segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Menina que via filmes : Augustine [ Crítica]

Título Original : Augustine

Título no Brasil: Augustine

Direção : Alice Winocour

Elenco: Vincent Lindon, Stephanie Sokolinski, Chiara Mastroianni
Gênero : Drama
País : França
Idioma : Francês
Ano : 2012
Duração: 1h 42 min
Censura: 14 anos



Inverno de 1885, Paris. O professor Jean-Martin Charcot (Vincent Lindon), do Hospital Pitié-Salpêtriere, está estudando uma doença misteriosa, a histeria, que atinge apenas as mulheres. Devido à pouca informação sobre a doença e suas características peculiares, os ataques de histeria por vezes são confundidos com possessões demoníacas, o que faz com que Charcot tenha que provar a seriedade de sua pesquisa. Um dia, chega ao hospital a jovem Augustine (Soko), de apenas 19 anos, que teve um ataque durante o trabalho. Logo ela se torna objeto de estudo de Charcot, que passa a dedicar um bom tempo à garota. Augustine acredita que Charcot possa curá-la e, aos poucos, desenvolve uma relação especial com o médico.


Se o filme tem o maravilhoso Vincent Lindon no elenco não precisa de mais nada para me convencer a ir no cinema!
No caso desse filme - cujo o pôster original acima foi proibido em alguns países e substituído pelo que postei abaixo por ter parte do seio dela de fora - a polêmica é grande. Afinal, a história da moça de 19 anos que tem uma crise histérica durante seu trabalho como empregada de uma casa, trava as mãos , se contorce em gritos histéricos e não consegue mais abrir um dos olhos, é no mínimo angustiante. Quando o médico ( claro que o ótimo Lindon) começa a estudá-la desenvolvem muito mais do que um relacionamente paciente x médico, ele se encanta com a moça e parece esquecer dos demais.
As experiências que fazem com ela na frente de todos, os ataques dela e toda a atmosfera que envolve a loucura nada controlada da paciente nos envolve e ficamos esperando o final ansiosos para saber como essa história terminará.
No papel da esposa do médico temos Chiara Mastroianni ( filha do falecido mito do cinema italiano Marcelo Mastroianni), não deu muito para ver o talento dela pois a personagem se apaga diante da maestria de Lindon e de Stephanie, a atuação dos dois se destaca em cena.



Um excelente filme que vale a pena ser visto!

8 comentários:

  1. Amei a história e por ser formada em Psicologia me encantou ainda mais.
    Estou ficando apaixonada pelo cinema francês e argentino por sua causa, Raffa.
    Mais um que preciso assistir... Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!!!

    Preciso ver na net... mais um que nem sonhando passaria aqui. Amei a história... gostei de vc ter gostado... já estava aguardando há um tempão... Recomendo que veja HYSTERIA... é muito bom mas a abordagem é engraçada e verídica... ;) Acho que você iria gostar.

    Beeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  3. Também estou olhando o cinema francês e argentino com outros olhos,sabia??Gostei muito da sinopse e também da sua resenha,acho que também terei que procurar na net ou esperar DVD...Bj.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto esse filme e ele parece ser muito bom.

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai Raffa!
    Se te contar uma coisa tu não acredita! Estou começando a ver filmes argentinos e franceses depois de tantas críticas maravilhosas suas!Esse filme me parece ser maravilhoso! Assim que der vou caçar ele!

    Super beijo!

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  6. Ah, mais um filme ótimo né! Fiquei lendo a resenha que tu fez e morrendo de vontade ve-lo, mas aqui na minha cidade não vai vir com certeza, vou ter que esperar sair em vídeo pra assistir, mas a dica está super anotada!

    ResponderExcluir
  7. Um filme que não sei se assistiria, mas depois de ler sua crítica já fiquei ansiosa para assistir. É por isso que adoro esse blog, pois fico conhecendo vários filmes interessantes.

    ResponderExcluir
  8. Adoreeei a resenha desse filme..nc tinha visto e já quero ver..adoro filmes antigos =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)