terça-feira, 27 de agosto de 2013

Menina que via filmes : "A dançarina e o ladrão"

Título original : El baile de la victoria
Título no Brasil : A dançarina e o ladrão
Direção: Fernando Trueba
Elenco : Adiadna Gil, Ricardo Darín, Julio Jung
País : Argentina
Idioma: Espanhol
Ano: 2012
Duração: 2 h 7 min
<3 <3 <3 <3 <3


Filme com Ricardo Darín já é garantia de que eu assistirei. Perdi o mesmo no cinema e acabei vendo o filme em dvd. Lamentei muito, porque é o tipo de filme que amo ver na sala de exibição.
O filme apesar de ser argentino se passa no Chile, onde depois da saída do ditador Pinochet , alguns prisioneiros são anistiados, como o famoso ladrão de caixas forte Vergara ( Ricardo Darín, magnífico como sempre!) e Angel ( Abel Ayala) . O problema é que enquanto Vergara quer reaver sua esposa e filho que já está casada com outro homem, Angel tem um plano para um roubo milionário que precisa da ajuda de Vergara.
Os dois vão se conhecer porque Angel, o jovem encrenqueiro vai procurar Vergara por todos os cantos , até conseguir convencê-lo a praticar outro crime. O personagem de Abel chega a ser chato, com pais corretos e sem motivos para cometer crimes, ele é o típico malandro que não aceita ser pobre e que prefere dar golpes ao invés de trabalhar duro para obter o que se quer!
Nesse meio tempo, ele vai conhecer Victoria ( Ariadna Gil) uma jovem muda que tem sonho de ser bailarina.
O que vai acontecer é que entre a pureza da menina que foi criada por uma bailarina após ver seus pais sendo assassinados na sua frente, e a que viveu nas ruas e aprendeu a se virar de qualquer forma para ganhar dinheiro, o espectador não sabe se sente pena da menina - na cena como do cinema por exemplo - ou raiva do modo dela a reação do amor de Angel.
Por outro lado, a história de Vergara nos ganha por tentar se redimir com quem se ama, mas encontrar um bloqueio das pessoas de sua família por puro remorso do que ele fez no passado.
Os traumas do  passado, estão presentes em todos os personagens e o filme tem uma carga dramática maior ainda no que se trata do final que para quem espera um final feliz, pode se decepcionar.
Darín, como sempre , um show a parte! Merece ser aplaudido de pé, fantástico. 

O filme é como se fosse uma demonstração de tudo que o regime deixou para um país, Vitoria perdeu seus pais, a pobreza de Angel o fez um revoltado e Vergara é fruto da inteligência para o mal, pois usa o que sabe para cometer crimes.
As cenas de dança de Vitoria ao mesmo tempo que podem emocionar, nos fazem lamentar o como a personagem é atordoada pelo que viveu.
É de uma tristeza tão intensa mas de uma qualidade técnica na dança que choca os jurados da escola de dança que simplesmente a enxotam em uma cena por ela não ter dinheiro e estar com roupas puídas.
Ballet e pobreza não combinam? Longe disso, é o preconceito que não deixa que os professores vejam o como ela é boa no que se propõe a fazer.
Tudo compõe bem esse filme : a direção é magnífica, as cenas se encaixam na melancolia dos personagens e no que os une, um filme super recomendado.

9 comentários:

  1. Não conhecia esse filme mas vou pedir pro meu namorado baixar (sou mto criminosa u_u).
    Fiquei interessada pela história, porque é o tipo de filme que não estou acostumada a assistir.

    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Raffa, por incrível que pareça, eu não conhecia o filme, mas pelo que li, parece que vou gostar!

    Irei procurar por ele!

    Beijinhos
    www.asleiturasdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não assisti a filme argentino ainda, mas achei a história interessante.
    Vou procurar para assistir.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse filme, mas pelo que li, acho que vou gostar

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raffa!
    LI SUA RESENHA DE OLHO FECHADO... Como? Nossa, rezando pra não ter spoiler. Filme é diferente de livro. Eu acho. Pelo menos as pessoas dificilmente sabem comentar um filme sem contar TUDO...rs... Graças a Deus, com vc não foi assim. Risos aliviados. Também falo de filmes no meu blog e assisto de tuuuuuuuuuudo. Não gosto de falar mal de nada como já te disse e este filme tá bem a minha cara. PRECISO VER, urgente! Vou procura-lo na net.
    P. S ODEIO VER FILMES NA NET... =\

    Beijo <3

    ResponderExcluir
  6. O filme é bom hein...Fiquei imaginando a cena dela sendo expulsa por não ter roupas boas e estar sem dinheiro...com certeza um drama maravilhoso pra assistir! Vou procura-lo na locadora pra ver! Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  7. Só eu não conheço Ricardo Darín? rs Nunca tinha ouvido falar. Achei interessante o filme, bem diferente dos que costumo ver, curto mais os romances rs
    Bom mesmo pra ver o que o regime deixou pra trás, uma pena ter tanto preconceito, nada a ver, o que tem a menina ser pobre e dançar bem, só por isso ela não pode ter uma chance? Curiosa sobre o filme, vou procurar na locadora.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Achei o filme super interessante e triste.
    Detesto quando existe preconceito em filme e tô vendo q vou chorar se eu assistir.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse filme..achei bem legal..caixas e caixas de lenços garantidos pra ver o filme.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)