sábado, 22 de março de 2014

Menina que via filmes : Memórias de Salinger [Crítica ]

Título Original : Salinger
Título no Brasil : Memórias de Salinger
Direção : Shane Salermo
Baseado no livro de mesmo nome
Elenco : Philip Seymour Hoffman, John Cusack, Danny De Vitto, Edward Norton
Gênero : Documentário
Ano : 2013
País : EUA
Idioma : Inglês
Censura : 10 anos
Duração : 2h







Após escrever a obra-prima "O Apanhador no Campo de Centeio", J. D. Salinger decidiu não publicar mais livros. Este homem recluso sumiu dos holofotes, não deu notícias durante quarenta anos. O autor teria ficado particularmente perturbado pelo fato de três assassinos terem usado o seu livro como justificativa de seus crimes. O documentário tenta investigar os motivos de seu comportamento, e quais obras ele teria escrito durante o isolamento.





Apesar dos inúmeros trailers que passaram nos cinemas do Rio de Janeiro, "Memórias de Salinger"  somente passou em dois cinemas da cidade e somente por uma semana, muito provável que o tenha acontecido por dois motivos : o primeiro deles, poucas pessoas ligam o nome dele ao famoso livro no país, muitos já ouviram falar do clássico O apanhador no campo de centeio mas somente algumas pessoas o leram . O segundo fator é que ele estreou quando filmes da safra do Oscar lotavam as salas da cidade.
Lamentável que um bom documentário tenha tido tão pouca aceitação , pois Salinger foi um escritor digno de suas biografias, um homem cheio de mistérios e de manias que conhecemos ao longo do filme.
Não somente por seu livro ter se tornado um clássico mas também porque assassinos - cito como o mais famoso deles o de John Lennon - quando interrogados disseram ter se inspirado no livro para agirem daquela forma.
Por mais que seja invenção da cabeça de malucos, com essas declarações o livro continua sendo muito vendido e não tão fácil de encontrar no Brasil por exemplo onde é mais fácil encontrarmos em inglês no formato e-book ou em sebos.
No documentário em questão muitos atores contam sua experiência com o  livro, atores famosos como o recém falecido Philip Seymour Hoffman ou veteranos como Danny De Vitto nos mostram o como foi o contato deles com a leitura do então polêmico livro.
Vemos também autores - o também recém falecido Tom Wolfe! - contando o como o livro mudou suas vidas e o modo de pensar.
Avesso a todas as badalações ao redor do livro, Salinger optou por viver como anônimo, longe de tudo e todos e lançando alguns livros depois com outro nome.
Não há entrevistas com ele que faleceu em 27 de janeiro de 2010 com 91 anos, há somente imagens captadas por fotógrafos dele deixando os Correios e dele entrando em um carro.
Salinger serviu na Segunda Guerra Mundial , de origem judia ele lutou no exército americano e voltou com muitas ideias, dentre as quais escreveu o livro em 1951.
Recluso mesmo após o sucesso, teve relacionamentos conturbados com sua esposa e uma amante, Joyce Maynard que aparece no filme. 
EDWARD NORTON 

TOM WOLFE

SALINGER

O filme passa por muitas fases da vida de Salinger! Interessante ler o livro antes e depois conhecer um pouco mais do autor.
Vale muito a pena ser visto!


3 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade de ler "o apanhador no campo de centeio" principalmente por conta de todos esses assassinatos "inspirados" nele. Não sei onde esses malucos viram motivos para matar pessoas nesse livro, mas doido não da pra contrariar. Kkkkk
    Vou conferir o documentário. ;)

    ResponderExcluir
  2. Quando li a resenha do livro O apanhador no campo de centeio,já fiquei curiosa pelos dois,vou procurar o livro porque o filme ,pelo jeito o filme eu só vou conseguir verem DVD.Tá anotadinha a dica,valeu.

    ResponderExcluir
  3. Olá Raffa!
    Não sei se veria esse filme,mas gostei bastante de sua crítica, quem sabe dê uma oportunidade!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)