sábado, 16 de novembro de 2013

Menina que via filmes : Blue Jasmine [ Crítica]

Título Original : Blue Jasmine
Título no Brasil : Blue Jasmine
Direção : Woody Allen
Elenco : Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins
Gênero : Comédia/ Drama
País: EUA
Idioma : Inglês
Ano : 2013
Censura : 12 anos
Duração : 1h 38 min




 Uma mulher rica (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins), em uma casa muito mais modesta. Ela acaba encontrando um homem (Alec Baldwin) na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ela precisa descobrir quem ela é, e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa.


 Minha sábia mãe sempre diz que quando o tombo é muito alto é muito difícil se recuperar. Foi com essa frase que eu e ela em pleno feriado da República saímos do cinema encantadas com mais um filme de Woody Allen.
O roteirista e diretor já é uma tradição de família, os filmes dele sempre vemos em família ( meu pai também é fã!).
Sendo assim, com a sala lotada - leia-se as duas primeiras sessões esgotadas - fomos ver mais um filme desse gênio.
A história de Jasmine - ou melhor Jeanette mas ela não aceita que lhe chamem por esse nome - é como a de muitas pessoas que conhecemos nas críticas se comparou o filme aos tempos de Eike Batista
A protagonista é interpretada pela sempre maravilhosa Cate Blanchett, que como lhe é comum rouba as cenas do início ao fim deixando pouco espaço para os demais. Ao se ver viúva e com tudo perdido, ela fica pobre. Sim, de uma vida de luxo casada com o milionário Hal ( Alec Baldwin, lindo como sempre!) ela se vê sem nada , na verdade o que lhe sobrou foi um blaser Chanel que ela usa o filme todo, duas malas Louis Vuitton que não conseguiu vender porque tem suas iniciais e uma bolsa Birkin!
CATE BLANCHETT E ALEC BALDWIN EM CENA
Desesperada ela vai morar na casa da irmã Ginger ( Sally Hawkins, muito engraçada) que é caixa de um mercado e vive com os dois filhos bem barulhentos.
Do luxo de Nova York a uma casa simplória em um bairro humilde de São Francisco, ela tenta se acostumar com a realidade mas quanto mais a vive mais bebe e se entope de remédios!
O que seria um dramalhão nas mãos de outro diretor , nas mãos de Woody vira uma comédia, ali não se sabe se choramos com a personagem ou se rimos de suas confusões.
Ao mesmo tempo que ele nos mostra o presente dela, ele volta ao seu passado para vermos como era sua vida antes, totalmente supérflua ao lado de Hal cujo a quantidade de presentes dados a ela era igual a de amantes que arrumava!
Com o tempo sabemos que Hal não passava de um pilantra que fez sua irmã perder o pouco que tinha.
CATE E SALLY HAWKINS  TRABALHADA NA AMY WINEHOUSE
 Jasmine até tenta se recuperar , aceitar sua realidade mas as vezes dá azar e muitas vezes inventa mentiras que a fazem se perder da verdade.
Com um elenco afinado, " Blue Jasmine" tem aquele toque de Allen, de diálogos inteligentes e músicas que são a cara dele.
O sentimento que fica no espectador é de ter pena da protagonista em alguns momentos e de raiva ao ver que nem sempre ela é tão ingênua como achamos ser.
CATE E O DIRETOR WOODY ALLEN
Não é o melhor filme que já vi do diretor, mas é bem melhor do que " Roma, com amor".


7 comentários:

  1. Olá Raffa!

    O filme parece ser bom. Gostei da sua crítica e se arrumar alguém para ficar com a minha filha, irei ver com maridex!!

    Adoro suas indicações!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  2. Esse filme deve ser bem fofo e engraçado também e logo que tem a minha cidade preferida NY <3

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que ótima indicação Raffa, também gosto muitos dos filmes do Woody Allen, sempre fico feliz depois de ver um filme desse diretor! A historia é ótima e se tem atuações de bons atores, com certeza vale muito a pena assistir! Adorei! :)

    ResponderExcluir
  4. Já gostei de cara do elenco e pela sua crítica devo gostar também do filme. Obrigada por mais uma ótima indicação, anotadinho aqui :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raffa!!!

    Eu amo Woody e amo a Cate! A história parece interessante. Quero fazer a coleção completa dos filmes do Woody mas até agora só tenho 4 =\
    Esse filme não entrou em cartaz por aqui e, certamente, não entrará... O jeito é esperar o dvd...

    Beeeeeeeeeeeeeeeijoooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sinopse....Sou fã também do Woody Alle .O elenco é de primeira,então é só esperar chegar aqui.Bj.

    ResponderExcluir
  7. Adoro suas indicações de filmes. Mais um para assistir!
    Bjo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)