sexta-feira, 7 de março de 2014

A menina viajou : Curitiba - Carnaval 2014

Todo mundo que me conhece sabe que apesar de morar no Rio não curto praia. Biquíni é um artigo não pertencente ao meu guarda roupa e para completar gosto mesmo é do friozinho.
Nesse Carnaval optei por conhecer com o namorado Curitiba, uma delícia de cidade, onde abaixo apresento algumas fotos e relatos que vivi nesses 4 dias apaixonantes nesse lugar mágico.
Parabéns aos Curitibanos por morarem em uma cidade tão bem cuidada e linda! Vamos aos relatos e claro..MUITA FOTO ;) 


Em Curitiba a gente descobre que o aeroporto de lá não fica nem lá, mas sim em São José dos Pinhais, adorei o aero, mas curti o mais na volta!

A cidade - na verdade o Centro foi o primeiro local que conheci - é toda arborizada e o clima de 20 graus para mim que vim de 40 do Rio deixou tudo ainda melhor para passearmos a vontade esses dias.
Adorei o " Bondinho da Leitura" onde dentro as crianças podem ler livros que foram doados pela prefeitura, claro que valeu para muitas fotos nossas em frente dele.

Pode parecer besteira para quem é da cidade, mas para mim que amo livrarias e quando sinto o cheiro do livro parece a nave mãe me chamando de volta para casa, sempre quis conhecer essa. Vi muitas espalhadas pela cidade e claro que comprei um livro nela, qual livro? " Contos da Seleção" da Kiera Cass, lançado pela Editora Seguinte que em breve terá resenha por aqui ;) 


Muita coisa pelo centro da cidade é interessante, conheci a Catedral Basília Nossa Senhora da Luz dos Pinhais , na Praça Tiradentes, onde saem os bus que vocês podem ver na foto acima. Super vale a pena pagar R$ 29 pelo passeio, você pode usar durante 1 ano e tem direito a 5 embarques no bus em qualquer ponto , e olha que são 25!

Andando pelo Centro conheci  o Paço Imperial SESC  mas só pelo lado de fora, o segurança informou que ele estava fechado até quarta, uma pena, o lugar parecia ser lindo dentro :(
Um dos lugares que sempre babei nas fotos de todo mundo e era louca para conhecer era o Jardim Botânico , logo no estacionamento já dava para ver aquele arco imenso e depois o imenso palácio de cristal com árvores dentro, lindo demais!
Para meu azar a câmera resolveu me deixar na mão, tive que optar por tirar fotos do celular e nos outros dias do Ipad.
Mas acho que dá para ver o como o espaço é lindo, tinham muitas grávidas tirando foto para álbuns de família, noivos tirando fotos com fotógrafo profissional, o clima de lá é aquela coisa que dá vontade de sair posando, sabe-se lá para quem, uma coisa baixando a Madonna, você olha um canto lindo e " Strike a pose", Vogue feelings ;) 
O dia azul com o sol tinindo também ajudou muito nosso passeio, apesar da previsão ter dito que choveria todos os dias do Carnaval em Curitiba, não abri  o guarda-chuva nenhuma vez!
Conheci o Memorial do Holocausto, mas infelizmente durante todo o trajeto não era permitido fotos, mas posso dizer que a visita que é pré agendada e guiada nos domingos pela manhã é muito especial. Conhecemos muita coisa sobre os judeus, sobre a história deles durante a Segunda Guerra e vimos documentos e objetos que pertenceram aos sobreviventes.
Uma aula sobre o tema, a visita é gratuita. Abaixo segue um poema que tinha na parede do local e que achei bacana divulgar!


Resistência / Haim Guri
Resistiu quem conseguiu um pedaço de pão.
Resistiu quem deu aula às ocultas.
Resistiu quem escreveu e distribuiu um jornal clandestino, advertindo e pondo fim às ilusões.
Resistiu quem introduziu secretamente um Sefer Torá.
Resisitiu quem falsificou documentos “arianos” que salvaram vidas.
Resistiu quem conduziu os perseguidos de uma terra a outra.
Resisitiu quem descreveu os acontecimentos e enterrou o papel.
Resistiu quem ajudou aos mais necessitados ainda.
Resistiu quem pronunciou as palavras que trouxeram seu próprio fim.
Resistiu quem se ergueu com mãos nuas contra seus assassinos.
Resistiu quem transmitiu mensagens entre os sitiados, e conseguiu trazer instruções e algumas armas.
Resistiu quem sobreviveu.
Resistiu quem combateu armado nas ruas das cidades, nas montanhas e florestas.
Resistiu quem se revoltou nos campos de extermínio.
Resistiu quem se rebelou nos guetos, entre os muros caídos,
na revolta mais destituída de esperança que algum ser humano jamais vivenciou.
Também conhecemos o Shopping Mueller onde está tendo uma expo muito bacana de sapatos!
Fiquei encantada quando vi a bota da Cher e a sapatilha que era de Bayshinikov, ambos devidamente autografados!
Visitar o Museu do Oscar Niemeyer  também foi um momento especial, do lado de fora aquele gigante olho com suporte amarelo . Do lado de dentro algumas obras de arte de gosto duvidoso, onde o que me encantou mais foi ver as maquetes do falecido mestre da arquitetura!

