domingo, 16 de fevereiro de 2014

[Resenha] O apanhador no campo de centeio

Título Original : The catcher in the rye
Título no Brasil : O apanhador no campo de centeio
Autor : J.D Salinger
Formato lido : e-book
Aparelho : Ipad
Número de págs : 316








Ler " O apanhador no campo centeio" era uma das coisas que precisava fazer antes de morrer. Não que eu vá morrer agora mas eu tinha muita vontade e sempre sabe-se lá porque, o deixava para depois.
O livro físico estava caríssimo na livraria, optei pelo digital e não o li em poucos dias mas quando terminei fiquei na dúvida porque mesmo esse livro é tão famoso?
Duas coisas me fizeram lê-lo agora, o documentário que havia visto no cinema sobre a vida do recluso autor e a chance de lê-lo digital.
Vivi por uma semana acompanhada dos pensamentos do adolescente Holden Caufield, queria saber o que ele tinha de especial que conquistou milhões de leitores e também porque sua história criada por Salinger influenciou assassinos ao redor do mundo - sendo o mais famoso deles o louco que matou John Lennon.
Foi então que me deparei com um menino de 17 anos que tinha uma vida boa em NY com seus pais e a irmã mais nova. Após ser expulso do internato onde estudava, pois só passava em inglês ele não quer ver os pais antes de encontrar algumas pessoas e conversar pois sabe que tomará uma bela bronca deles.
Com isso ele procura primeiro um antigo professor que está bem velho e o trata bem, mesmo ele tendo horror da velhice e não demonstrando nenhum carinho por ninguém que não seja sua irmãzinha.
Em sua viagem de um final de semana , acredito que " para se encontrar" ele se perde mais ainda, bebe muito, fuma muito mas não consegue perder a virgindade que o atormenta tanto porque não se sente pronto para isso mas tem medo de admitir. Ele mesmo se chama de covarde, diz que nunca chamou muito a atenção das mulheres e que não culpa as ex namoradas de não terem transado com ele porque nunca insistiu muito.
Diante de todas as dúvidas e angústias que se encontram em sua mente ele sofre na frente do leitor com perguntas que não encontra respostas e que todos sabem que a fase da adolescência é complicada e nem sempre a mais bacana da vida.
Lendo artigos sobre o livro descobri que a história do menino atormentado foi um divisor de águas na sociedade, pois antes dele não se tratava a adolescência como deveria ser tratada, era somente uma continuação rápida para pularmos para vida de adulto.
Não faz sentido para mim ou para mais novos não saber disso antes de ler o livro, porque aí podemos entender porque mesmo esse livro é tão famoso e o fato de seu autor ter sumido da mídia após o grande sucesso também alavancou ainda mais as vendas.

Um livro para se ter lido com certeza até para tirar sua própria conclusão, mas se não fosse o documentário ou as explicações de artigos sobre ele teria passado despercebido. 

3 comentários:

  1. Realmente Raffa! Não tinha interesse nenhum em ler esse livro, embora ele fosse famoso. Mas agora com suas observações sobre o por que dele ser tão comentado me despertou um interesse pela leitura.
    Você sempre nos destaca pontos importantes e interessantes.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Com esse nome e essa capa nunca entendi o pq dele ser tão falado,achei que o roteiro não tem nada a ver com a capa e nem o nome,mas é bem interessante e pra mim se não fosse você ,ele iria passar despercebido.Bj.

    ResponderExcluir
  3. Ainda assim não me interessei por ele =S acjei até a capa bonitinha mas não passa disso =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)