Título no Brasil : Dever de Capitão
Autor : Richard Phillips
Editora : Intrínseca
Número de págs : 254
Amo biografias e isso não é novidade para quem me conhece. Nesse caso não chega exatamente a ser uma biografia mas sim um relato de um capitão americano da marinha mercante chamado Richard Phillips que no ano de 2009 viu o navio que estava ser invadido por piratas somalis e virou refém deles.
O experiente capitão sabia do risco que corria quando aceitou levar mantimentos até Omã - e isso o faria passando pela Somália - mas mesmo assim aceitou o desafio deixando em casa mais uma vez a esposa e o casal de filhos. Ele mesmo conta no início do livro que muitos de seus companheiros de profissão perderam as esposas para o Ricardão, ou seja , as longas ausências dos maridos em casa fazia com que as esposas arrumassem outros para colocarem em seu lugar. Contando isso ele aproveita para se declarar a sua esposa que sempre foi fiel e esteve ao seu lado, nunca reclamando e entendendo seus dias em alto mar.
Como toda história verídica, ficamos ainda mais impressionados durante o recorres da trajetória ao identificarmos que tudo aquilo acontece de verdade, a única coisa que me fez suspirar aliviada era saber que ele sobreviveu já que estava ali na contra capa do livro e o havia escrito.
Nas mãos dos piratas Richard come o pão que o diabo amassou, eles não tem qualquer pena dele, o maltratam e só querem saber de um dinheiro que ele não tem fora o do cofre que informa a eles.
O tempo todo, entre um capítulo e outro - e entre roermos as unhas! - temos os relatos do acontecido publicado nos principais meios de comunicação do mundo sobre o sequestro do capitão americano.
O livro é ótimo e a coragem do capitão arriscando sua vida para defender a dos demais é tocante.
Quero muito ler esse livro. Ainda mais por se tratar de uma história verídica contada pelo próprio cara.
ResponderExcluirAmei a resenha. Parabéns!
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirNossa, que história boa, hein? Adoro capitães heróis. Lembro logo do bom velhinho fofo do Titanic... *-* Vou ver se encontro esse pra comprar na Estante Virtual... *-* Resenha legal!
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijo
Ly
Excluirele é lançamento, comprei bem barato, por 19 reais na Saraiva!
beijos
Apesar de não ser fã de biografias, essa me interessou justamente por não parecer uma. Gostei muito da sua resenha e me fez lembrar um pouco de O Garoto no convés do John Boyne.
ResponderExcluirNao conhecia esse livro, gosto de livros que são reais parece que da uma emoção a mais nas historia.
ResponderExcluirxx
Olá Raffa!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mesmo sendo um tipo de biografia achei muito interessante!
Beijinhos
As Leituras da Mila
Imagino tudo que esse capitão passou nas mãos desses piratas, com certeza é uma leitura que nos deixa de coração na mão, mas é como voce disse, o que consola é saber que ele saiu vivo dessa historia, afinal ele mesmo está contando os fatos! Nâo conhecia esse livro, mas já gostei e com certeza vou ler! Adorei! :)
ResponderExcluirTenho certeza que iria chorar pelas pitangas com esse livro..mas deve ser bem interessante mesmo pelos piratas que não é mt comum essa pratica hj em dia mas que infelizmente existe.
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Amo biografias!!!!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro...mas vou anotar para não esquecer.
Amei a dica.Bj.