sábado, 11 de janeiro de 2014

Menina que via filmes: Frozen [Crítica]

Título Original: Frozen
Título no Brasil : Frozen - uma aventura congelante
Direção: Chris Buck, Jennifer Lee
Gênero : Animação
Estúdios Disney
Baseado na obra de Hans Cristian Andersen
Dublagem: Kristen Bell ( EUA) e Fabio Porchat ( Brasil)
Censura : Livre
Ano : 2013
Duração:  1h 42 min






 A caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mativessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.


 Há muito tempo que eu não assistia uma animação que me - desculpem o pleonasmo! - me animasse tanto!
Sexta a noite, o cinema lotado de crianças e seus pais estão todos de férias  e eu resolvo ir com o namorado na sessão lotada, o som ensurdecedor das crianças e seus pais disputando quem falava mais alto. Ok, crianças são assim, mas porque os pais gritam mais do que elas? Enfim, voltando ao que interessa, trailer com várias animações que vão estrear e então começa "Frozen". O silêncio se instala na sala, não há mais crianças pedindo a pipoca, irmãos brigando que o refrigerante de um veio mais do que do outro ou pais entediados mexendo no celular. Eu mesma paro, as cores, as história das irmãs, tudo me faz prestar atenção. 
Para começar as irmãs que no início do filme são crianças são fofas, logo descobrimos que são princesas e que a mais velha, Elsa, tem poderes de congelar tudo e todos. Sua irmã mais nova Anna adora acordá-la no meio da noite e pedir para lotar o imenso castelo de neve para que ela possa se divertir.
Até que um acidente acontece, os reis desesperados tentam salvar a vida da mais jovem a levando até a floresta onde vivem os trolls. Como se fosse amaldiçoada e sem conseguir controlar  seus poderes Elsa se sente culpada, seus pais também mudam a atitude com as meninas as trancam no castelo sem que uma possa falar com a outra.
 E é aí que Frozen me ganhou, as duas são princesas, mas não há maus tratos de madrastas, as duas não passam o dia falando com animais e nem só pensam em encontrar a outra metade da laranja. 
As duas me ganharam, mesmo presas no castelo elas crescem não sendo duas bobonas, o que foi mais um ponto positivo, ingênuas sim, mas bobinhas não.
O que achei too much foi uma certa morte,mas isso deixo para vocês descobrirem vendo o filme.
 Um belo dia o castelo é enfim reaberto, o povo empolgado quer ver as meninas de perto, Elsa será coroada rainha.
Nós presenciamos o medo que ela tem de que descubram seus poderes e vive de luvas e também vemos a alegria da irmã caçula em poder ter contato com pessoas de fora do palácio.
"Frozen" é típico da Disney em alguns pontos, a musicalidade está presente em quase todas as cenas, qualquer um do nada pode sair cantando, e confesso que queria ter visto legendado para ver Demi Lovato cantando " Let it go" mas nenhuma sala perto da onde moro estava passando.
Claro que temos o amor presente no filme, mas não é o foco principal, tanto que o final é surpreendente.
Não posso deixar de falar do personagem Olaf ( muito bem dublado na versão brazuca pelo ótimo Fabio Porchat!) , o boneco de neve que gosta de abraços quentinhos é uma das melhores coisas do filme, dá um tom de humor na medida certa ao sofrimento das irmãs. Ah sim, esqueci de citar que dada como uma pessoa amaldiçoada Elsa se isola mas nem imagina que congelou o país todo e ninguém aguenta mais viver esse frio intenso que não estavam acostumados.
 Lógico que temos os personagens mauzinhos, mas eles nem são tão maus assim, e logo se dão mal.
Divertido, colorido, e musical, Frozen é delicioso! Tão bom que quero ver novamente e já conto os dias para o lançamento em dvd para poder rever quando quiser ;)

 Vejam o trailer: 
 

8 comentários:

  1. Raffa,
    levei minha filha para assistir e me diverti muito. Realmente, uma lição de vida sobre o amor incondicional, não é mesmo!?
    É uma ótima pedida para as férias. E, com certeza, vou comprar para rever com minha princesa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!

    Louca pra ver... Acho que vou amanhã! Fico muito feliz que você tenha gostado.
    Não posso esquecer de te parabenizar pela aventura do cinema cheio de crianças e pais sem noção hahahaha Eu não tenho essa coragem de enfrentar essa turma... ;)

    Beeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci de dizer que eu sou uma grande fã da dublagem brasileira que raramente me decepciona e, sinceramente, só mete os pés pelas mãos quando permite que "famosos globais" se aventurem nessa arte.
      Acho a dublagem uma arte de muita utilidade. Por exemplo, sofro muito para comprar filmes pra minha mãe porque ela perdeu uma visão e precisa ver sempre dublado mas é difícil achar e ela não vai a cinemas. Sem contar nas crianças. Não sei você mas todo amor que adquiri pelo cinema foi quando criança e com filmes obviamente dublados. Hoje em dia eu sei, por exemplo, que eu não teria gostado tanto de Um Tira da Pesada se não fosse pela dublagem maravilhosa do Mario jorge... e por aí, vai! O nosso maravilhoso Orlando Drummond é o meu tudo... aaaaaaaaaaaaaaaamo demais! A pior dublagem que matou o filme ao meu ver e que eu comprei a animação só pq eu PRECISAVA ouvir a voz do personagem para apagar da minha mente a vergonha que tive no cinema dublado foi a do LUCIANO H no filme Enrolados... Aquilo sim, dá nos nervos... rs... Enfim, desculpe o desabafo mas é que eu to cansada de pseudo intelectuais falando mal da nossa dublagem só pra dizer que sabem inglês e eu acho isso nojento.
      Eu sei que não foi isso que você disse...rsrsrs Só estou aproveitando o espaço...

      Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijo

      Excluir
  3. Vi o trailer do Frozen esse final de semana quando fui ao cinema ver "O hobbit", fiquei completamente apaixonada. *-*
    Tudo q se passa no inverno acaba me ganhando. Acho q é pq vivo no nordeste e aqui é quente como o inferno o ano todo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk XD

    ResponderExcluir
  4. Quero muito levar meu filhote para assistir, vou fazer isso durante a semana, pois acho que vai ser mais tranquilo. Odeio shopping lotado.

    ResponderExcluir
  5. quem canta a música Let it Go no filme em inglês é a Idina Menzel, só nos créditos passa a versão da demi

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ver esse filme..mas muito mesmo...adorooo filminhos assim ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Está na lista de programas das férias...só falta ver se já está passando aqui perto de casa...fiquei "animada" !!!rsrsrs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)