terça-feira, 27 de agosto de 2013

Memórias de Minhas Putas Tristes ( Resenha) @editorarecord

Título original : Memoria de mis putas tristes
Título no Brasil : Memória de minhas putas tristes
Autor : Gabriel Garcia Marquéz
Editora : Record
Número de páginas : 126  







Difícil resenhar Gabriel Garcia Marquéz, se não fosse um livro dele, sabendo o gênio que sempre foi, jamais teria comprado " Memória de minhas putas tristes", a sinopse já nos deixa assim, digamos, sem graça! Um senhor no dia de completar seus 90 anos coloca na cabeça que precisa dormir com uma virgem, então liga para o bordel no qual passou a vida frequentando e pede a dona dele, a Sra. Rosa Cabarcas, que lhe arrume uma virgem. Mesmo ela lhe informando que cada dia é mais difícil encontrar uma , ele lhe oferece uma boa quantia em dinheiro e ela lhe consegue uma menina, com 14 anos, muito pobre que praticamente sustenta a família pregando botões.
Difícil imaginar continuar lendo um livro com essa história? Sim, foi o que pensei, mas me dei uma chance e não me arrependi...Garcia Marquéz escreve com tanto brilhantismo que o fato de ser um velho com uma moça mesmo que nus não tenha mais importância, o que se vê daí´para frente não são cenas narradas de sexo mas sim a carência de dois seres.
O protagonista - no qual não é citado seu nome o livro todo - é um senhor muito sozinho, que ganha pouco escrevendo para um jornal que mal lembram que ele existe.
Degaldina - que não é o verdadeiro nome da menina mas ele resolve chamá-la assim - parece nunca ter tido amor de verdade, e não tem sequer uma fala, o que fez ou deixou de fazer é narrado pelo velho.
O que percebemos é que ambos vão se completar, de uma maneira um pouco absurda mas ainda assim acharão um meio termo no precisarem um do outro, e não pense que a relação é sexo de um velho tarado com uma garotinha, porque pode até lembrar Lolita do Nabokov mas quem ler o livro vai ver que o gênio se permitiu ir mais a fundo.
Do homem que aos 90 anos só espera a morte mas descobre um sentimento que sempre fugiu, a história agrada do início ao fim, não poderia ter sido melhor escrito!

12 comentários:

  1. Que isso! Como vc encontrou esse livro? Nunca ouvi falar.
    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline

      Eu comprei no Submarino acredita?

      Por 10 reais! Naquelas promos

      Vale muito a pena <3!

      beijos

      Excluir
  2. Li este livro há anos e, realmente, é surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. Eu pensava que a história desse livro era totalmente diferente, por isso nunca tive curiosidade em ler. Bom saber que eu estava engada, a história parece ser muito boa! E poxa, um senhor de noventa anos com uma menina de quatorze? o_o

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei, um personagem sem nome, mas triste como vemos em muitos lugares.

    Fiquei encantada com a história dos dois, preciso ler para saber como se adequaram!

    Beijinhos
    www.asleiturasdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quase comprei esse livro por duas vezes, mas a resistência não permitiu a compra e optei sempre por outros títulos. Vou dar uma chance e ver se gosto

    ResponderExcluir
  6. Já gostei! Adoro livros que falam sobre emoções e paradoxos da natureza humana. Relacionamentos então, são o que há de melhor em uma abordagem literária. Um idoso e uma adolescente... Admito que a sinopse me matou e, não fosse a sua resenha, eu jamais leria. Enfim, boa resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi várias vezes esse livro, mas nunca li a sinopse dele, acho que por preconceito pelo título( que feio minha atitude), agora lendo a resenha, fiquei apaixonada pela historia...imagino a solidão desse senhor, e da garota também! Com certeza vou ler assim que tiver a oportunidade! Amei a resenha! :)

    ResponderExcluir
  8. Chocante Raffa. Nossa, o titulo e só o primeiro paragrafo da sua resenha ja impressiona e muito, quase que paro por ai e não leio, ainda bem que li, mesmo assim não me agradou e nada. Acho triste meninas assim que entram na prostituição cedo por ser pobre e tal. Mesmo que os 2 se encontrem e tal não é algo que eu aguentaria ler, imagino que o inicio deve ser bem chocante mesmo. talvez com mais idade e estando mais madura eu poderia ler, pq na idade em que estou ainda tenho um preconceito com isso, confesso sim.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Pelo titulo é de deixa bem sem graça mesmo. :/
    É horrível q exista prostituição hj em da ainda mais com menores. E quanto o velho tarado tem q ter algum problema mesmo pra qrer algo assim.
    Achei que o livro parece ser meio triste, nem qro ler agora.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nunca me interessei por esse livro e muito menos ler a sinopse e sua resenha é a primeira que vejo sobre esse livro e não é que me surpreendi??!! já quero ler ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)