Título no Brasil: A casa dos espíritos
Baseado na obra de Isabel Allende
Direção: Bille August
Elenco: Jeremy Irons, Meryl Streep, Winona Ryder, Antonio Banderas , Glenn Close
Ano: 1994
País: Dinamarca. Alemanha, Portugal, EUA
Idioma : Inglês
Gênero: Drama
Duração: 2h20min
A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. A saga se desenvolve até esta família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende.
Esse é um filme que não canso de assistir, apesar de vergonhosamente ainda não ter lido o livro de Isabel Allende no qual é baseado, " A casa dos espíritos" para mim é uma saga a lá " E o vento levou" que não tem validade, ela pode ser assistida por todos e para sempre e pode marcar gerações assim como me senti marcada desde a primeira vez que quis ver porque na época o galã espanhol Antonio Banderas era motivo de levar qualquer mulher ao cinema!
A história de Esteban Trueba ( o perfeito Jeremy Irons) que enriquece aos poucos e começa a explorar a mão de obra é no mínimo linda e daquelas que aqui se faz, aqui se paga! Noivo da irmã da personagem Clara ( Meryl Streep, diva como sempre!) ela é envenenada por uma pessoa que na verdade queria matar o pai das meninas, no entanto, Clara sempre foi apaixonada pelo noivo da irmã e depois da morte dela ficou ano sem falar. Com um dom da clarividência a menina recebia pessoas em casa porque previa a morte das pessoas ao redor e se já era dada como estranha quando para de falar parece que tudo piora.
Enquanto Esteban vai enriquecendo ele mostra seu lado mau caráter ao estuprar uma das moças da região enquanto essa trabalha em suas terras.
Ao ver Clara crescida, ele se encanta com a agora mulher e pede a mão dela em casamento aos pais , Clara animada logo aceita.
Os dois vivem um lindo romance e ele enriquece ainda mais as custas de explorar seus empregados. Esteban pe tão frio que nem sua própria irmã ele trata bem, ela que cuidou sozinha a vida inteira da mãe deles é chamada para morar na sua casa mas ele a trata muito mal, a ótima Glenn Close dá um show como a irmã solteirona que nutre uma paixão por Clara no papel de Férula ( eita nome lindo!).
Com o tempo, Esteban vai ficando influente e é a olhos vistos que o espectador vê o quanto ele não vale nada mas tem um amor grande por Clara e sua única filha Blanca ( interpretada pela sumida Winona Ryder) mas que nem pode imaginar que ela tem um tórrido romance com o personagem de Antonio Banderas que é um revolucionário que odeia seu pai.
Clara vai descobrindo aos poucos o homem que se casou e se surpreende com sua maldades ainda que o amando, com o golpe no Chile quando caiu Salvador Allende ( não é coincidência o sobrenome com a autora Isabel, Salvador era primo de seu pai!) a vida deles não fica mais como era pois ele vê que muitos lhe viram as costas.
Velho mesmo com dinheiro ele percebe que tudo que fez não tem mais tanta influência e vê sua família lhe virar as costas.
" A casa dos espíritos" é muito bom, há tempos não vejo filmes com lindas histórias como essa, por esse motivo fiquei ainda mais feliz ao ver que relançaram em dvd e é fácil encontrar nas lojas de qualquer shopping!
Nossa Raffa, o filme parece ser maravilhoso... Infelizmente tem muito homem que se mostra após o casamento.
ResponderExcluirAmei a dica do filme!
Beijinhos
As Leituras da Mila
Raffa, apesar de ter quase 20 anos do lançamento, eu não me lembro de ter visto esse filme, olhando só o título, temos a impressão de ser um filme de terror, o que na verdade não é! Vou ver se encontro em vídeo pra assistir e matar saudades do lindo Antonio Banderas, adorei a dica! :)
ResponderExcluirAcho que já se tornou um clássico mas ainda não vi. O elenco é de primeira, a produção super e o enredo é excelente! Estou perdendo tempo por ainda não ter visto.
ResponderExcluirOi, Raffa!!!
ResponderExcluirO problema de ser viciada em filmes é que, às vezes, a gente deixa de ver filmes divinos por puro esquecimento em função da grande quantidade. Eu já tenho mais de 2mil dvds e tenho A Casa dos Espíritos mas já tem pelo menos um 6 anos que o vi pela última vez, acredita? Só lembro que eu tinha muita raiva da irmã dele e algumas vezes dele também. Lembro que o Banderas e Wynona estão lindos, bem novinhos. Excelente filme! Uma ótima lembrança... Vou revê-lo no fim de semana... ;)
Amei a resenha, Raffa!
Beeeeeeeeeijo
Já assisti várias vezes esse filme e realmente é maravilhoso. Também não li o livro, mas pretendo fazer isso em breve.
ResponderExcluirAcho q ainda não vi esse filme,mas parece ser maravilhoso.E eu tenho que assisitr.
ResponderExcluirNoossa que filme!
ResponderExcluirCom o Antonio Banderas até fiquei incentivada pra ver. Mesmo sendo raro eu gostar de filmes antigos vou dar uma chance "A casa dos espíritos".
Ainda não assisti esse filme, mas preciso assistir, parece ótimo.
ResponderExcluirNão sou muito ligada em cinema e nunca tinha visto esse filme. Me interessei não só por causa do romance, mas principalmente por contar um pouco da História do Chile.
ResponderExcluirNão sabia que essa escritora era parente do Salvador Allende e nem sabia muito sobre o livro que inspirou esse filme, mas acabei me interessando tanto pelo filme quanto pelo livro.
Vi esse filme a muuuitooo tempo e é um dos poucos filmes que não me canso de ver ^^
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Oi, Raffa!!
ResponderExcluirNão me lembro de ter ou já ter assistido esse filme, mas se não me engano vi em algum lugar nesse fim de semana.... O filme parece realmente muito bom, sempre gostei de filmes, ainda mais quando tem algum tema sobrenatural... Vou olhar na minha coleção (acredite, tem filmes que eu nem sabia que tinha) só para ter certeza.
Ótima crítica
Bjão
Eu assisti esse filme, mas era muito nova e não lembro.
ResponderExcluirVale a pena assistir de novo, hahahaha
Beijos!