Em seguida aproveitamos o bus tour e fomos para a Ópera de Arame.
Eu esperava bem mais do lugar, até porque estava fechado, o que valeu a pena foi a loja de souvernirs, onde comprei um boneco do Batman ( chaveiro) que amo...mas o local mesmo, estava descascado e sem podermos entrar #fail














De táxi fomos até o Memorial Ucraniano ,  sério, é a coisa mais linda, todo florido, com construções de madeira e uma igreja no meio, o memorial vale a pena ser visitado. A Ucrânia está em nossos noticiários por motivos tristes, mais um motivo para conhecermos ainda mais desse país que só por esse lugar maravilhoso já imagino que seja muito especial.
Lá conheci as pessankas, uma espécie de ovo com vários significados como amor, fé, família etc


















Tirei muitas fotos, pena que não posso postar todas aqui #chateada



Depois foi a vez de conhecer o Parque Barigui, que me lembrou a Lagoa no Rio de Janeiro. Cercado de casas luxuosas, caminhamos por dentro do parque que é lindo e sem sujeira, o que sempre impressiona para quem vem do Rio de Janeiro. Muitos adolescentes fumavam narguilé ( acho que é assim que escreve rs) e bebiam cerveja, mas era aquele clima de parque, com toalha estendida e depois vi colocarem tudo nas lixeiras . Um local bem bonito, mas alguns amiguinhos voavam nas bicicletas, então recomendo tomarem cuidado.















Tinha ouvido também falarem muito bem do Park Shopping Barigui, logo no primeiro andar conheci o banheiro teen, bem bacana passando clips da Britney e da Beyonce e todo em rosa, com direito a absorventes teen, e outras coisitas que as teenagers amam como balas e pirulitos o espaço é super bem pensado!
Adorei rodar aquele shopping imenso.
Mas a noite ainda conheceria mais um : jantamos no Shopping Curitiba onde demos uma rápida volta e comemos no 50´s. 
Mas basta dizer que a amada Livraria Cultura  fica lá!


Livraria Cultura é para surtar, não consigo sair de lá sem gastar nada! Como lidar?
Com três  andares, gastei boa parte do tempo que tinha para ver a livraria de pertinho, mesmo tendo aqui no Rio. Me agarrei no Zeki - vocês vão conhecê-lo ao lado! -  cheirei muito livro e bati muitas fotos.




Mais fotos do que curti em Curitiba! Conheci o Shopping Palladium onde fui ver 2 filmes, as salas são espaçosas e o atendimento do pessoal é um plus! A loja acima é de souvenir, a Leve Curitiba!  ideal para aquele presente para os pais, para a amiga querida, etc

Lojinha que super recomendo é a Canecaria , como colecionadora me encantei logo com a loja que no Palladium estava fechada por ser carnaval, mas o namorado me presenteou com uma linda com o Darth Vader <3!


Vocês podem comprar on line também , vejam o site deles ! 


Outro link importante é do bus tour da cidade, se quiserem saber mais sobre o serviço, cliquem aqui


Espero que tenham gostado da postagem :) 

3 comentários:

  1. Raffa, adorei as dicas dos passeios. Achei muito fofo o Bondinho da Leitura...
    Sempre que vejo aquela foto do Jardim Botânico fico babando, eu já queria ir em Curitiba e depois das dicas e das fotos então.... Gostei bastante das canecas e curtir de verdade as fotos das livrarias. Pelas fotos dá para notar que a cidade é super linda, limpa e cuidada, tem muito verde, mas o frio é o que me preocupa rsrsrs sofri no Rio a noite por conta da temperatura, já que 20º pra mim é congelante...
    Adorei tudo!

    ResponderExcluir
  2. Amei sua postagem!!!!Curitiba é mesmo como dizem,uma cidade de primeiro mundo,com temperatura de 20 graus..é a glória!!!!
    Gostei muito das suas canecas,lindas!!
    As fotos ficaram ótimas,amei o Jardim Botânico,a Ópera de Arame e o Memorial Ucraniano.

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Que lindooooooooooo! Sou doida para conhecer Curitiba!
    Adorei seu post bem detalhado, nos informando pelos lugares que passou! Invejinha branca...hehehehehe
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)