Título no Brasil: Trem Noturno para Lisboa
Baseado na obra de Pascal Mercier
Direção : Bille August
Elenco : Jeremy Irons, Bruno Ganz, Lena Olin, Charlotte Rampling
Gênero : Romance/ Suspense
Ano : 2013
País : Suíça, EUA, Alemanha
Idioma : Inglês
censura : 14 anos
Raimund Gregorius, um professor suíço, que abandona suas palestras e sua
vida conservadora para embarcar em uma emocionante aventura que o
levará em uma jornada ao seu próprio coração.
Sabem aqueles filmes que a gente vê o trailer e se arrepia toda? Sento isso quando vi o trailer desse filme, primeiro porque tendo no elenco um ator como Jeremy Irons ( DIVO <3!) fica difícil não me deixar com vontade de ir ao cinema, para mim ele é um dos melhores atores em atividade.
Depois outro fator, o de ser baseado em um livro que apesar de nunca ter lido só ouvi elogios a respeito. No Cinema me deparei com uma história um tanto quanto estranha, o professor Raimund Gregorius ( Irons) está indo mais um dia dar aulas na escola em que leciona, quando no caminho em uma ponte vê uma moça de casaco vermelho pronta para se jogar, sem pensar duas vezes, ele joga tudo que segura no chão e salva a moça. A partir daí ele cria um vínculo com a moça um tanto quanto inexplicável, mas talvez explicado pela sua vida vazia na Suíça, ele chega a levá-la até a sala de aula com os olhares dos alunos desconfiados para aquela estranha de olhas assustado e ambos encharcados, quando a doida sai pela porta correndo e some. Raimund corre atrás dela com o casaco que ela havia tirado e não a encontra mais , porém, encontra um livro escrito em português por um homem chamado Amadeu.
O surreal, é que no filme, ele pega o trem para Lisboa só para ir atrás da moça e começa a ter com o livro esquecido por ela uma fixação bem esquisita.
O que estranhei muito, é que chegando em Lisboa para ir atrás da moça desconhecida e também do escritor do tal livro, ele encontra toda uma Portugal que fala inglês fluente!
Bom, o fato é que apesar das atuações maravilhosas, o filme me deu um certo sono, o que o professor descobre é uma história de amor que foi interrompida , por uma Portugal que sofreu com a ditadura, onde nada se podia ser dito.
Como irmã do escritor temos Charlotte Rampling como Adriana, irmã do falecido escritor.
As falas do livro são lindas, as atuações perfeitas, mas a história parece dar sono mesmo, e acho que até cochilei uns 10 minutos de filme.
Imperdível? Talvez , gostaria muito de ter lido o livro antes , a mim me restou poder julgar somente o filme, e dele eu sinceramente esperava mais, ainda que o filme não seja ruim, só não é tão maravilhoso quanto eu esperava!
Nossas expectativas sempre nos decepcionam... Mas estava curiosa para assistir ao filme. Vamos ver se vale a pena :)
ResponderExcluirAline
ExcluirAté que de Em Chamas eu gostei, mas realmente esse filme não foi o melhor de Irons
beijos
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirToda decepção vem do esperar demais... expectativas complicam tudo. É por isso também que o amor é tão complicado... (benditas histórias de princesas =P ) ... rs... Voltando... mesmo com o Jeremy esse eu não fiquei com vontade de conferir... é claro que se passar na tv não deixarei de ver mas não senti vontade de tê-lo em minha coleção.
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijo
Lilly
Excluiramo tanto o Jeremy que qualquer filme com ele amiga, mesmo que chatinho não me arrependo de ter visto haha
Mas esse deu soninho O.o
beijos
Oi Raffa,
ResponderExcluirGostei da sua resenha ao filme, mais não me animei muito pra assistir não.
Parece meio sem pé nem cabeça esse professor.. :/
Pri
ExcluirAchei complicado também, mas tudo bem hahahha
Estranho né essa história hah
beijos
Mas vc não anda com o dedo muito bom para escolher filmes ultimamente, não é mesmo?! kkkkkkk
ResponderExcluirJá é bem o terceiro q vc diz q ficou com sono durante. ^^
Mas mesmo assim a historia parece ser interessante.
Mariana
ExcluirEntão, tenso mesmo hahaahh
Quem merece?
beijos
Raffa, uma amiga minha está lendo o livro e está adorando, diz que tem uma narrativa ótima e ela publicou no face vários quotes maravilhosos do livro. Acho que vou ler o livro antes e se gostar ai vejo o filme! Raffa, será que voce não anda muito cansada, por isso anda dormindo no cinema hein, hein, hein??? bjão querida!
ResponderExcluirDri
ExcluirTô doida para ler o livro
Vamos ver o que acho dele, o filme achei cansativo
Beijos
Oi Raffa,
ResponderExcluirGostei do titulo (meus avós são Portugueses <3). Vou tentar ler o livro primeiro, e vou deixar pra assistir ao filme depois.
A princípio eu gostei,parece uma história legal.Também gosto de ler primeiro quando se trata de livro/filme embora na maioria das vezes fico decepcionada com os filmes....mesmo sendo cansativo eu gostei .Bj e tenha um ótimo fim de semana.
ResponderExcluirAinda não vi esse filme..me programar pra mim..já comprei alguns que vc indicou aqui..só me resta agora jogar a preguiça de lado pra assistir =P
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/