Título no Brasil : A invenção das asas
Autora : Sue Monk Kidd
Editora : Paralela
Número de págs : 324
Quando um livro te prende de tal forma que você para de ler mas continua pensando nele, já vale a pena. No meu caso, mesmo já tendo lido muitos livros até mesmo com histórias verídicas sobre o tema de escravatura, esse me ganhou por muitas razões e pareceu tão verdade que por alguns momentos sofria junto com as personagens.
O livro que começa em novembro de 1803 com a menina de 11 anos Sarah ganhando uma escrava _ Encrenca - de aniversário para ser sua companhia . Contra a escravatura a menina se nega mas logo seus pais a proíbem de negar o presente. Em casa onde sua mãe teve muitos filhos, sobra pouco tempo para Sarah, que tem como obrigação costurar, tocar piano e ter todas as prendas para ser uma boa esposa.
Com cada capítulo narrado uma vez por Sarah e outra por Encrenca o livro ganha facilmente o leitor mas como o tema é delicado também sofremos quando a mãe de Encrena ou ela mesma sofrem nas mãos da mãe de Sarah, que diga-se de passagem não tem nada de boazinha.
Entre uma vida infeliz de escravo e uma vida infeliz de uma pessoa livre a autora nos mostra como nem sempre a felicidade dos livres é garantida, Sarah é exageradamente azarada no campo do amor.
Apesar de ser uma boa pessoa, ela recua quando vê que seus esforços de se tornar jurista como seu pai e seu irmão não dariam em nada.
Acompanhamos o crescimento das duas até os trinta e poucos anos, onde não se casar depois dos dezoito anos já era considerada velha.
Vibramos e lamentamos com as duas que aprendem que a vida é dura em diversos aspectos e palmas para autora que cria um cenário intenso mas com justificativas para amizade e rancor que cresce entre as duas.
Com vidas diferentes mas ligadas por uma casa , Encrenca e Sarah são contagiantes, não pela alegria mas pelo jeito que nos faz querer saber a todo tempo o que irá acontecer com elas.
Um livro maravilhoso do início ao fim.
Nunca li nenhum livro com este tema. Gostei da resenha, pois falou um pouco do livro mas sem dar spoiler. Achei bastante interessante também o fato de a autora alternar entre os pontos de vista das duas personagens, Sarah e Encrenca (fiquei imaginando a motivação para esse nome). Me deixou curiosa para conhecer mais a história!
ResponderExcluirOlá Lys
ExcluirO livro é lindo e mágico, um tanto triste mas as duas tem uma força linda, vale a pena ler! Beijos
Oi Raffa,
ResponderExcluirVi algo sobre esse livro hoje e fiquei curiosa, a resenha está maravilhosa e eu simplesmente adorei o nome da personagem "Encrenca", é sempre bom saber o ponto de vista dos principais personagens de um livro, ainda mais se esse livro prende a atenção do inicio ao fim
Olá Raffa.
ResponderExcluirNossa ganhar de presente uma escrava? Que coisa!
Nunca li esse livro e nem tinha ouvido falar dele, mas achei interessante.
MARAVILHOSA RESENHA!
Beijos
As Leituras da Mila