Título no Brasil : Clube de Compras Dallas
Direção : Jean-Marc Vallé
Elenco : Matthew McConaughey, Jared Leto, Jennifer Garner
Ano : 2014
País : EUA
Censura : 16 anos
Duração : 1h 57 min
Em 1986, o eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é diagnosticado com AIDS e logo começa uma batalha contra a indústria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México...
Alguns filmes são tão fortes que a gente não quer lembrar que são reais, ou que já foram.
Peguei a época em que a AIDS era um imenso ponto de interrogação, lembro mesmo sendo muito pequena que as pessoas não tinham muita certeza como se pegava a doença e sempre era creditada a homossexuais.
Quando me deparei com esse filme, não sabia quase nada da história, mas aos poucos fui reconhecendo ali coisas que li ou lembro da época.
O ano era 1986, só se falava na doença e o cowboy Ron ( Matthew McConaughey que deve levar o Oscar com louvor! ) leva uma vida sem regras, ele é eletricista mas curte na horas vagas apostar em rodeios, e participar até mesmo de alguns deles, onde cheira todas, dorme com muitas e bebe mais ainda.
Sem nada que lhe prenda e sempre devendo grana a alguém, ele acaba indo parar no hospital onde lhe informam que ele tem o vírus da Aids.
Sem acreditar e com a graciosidade de um elefante ele xinga a todos e diz que não é gay para ter a doença.
A médica interpretada por Jennifer Garner tenta acalmar o moço mas de nada consegue, ele sai chutando tudo e diz que não vai voltar que estão errados.
Começa aí o drama do personagem - lembrando mais uma vez que trata-se de uma história verídica! - na luta pela vida ele vai tentar de tudo, até contrabandear a droga AZT que era a única conhecida na época.
Do machão que não sentia amor pela vida ao homem que definha na nossa frente e luta para uma sobre vida, a atuação de Matthew é para glorificar de pé.
Fico impressionada como esse ator que só fazia papéis bobos se transformou nesse ator espetacular de hoje em dia.
Voltando ao filme, que fica ainda mais ágil quando ele conhece Rayon ( Jared Leto) um travesti que tem também o vírus e que se junta a ele para sobreviverem.
Na busca pela cura, Ron vai a vários países, mas ´´e no México que encontra drogas que o fazem ter a brilhante ideia de fundar o Clube de Compras Dallas onde pessoas que tenham o vírus podem comprar o remédio.
Infelizmente o que acontece daí para frente vai nos fazer sentir raiva do governo americano e da indústrias de remédios.
Um relato emocionante sobre dois caras que tentaram vencer a doença.
Leto deve ganhar o Oscar de coadjuvante, merece!
Também me lembro bem dessa época da aids explodindo e ninguém sabia direito de onde vinha,só se sabia que não tinha cura...enfim...Um filme forte,emocionante .
ResponderExcluirGostei bastante da sua resenha e estou de olho pra ver quando chega aqui quero muito assistir esse filme.
Nossa Raffa!
ResponderExcluirEsse filme deve ser emocionante. Eu era pequena quando teve o bom do vírus da aids, onde ninguém sabia como se pegava, como ele afetava o organismo, mas infelizmente até hoje essa doença não tem cura, mesmo com a medicina tão avançada.
Fiquei curiosa para conhecer a interpretação magnífica do Matthew.
Beijos
As Leituras da Mila