sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Menina que via filmes : A caça [Crítica]



Título original: Jagten
Título no Brasil : A caça
Direção : Thomas Vinteberg
Elenco : Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Annika Wedderkopp
Gênero : Drama
País : Dinamarca
Idioma  : Dinamarquês
Censura : 14 anos
Duração:  1h 46 min





Lucas ( Mads Mikkelsen, extraordinário!) é um homem com seus quarenta e poucos anos que  teve um casamentoe complicado e um divórcio mais difícil ainda, no qual perdeu a guarda de seu único  filho Marcus . Ele trabalha como professor de jardim de infância e mesmo morando sozinho com sua cadela Fanny e passando o tempo livre com os amigos de infância, todos ainda casados, parece ser um cara tranquilo e feliz.
Tudo em sua vida corre bem, ele começa a namorar a professora da escola que trabalha, seu filho resolver morar com ele...até que a filha de seu melhor amiga , a pequena Klara de 5 anos começa a aparecer por todas as partes da onde ele está e demonstra ter muito carinho pelo amigo do pai. O que nem imaginos, é que esse carinho todo, comum em crianças de todas as idades que escolhem um tio como preferido, vai terminar muito mal para Lucas.
A menina conta na escola após ficar com raiva dele por ele não ter correspondido a um presente que ela lhe dá e um estalinho na boca do professor, queele abusou dela! Fica bem claro para o espectador que em nenhum momento ocorreu isso de verdade, que não passa de invenção de uma criança que não gostou de ver que sua paixonite infantil não foi correspondida.

O que ninguém imagina é a proporção que a tal invenção vai destruir a vida do professor, a ponto dele ser demitido e da amizade com o pai da criança acabar totalmente. Nem o melhor amigo, nem a diretora da escola parecem acreditar em Lucas, afinal, como dizem o filme todo, criança não mente , mas descobrimos nesse filme que nem sempre crianças são sinceras, não sei até que ponto agem por maldade ou por inocência, mas KLara faz com que Lucas perca tudo e seja proibido de ver seu filho.
Para quem vê o filme, a angústia é gigante, tive raiva da criança, quis que Lucas batesse nela! Mesmo sabendo que não era o certo a se fazer, mas é a raiva que sentimos por ver tanta injustiça.

" A caça" é um excelente filme, sobre o como nem tudo que acreditamos é verdade e no como uma mentira pode acabar com a vida de alguém. É o famoso julgar antes da condenação, o julgar sem provas. Um filme com um show de atuação de todos os lados e com um final a altura!


 
P.S- Esse texto foi originalmente publicado na coluna " Pipoca Envenenada" do blog " As envenenadas pela maçã"  do qual também sou colunista. 

9 comentários:

  1. Oi, Raffa!

    Ainda não vi esse filme embora quisesse muito porque estou ainda com a impressão que tenho do Mads na série HANNIBAL que eu adooooooooooooro mas na qual não consigo curtir a atuação do Mads. Obviamente estou me sentindo meio podada pela atuação DIVINA do Anthony Hopkins... eu sei disso. Por outro lado, acho que o Mads fez alguma coisa no rosto... sei lá... tá parecendo uma exposição generalizada de enchimentos e botox no rosto... não sei. PEGUEI RAIVA... rs... Também devo admitir que ele está contracenando com Hugh que é espontaneamente carismático e um excelente ator... Vixe, como eu falo... aff... Sorry amiga! Belíssimo texto... eu adorei! Vou dar uma chance ao Mads por conta da sua resenha. ;)

    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse filme tem uma temática realmente forte. o_O
    Q criança sacana! Realmente concordo com vc q o Lucas devia dar umas belas de umas palmadas nessa menina.
    Nessas horas q e u acredito q tem gente q nasce mal, essa menina ta demonstrando isso.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raffa!
    Não vi esse filme, nem sabia da existência dele, mas a temática é bem forte.Esse negócio que criança não mente é invenção, criança mente sim!
    Até eu estou com vontade de bater nessa Klara, o menina ruim!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse filme...gostei bastante.Menininha do mal essa Klara,hein?!Tão pequena e tão cruel...valeu a dica.

    ResponderExcluir
  5. Mais um filme para assistir. Ainda não o conhecia, mas adorei a história.
    Janeiro que me espere!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito e já anotei o nome para assistir agora em 2014. Menina terrível essa Klara.

    ResponderExcluir
  7. Super pesado esse filme ... hj em dia não existe mais esse negocio de que criança não mente...mente sim e feio!!! o primo da minha meia-irmã no auge de seus 3 anos na época era um mentiroso nato..tive vontade de bater nesse menino cada vez que olhava pra cara dele!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que filme excelente, me fez lembrar de um livro que li recentemente chamado Segredos Revelados, onde uma criança faz isso com um amigo de seus pais, é uma historia terrível! E sabemos que na vida real tem crianças que fazem essas coisas, mentem, enganam...infelizmente isso é da indole da pessoa, que as vezes, mesmo com a melhor educação, não tem jeito! Adorei a dica do filme e vou assistir, com certeza! :)

    ResponderExcluir
  9. Nossa, esse filme parece ser muito bom! A angústia que toda essa situação gera nas pessoas que estão vendo deve ser enorme. Eu odeio injustiça em qualquer lugar e acho que vou acabar ficando muita brava com essa menina quando assistir esse filme (o que pretendo fazer). Mentir para colocar outra pessoa em uma péssima situação é algo intolerável para mim.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)