Para todo mundo que é cinéfilo o Festival do Rio é como a Bienal do livro para quem é viciado em livros. Como amo os dois e nem sei definir qual é minha maior paixão, fico ansiosa para ver os filmes que estarão nele.
Infelizmente nem sempre eu consigo ir a todos que quero, por causa do trabalho e as vezes porque é longe de onde resido, mas pelo menos dois a três filmes eu faço questão de ver!
Esse ano são 380 filmes de mais de 60 países diferentes!
O circuito como sempre extrapola os limites da sala de exibição convencionais e temos filmes em lonas culturais e praças por toda a cidade.
Assim como foi na Bienal, esse ano a Alemanha é a homenageada com filmes especiais vindo em primeira mão para o Festival.
O bacana é que nem sempre esses filmes vão para o cinema, eles lançam em dvd direto e aí temos a chance de vê-lo na telona. Outro diferencial é ver alguns filmes antigos no cinema como os de Goldie Hawn que também está sendo homenageada esse ano!
Vamos ver abaixo o primeiro filme que assisti no festival!
**********************************************************************
Título Original: Good Ol´Freda
Título no Brasil: Nossa querida Freda - a secretária dos Beatles
Direção: Ryan White
Elenco : Depoimentos de Freda e familiares
País: EUA e Reino Unido
Idioma: Inglês
Ano : 2013
Gênero: Documentário
Duração : 1h 50 min
Censura : Livre
Mais um documentário sobre os Beatles? Mais ou menos: este filme fala da secretária dos Beatles Freda Kelly uma das primeiras fãs do grupo que o empresário deles contratou para trabalhar para os Beatles.
Como boa fã de documentários, quis ver esse! Não sou a maior fã da banda, claro que amo muitos de suas músicas e já li biografias deles mas fiquei imaginando se um dia falam do Guns n´Roses ou do Bon Jovi assim se não vou correndo para o cinema!
Freda Kelly trabalhou para os Beatles por exatos 11 anos! Sendo que a banda durou 10! Ou seja, ela os acompanhou o tempo inteiro. O que ela fazia? Ela era secretária deles, como era muito fã e vivia atrás deles, o empresário resolveu lhe oferecer a vaga que ela obviamente aceitou na hora!
O trabalho de Freda era responder as milhares de cartas que chegavam e atender os telefones com as coisas mais estranhas ever !
Cada vez que ela contava algo no filme dávamos boas risadas!
Abaixo alguma pérolas:
* Uma fã pediu para que um deles fosse na sua festa de aniversário, passou o endereço e pediu para que não se atrasassem
* Outra mandou uma fronha e pediu que George Harrison dormisse nela e depois a autografasse. Detalhe : Frida fez exatamente o que a menina pediu!
* Era comum pedirem pedaços de cabelo dos garotos de Liverpool, por esse motivo toda vez que iam no barbeiro, ela ia junto ficar catando os tufos de cada um que caiam n chão para mandar para as fãs da banda
* Volta e meia quando alguém pedia um pedaço da camisa de alguns deles, ela conseguia e mandava por Correios!
* Como o volume de correspondências era imenso, criaram carimbos com a assinatura deles, Freda não achava certo e adorou quando aquilo foi banido!
FREDA QUANDO TRABALHAVA COM ELES |
Secretária até hoje, ela conta no filme que teve um affair com um deles, mas não quis dizer qual! Também disse que os pais de alguns deles como o de George Harrison se sentiam muito bem com o sucesso do filho e recebiam as fãs em casa para tirar foto.
Foram anos dedicados a eles em que Freda era também uma irmã para todos! Ela sabia dos segredos, por ser fã entendia as fãs e tentava atendê-las !
Achei o filme ótimo não só para fãs e dei boas risadas!
Freda é muito simpática e todos disseram que ela nunca quis ganhar dinheiro com essa história.
Somente hoje, anos depois ela aceitou falar sobre eles.
FREDA HOJE EM DIA |
Achei muito bacana ter tido depois ao vivo no fim da sessão uma entrevista com o diretor Ryan White que estava presente!
Foram feitas perguntas pela plateia, as mais bacanas coloquei aqui para vocês verem:
1- Porque somente Ringo Star aparece agradecendo no final a Freda?
RYAN WHITE |
R: O diretor respondeu que todos os Beatles cederam os direitos ( Paul McCartney e Ringo Star são os únicos ainda vivos!) das músicas e Ringo de imagem mas não respondeu porque Paul não apareceu. Completou dizendo que esse filme foi feito voluntariamente por todos, já que não tiveram apoio ou pagamento para realizá-lo!
2- Freda disse qual dos Beatles ela namorou?
R: Ele disse que achava que era o George Harrison
3- O livro dela sobre essa história foi lançado?
R : Ele disse que não, que ainda não tem previsão de lançamento.
4- Quanto tempo o filme demorou para ser rodado?
R: Cerca de 6 meses.
Achei interessante a curiosidade do documentário. Eu não sou fã da banda mas conheço uma música ou outra claro. Achei legal o festival do Rio mas pra eu ir já que moro longe é tenso. Nem sei se tem exibições pro lado de cá.
ResponderExcluirÉrica Martins
Espiral dos Sonhos
Erica
ExcluirTem alguns pontos da Barra passando, dá uma olhada no site, vc paga meia pq estuda e vale muito a pena, tem filmes ótimos e que passam em primeira mão!
Beijos
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirEu aaaamo os Beatles! Essa é uma herança que recebi da minha mãe em vida. *-* Já gostei da Freda. O filme parece ser uma delícia, principalmente porque não importa de quem a gente seja fã, eu acredito que fãs sejam sempre iguais, umas loucas que topam tudo ou quase tudo pelos fãs. Louca pra ver.
Beeeeeeeeeeijo
Lilly
ExcluirEu não sou mega fã também, mas gosto de muitas músicas deles , eu me vi ali sendo louca pelo Guns e pelo Bon Jovi e pedindo tufos de cabelo hahahah
Beijos
Interessante esse documentário e ainda hilário... Pena que não passa nas salas de cinema. Uma pena mesmo :(
ResponderExcluirOlá Raffa!
ResponderExcluirNão sei se veria o filme, pois não sou tão fã assim de Beatles!
Beijinhos
As Leituras da Mila
Gosto de algumas músicas dos Beatles, mas não sei se iria assistir ao filme.
ResponderExcluirBeijão
Muito interessante esse documentário, ja imaginou voce ser fã e ser chamada pra ser secretária do seu ídolo? Com certeza Freda passou anos de muita alegria ao lado dos Beatles, e deve ter sofrido muito também com o término deles. Cada pedido de fã hein, fiquei rindo aqui imaginando ela catando os cabelos deles pra mandar pras fãs, muito bom, se tivesse a oportunidade eu assistiria com certeza! :)
ResponderExcluirGosto dos Beatles,mas não é "aquele amor"....Se tiver oportunidade verei o documentário.
ResponderExcluirOii Raffa,
ResponderExcluirNossa quem dera tivesse mais secretárias como Frida por ai. *---*
Não sou muito fã da banda, mais mesmo assim quando tiver um tempo qro assistir.
Deve ser uma delicia esse festival =)
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/