Autor : Richard Stengel
Editora Globo
Formato lido : e-book
Aparelho : Kindle
Número de págs : 141
Amo biografias, volta e meia quando estão em promoção compro de alguma personalidade que acredite que em breve terei interesse em ler, foi isso que aconteceu com essa de Nelson Mandela, morto recentemente aos 95 anos, quis saber mais do que julguei que soubesse sobre a vida do líder africano, e sinceramente senti ao final do livro lido que sabia muito pouco dele.
Narrado em tópicos pelo jornalista americano Richard Stengel, o livro é de fácil leitura, li em um dia e amei saber mais sobre a vida dele. Apesar de muitos trechos me incomodarem um pouco pois o jornalista esquece a imparcialidade e mais parece um fã de boyband que acompanha seu ídolo em uma turnê.
Mas como poderia culpá-lo por completo se pelos relatos que já ouvi Mandela tinha mesmo esse dom de cativar as pessoas a sua volta.
O homem que ficou preso 27 anos de sua vida porque lutava pelo apartheid da África do sul, que preferiu ajudar milhares de famílias a terem uma vida digna sem preconceito a se dedicar a sua, em um dos momentos mais fortes e marcantes do livro ele diz ao seu filho que não pode estar em casa ao lado dele dormindo porque milhares de outras crianças precisam dele.
Relatos de como foi circuncidado quando jovem e foi viver em uma tribo na qual isso era normal e se sentiu até sua morte fraco por ter sentido dor no momento da circuncisão, até o primeiro emprego que conseguiu, temos tudo no livro. O jornalista conta com detalhes a vida de Mandela pois esteve com o ex presidente durante um bom tempo, inclusive em viagens nas quais percebeu o como Mandela sempre mantém o porte, a calma e gosta de estar bem vestido nas ocasiões que iam.
Por mais que possa impressionar trechos nos quais ele conta que Mandela era generoso com seus filhos mas não com quem lhe servia como um garçom , o lado humano dele está presente o livro inteiro.
A vida de Mandela na prisão foi difícil , ele era constantemente agredido e muitas vezes o irritavam inventando mentiras sobre sua então esposa Winnie, a segunda mulher com quem se casou. De acordo com o livro ele foi casado 3 vezes, a primeira esposa com quem teve 4 filhos, Winnie que se separou no início da década de 90, quando se casou com a viúva do presidente moçambicano que ficou casado até sua morte agora em 2013.
O livro é muito bom, lançado antes da morte do líder que de várias formas quis unir seu país, e merecidamente foi ganhador do prêmio Nobel. Super recomendo!
Nossa Raffa!
ResponderExcluirEu admiro muito Mandela.Não gosto de biografias, mas acho que a dele é uma das poucas que valem a pena ler!
Vou procurar por esse livro e conhecer melhor a história desse grande homem!
Beijinhos
Parece mesmo uma leitura muito boa. Em se tratando de uma pessoa tão importante pro mundo é sempre legal saber um pouco mais da vida dele, de tudo que passou e sofreu na prisão e de tudo que representa pro mundo! Gostei da resenha Raffa, fiquei com vontade ler! :)
ResponderExcluirAmo biografias!!!Adorei sua resenha e vou deixar anotado para procurara e ler o mais rápido que puder.
ResponderExcluirMandela foi um grande homem,com toda humildade.Lerei com certeza.
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirMandelinha paz e amor... Gente, como morreram pessoas interessantes e/ou importantes esse ano! Vai logo embora 2013 antes que morra mais alguém! =P Já registrei aqui o quanto amo uma biografia e esse seu relato ficou muito legal. Sempre gosto da forma como você descreve as suas impressões com o livro... ;)
Beeeeeeeeeeeijo
Raffa, você é a rainha das biografias...já perdi as contas de quantas eu já vi aqui no seu blog...rs
ResponderExcluirNão sou fã de biografias, mas toda vez que leio você falando sobre eu fico com vontade de ler...rs
Não sou mt fã desse gênero de biografias mas gostei bastante dessa :)
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Não gosto de biografias,a única que li foi do Leonardo.
ResponderExcluirNão conhecia o Mandela muito bem,mas fiquei triste com sua morte.
Nunca me aventurei em uma biografia, apesar de sempre ter tido vontade. Acho q essa é minha oportunidade de começar a ler esse tipo de literatura com o pé direito. A historia desse grande homem é mais interessante q qualquer fantasia.
ResponderExcluirSimplesmente incrível.
Essa biografia deve ser o máximo!!!!!!!!!
ResponderExcluirQuero muito ler.