Título no Brasil : O segredo dos seus olhos
Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago
Ano: 2010
País: Argentina / Espanha
Gênero: Drama
Duração: 2h 9 min
* vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011
Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de
oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele
agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para
contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o
Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o
estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que
Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a
quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a
ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com
Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem
nutre uma paixão secreta.
Sinceramente para mim, até o momento é o filme mais espetacular com Ricardo Darín, não consigo encontrar defeitos nessa história. No papel de Benjamin , Darín faz um oficial da justiça que se aposentou recentemente e resolve colocar em um livro suas memórias na função. Mas a história na qual ele quer contar é da bela moça que foi assassinada e estuprada na década de 70 e ao qual havia prometido ao marido dela que encontraria o culpado mas nunca conseguiu.
Se sentindo mal por nunca ter conseguido prender a pessoa que fez isso com a jovem, ele retorna ao passado ao visitar o marido dela, no papel de Ricardo Morales o ator Pablo Rago brilha do início ao fim e tem uma importante função na história.
Benjamin ainda teve como sua chefe sua vida toda a bela e única paixão de sua vida, Irene ( interpretada por Soledad Villamil que já fez outro filme com Darín " O mesmo amor, a mesma chuva" ). Dividido entre conseguir esquecer suas dores de seu passado : ter perdido Irene e não ter encontrado o culpado pela morte da jovem, Benjamin vai reabrir o caso até chegar ao que realmente aconteceu naquele dia e quem foi o culpado. Em um jogo onde nem imaginamos o que está por vir, o espectador se surpreende com um final que jamais poderíamos imaginar e o fato de o diretor conseguir prendê-lo até a hora da revelação.
Não foi por acaso que a crítica mundial considera esse um dos melhores filmes do Cinema Argentino, a Academia o premiou com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011 ( correspondente ao ano de 2010 , ano de lançamento do mesmo!).
Aplaudido de pé por muitas plateias ele também ganhou o Festival de Gramado e muitos outros prêmios por onde passou, não só o roteiro mas uma sintonia na atuação do elenco fazem do filme uma obra-prima na mistura de suspense e drama mas na medida certa.
Tiro o chapéu para os argentinos que conseguiram fazer a Europa, EUA e Ásia se renderem aos seus encantos com essa maravilha.
No Brasil ele teve vida longa nos cinemas das grandes cidades e pode ser encontrado em dvd facilmente, é um filme que vale muito a pena ser visto mais de uma vez.
Sou suspeita para falar de Darín, então vejam e confirmem se esse não é um filme - como diria Irmã Zuleide - para glorificar de pé ;)
Nossa Raffa!
ResponderExcluirPelos seus entusiasmos com os filmes de Darin, estou começando a gostar dele! hehehehehe
Estou começando a ficar curiosa em conhecer melhor!
Mil beijinhos
As Leituras da Mila
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirEstava só aguardando o seu comentário sobre O Segredo dos Seus Olhos... Que filme maravilhoso! Eu amei e sabia que você ia enlouquecer com o Darin porque ele tá perfeito! Tão bom falar sobre os nossos amores. Queria muito que o Brasil parasse de fazer tanta comédia rasa e barata e investisse um pouco mais em filmes de qualidade porque nossos atores são bons demais e merecem produções melhores. Enfim...
Beeeeeeeeeijo
De tanto você falar dos filmes do ator Ricardo Darín eu estou ficando apaixonada por ele... rsrsrsrsrs
ResponderExcluirCom muita vontade de assistir algum filme dele.
Seu entusiasmo me empolgou!!!Vou procurar por esse filme.Gostei muito da capa e quero conhecer o trabalho de Ricardo Darín.Parabéns pela resenha ficou ótima.
ResponderExcluirOii Raffa,
ResponderExcluirAgora sim não tem como adiar mais. Esse fim de semana mesmo assisto uns filmes do Darín que vc citou aqui no "A menina que comprava livros".
Esse vai estar entre os primeiro.
Esse vai ser o primeiro do Ricardo Darín que irei assistir.
ResponderExcluirOlha só o lindão do Darin de novo hein...realmente vc é fanzoca dele, e tá nos deixando fãs também viu! Realmente por tudo que voce falou do filme é "pra se glorificar de pé", rsrs! Vou procura-lo aqui na minha cidade e espero encontra-lo pois quero muito assistir, ótima dica de filme! :)
ResponderExcluirAdorei a sinopse bem o estilo que eu gosto...e só a resenha faz a gente correr pra ver o filme =)
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
O filme não faz meu estilo mas fiquei feliz de filme latino-americano ter conquistado tanto reconhecimento fora daqui. Hum, Darín... #PesquisandoCinebiografia
ResponderExcluirÉrica Martins
Espiral dos Sonhos