanta coisa que mesmo depois de ter lido duas vezes fica difícil lembrar de tudo! Afinal ele narra desde que entrou nos Menudos e virou esse fenômeno até os dias de hoje como um artista bem sucedido e pai de 2 filhos

32 - ÁGUA PARA ELEFANTES - SARA GRUEN - ED SEXTANTE
  Para ler com uma caixa de Kleenex
Já havia lido em 2007 este livro mas dessa vez foi mais intensa minha relação com ele, talvez porque o personagem principal tenha 90 anos ( ou 93...nem ele sabe..rs) e naquele ano meu avô ainda não havia falecido. Toda vez que leio sobre idosos ou quando eles narram livros tem um sabor diferente e acho que a intenção de Sara Gruen possa ter sido essa, nos emocionar com uma história aonde o personagem mesmo nessa idade ainda lembra de tudo que passou em sua vida e ainda quer ( e porque não) ter um final feliz.
Chorei em alguma partes, me revoltei em outras mas o livro pode ter muita coisa puxada para o sentimental demais mas ainda assim é encantador e espero de verdade que o filme seja tão bom quanto. Confesso que pela capa ser com Pattison e Reese eu os imaginei enquanto o lia.
Deu vontade de ir a um asilo, deu vontade de ir ao circo, deu vontade de ligar para escritora e pedir mais detalhes que achei em minha cabeça de fã ( sim, é assim que vejo minha relação com esse livro..) ficaram faltando.
Não há intenção de parte 2 ( pelo menos eu acho que não) mas apesar do título estranho " Àgua para elefantes" vale cada centavo gasto.
E eu termino essa resenha dedicando a ao meu amado avô que morreu com a mesma idade de Jacob, por este motivo me identifiquei tanto com o vovô fofo da história. 

33- A GAROTA DA CAPA VERMELHA - EDITORA ID
A chata da Capa Vermelha
Quando eu comecei a ler esse livro eu já tinha ouvido falarem muito mal dele...mas como gosto de livros que muita gente não acha bom eu resolvi arriscar.
Demorei 1 semana e meia para terminar e foi uma dor incrível terminá-lo porque em todo momento eu esperava que melhorasse a história e ela não melhorou nada, ela piorou e muito.
Vamos aos spoilers...Valerie perde sua irmã para o tal Lobo que aterroriza a cidade pequena que vive. Valerie é disputada por dois caras , ela perde a irmã para o Lobo que a mata, ela é chata. Não me conveceu como mocinha em nenhum momento..hora achava que era a Avó que era o Lobo, hora era o tal do Peter...que mala essa Valerie! E sabe o que era pior? A mocinha não convence,os galãs não convencem...adorei o Father Solomon...pelo menos a história da mulher dele era legal.
De resto me lembrou dois filmes que sei que existem livros mas somente vi a versaõ para cinema: AS BRUXAS DE SALEM ( acho que com Winona Ryder e Daniel Day Lewis) e A letra Escarlate ( com Demi Moore e Gary Oldman..), sabe aqueles filmes mega antigos em que um idiota diz: " Temos que salvar todos sacrificando a moça....ela é do demônio" ? então...tem isso também...
O final é deprimente..nunca vi um chove não molha para chegar a lugar algum ou ao que já deixa claro o livro todo. Escrevo essa resenha dias antes do filme chegar aos cinemas então nao sei se vai ser melhor que o livro...se bem que pior é um desafio.
Eita história mal contada e ruim. 

34- ANJOS CAÍDOS - ASA SCHWARZ  - ED PLANETA
 O dia em que somente eu fui na tarde de autógrafos
Resenha completa + meu encontro com a autora em http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

Quando a Saraiva anunciou a tarde de autógrafos da escritora Asa Schwrz imaginei que teria uma fila imensa, ledo engano, só havia eu e me dei bem. Pude entrevistar a autora, conversar com ela cara a cara e comprar um livro autografado que após terminar eu só esperava ansiosa a continuação.
A protagonistas NOVA é diferente de tudoq ue já vimos ou lemos, ela é autêntica e isso me encantou. Os anjos não saõ nada puros e nem torcemos por eles o tempo todo. Para completar a autora mistura meio ambiente que dá o toque de grand finale a obra.
Li, amei e recomendo!


Um comentário:

  1. Olá amiga tudo bem?
    Adorei seu blog ainda não conhecia, quantos livros bons passaram em suas mãos heim a Meg arrasa com seus livros, eu tb sou super fã do Rick e ainda vou ler o livros sobre ele e os Diários de vampiro são ótimos ai tem muitos livro s que quero ler ainda este ano e suas resenhas arrasam.
    Virei mais por aqui gostei
    Bjus
    Claudia

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)