Conto de John Boyne
Editora : Cia das Letras
Número de págs: 10
Formato lido: e-book
aparelho : Ipad mini
Neste conto breve e melancólico, John Boyne (autor do best-seller O
menino do pijama listrado) acompanha o dia de folga de um jovem soldado
inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das
trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Enquanto relembra os natais da
infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a
sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá
vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado.
Fica um pouco complicado resenhar um conto de apenas 10 páginas, mas o que me fez querer ler, foram 2 fatores : o primeiro é que amei o filme " O menino do pijama listrado" apesar de até hoje vergonhosamente não ter lido o livro, o segundo foi o fato de ser Natal e eu ter pouco tempo entre uma confraternização familiar e outra e não querer parar um livro maior no meio.
Ainda teve o fator de que a editora disponibilizou o conto gratuitamente! Eu o baixei pela Amazon!
Bom, vamos a ele, não pensem que é um conto de Natal feliz, porque não o é, ambientado durante a Primeira Guerra Mundial um soldado tem seu dia de folga e é o tempo que tem para esquecer um pouco os horrores que está vivendo e relembrar momentos bons dessa época do ano, como pensar em ter esperança quando tudo a sua volta é somente morte ?
O conto é forte, não procura o sentimentalismo barato e acho que é bem a visão mesmo de um autor que narra com perfeição fatos sobre guerras, talvez porque seja um profundo conhecedor do tema.
De qualquer forma, é um conto bem bacana, rápido de ser lido mas longe de animador, é forte e por isso mesmo, perfeito para o que se pretende focar, palmas para John Boyne, espero muito em breve poder ler os demais livros desse autor.
Oi, Raffa!
ResponderExcluirEu também, vergonhosamente, ainda não li O Menino do Pijama Listrado e igualmente amei o filme. Não vou mentir, não conheço mesmo a produção literária do John mas quero muito conhecer. Pelo visto ele gosta mesmo dessa temática guerra. Gostei do seu texto, principalmente porque mesmo sendo um conto, uma história mais curtinha, você conseguiu criar um clima de mistério e vou correr pra conferir.
Um beeeeeeeeeeeeeijo
Raffa e Lilly, vocês precisam ler o livro "O Menino do Pijama Listrado" é lindo e eu chorei com a ingenuidade de uma criança diante dos acontecimentos e com a amizade dos garotos.
ExcluirEm se tratando de John Boyne, esse conto deve ser comovente e lindo também. Vou baixar agora mesmo para ler. Valeu a dica!
Aline, sua linda...
ExcluirEu vou ler sim... eu tenho em pdf, acredita? é que não gosto de ler no note... preciso do livro físico... rsrsrsrs =\ Obrigaaaaaaaada!
Beeeeeeeijo
Amo os livros do John Boyne, já li quase todos publicados aqui no Brasil (falta só Palácio de Inverno). Baixei esse conto e vou pegar pra ler hoje.
ResponderExcluirRaffa e Lilly realmente vcs precisam ler "O menino do pijama listrado" ,como a Aline eu também fiquei muito tocada e chorei muito também em ver e ingenuidade e doçura de um lado e a crueldade da guerra do outro.Quanto ao conto achei muito emocionante,forte.Gosto de leituras assim.Bj.
ResponderExcluirTambem não li "o menino do pijama listrado", apesar de ter adorado o filme.
ResponderExcluirNão esperava um conto com uma historia "feliz" desse autor, acho q ele não consegue escrever historias felizes. kkkkk
Vou baixar e conferir. ^^
Mesmo não sendo um conto feliz, eu quero ler, pois vindo de John Boyne, só pode ser perfeito! Eu li O menino do pijama listrado e fiquei emocionada com a historia, é linda demais, preciso ver o filme agora!
ResponderExcluirAinda não li o Menino do Pijama Listrado nem vi o filme..proximas aquisições de 2014!!!
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Eu só li "O menino do pijama listrado" do John Boyne até agora, mas gostei tanto que comprei mais dois livros dele para ler assim que puder. A narrativa dele é muito boa e o que mais me anima são que os livros dele sempre tem uma carga de elementos históricos muito grande.
ResponderExcluirEu também baixei esse conto e vou ler essa semana ainda. O mais legal é que durante a Primeira Guerra Mundial os soldados realmente deram uma parada com a guerra para comemorar o Natal. Estou ansiosa para ver como ele abordou esse assunto.