Título no Brasil : 12 anos de escravidão
Baseado no livro de Solomon Northup
Elenco : Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Brad Pitt, Benedict Cumberbatch, Paul Dano
Ano > 2014
País : EUA
Idioma : Inglês
censura 14 anos
Duração : 2h 13 min
Esta história, baseada em fatos reais, apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt).
Não sei qual história me impressiona mais, se as que ouço dos campos de concentração durante a segunda guerra ou a das atrocidades que fizeram com os escravos.
Contada pelo próprio protagonista , " 12 anos de escravidão" merece cada uma das indicações ao Oscar desse ano. É uma história triste mas necessária de ser contada pois é tão absurda que preferia acreditar que fosse invenção de algum escritor lunático.
Solomon ( Chiwetel) é um escravo liberto que vive feliz com sua esposa e um casal de filhos, a esposa se prepara para trabalhar como doméstica em uma casa em outra cidade, enquanto ele toca violino profissionalmente.
O que ele jamais poderia imaginar é que seria enganado por uma dupla de trambiqueiros que com a promessa de trabalho lhe sequestrariam , inventariam um nome para ele e o venderiam como escravo.
Daí para frente o filme tem aquelas cenas de tortura que me fizeram fechar os olhos mas não posso deixar de citar a maravilhosa direção de McQueen e a atuação de Chiwetel, parece que estamos dentro da tela, e o filme não tinha nada de 3D. É realismo puro, é de dar nó no estômago e se perguntar como pode ter gente tão cruel?
Na tentativa frustrada de provar quem é, quanto mais ele diz a verdade mais sofre e isso passa para o espectador .
Vendido para duas fazendas diferentes, ele come o pão que o diabo amassou durante os 12 anos do título , as atuações de Michael Fassbender - merecidamente indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante - e da também escrava maltratada e estuprada pelo senhor interpretada pela atriz Lupita N´yongo. Os dois dão um show ao lado de Chiwetel .
Cenas fortes mas reais, direção impecável e um final que leva as lágrimas dão o resultado desse filme com 9 indicações ao prêmio desse ano e favorito em algumas categorias.
Como produtor do filme, Brad Pitt faz uma ponta de luxo como o advogado que vai conseguir provar que Solomon não é um escravo.
Emocionante do início ao fim, o filme nos faz pensar o como um povo já sofreu tanto e o como demoraram para abolir a escravidão. Um absurdo de nossa história.
Vale a pena ser visto.
Já vi tantos comentários positivos com relação a esse filme que minha vontade de assistir só aumenta a cada dia!!!
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Esse filme está nas minhas prioridades,assim que chegar aqui.
ResponderExcluirDepois da sua resenha não tem nada mais pra ser dito sobre esse filme.
Sua resenha ficou forte mas muito emocionante.Parabéns.
Quero muito assistir!!! Adorei a crítica.
ResponderExcluir