Autora : Janda Montenegro
Editora: Ibis Libris
Número de págs: 79
Tenho um certo desconforto em ler livros com esse tema. No livro " Antes do 174" a autora Janda Montenegro entra a fundo na cabeça de Sandro Barbosa, que como muitos sabem escapou ileso da chacina da Candelária mas anos depois sequestrou um ônibus no bairro do Jardim Botânico e acabou matando uma professora inocente.
A autora imagina o que se passou na cabeça dele antes do fatídico dia, é certo que Sandro teve poucas chances na vida, mas como no filme " Um dia de fúria" com Michael Douglas, ela imagina ele saindo da favela e vendo todas as diferenças sociais que atingem nossa sociedade. Por mais que eu como leitora saiba que a diferença social e todo nossos erros do passado quando foi assinada a abolição mas não se deu nenhuma chance de educação e melhoria para os negros ou se preferirem afro - brasileiros, eu não consigo como cidadã desse país sentir pena e por vezes me sinto um monstro sem coração.
Durante a leitura me perguntei diversas vezes onde foi parar a pessoa boa que acreditava ser , aquela que ainda via esperança no ser humano recuperado das ruas ? Acredito que ela tenha morrido em algum lugar entre a minha infância e afase adulta de hoje depois de já ser parte do cotidiano presenciar em todos os meios de comunicação roubos e assassinatos. Chega a não ser mais novidade.
Mas aonde está o nosso erro como cidadão de bem? Tirar a culpa de Sandro, por mais que tenhamos consciência de que o mundo em que viveu lhe tirou toda a esperança e assaltar era o único caminho que ele via pela frente não me parece correto. Mas onde mesmo foi parar o que é certo e o que é errado em uma sociedade onde eu bato palmas quando amarram um menor de idade no poste porque cansei de ver eles sendo soltos depois de derrubarem idosos no bairro onde moro e sairem ilesos por não terem mais de 18 anos.
Com o livro da Janda, me perguntei diversas vezes como ela conseguiu ver com outros olhos o Sandro, se a conheço e sei que ela não foi criada como ele?
Falta no outro o olhar? Falta compaixão? Não sei, terminei o livro intrigada, não sei se ainda acredito em uma sociedade melhor , não vejo mais este como o país do futuro, mas certamente o livro nos leva para um julgamento, dentro de nosso ser, até onde ainda temos esperança, e até onde Sandro não tinha mesmo outro rumo a tomar?
Também penso como você, Raffa. Existem pessoas que não se arrependem da maldade que fazem. As notícias só nos mostram cada dia mais violência e os valores há muito tempo já não existem mais,
ResponderExcluirÉ cada um por si e Deus por todos!
Mas fiquei intrigada em ler esse livro. Valeu!
Nossa eu não sabia da existência deste livro! É uma história muito forte! Com certeza eu vou ler porque acho que o livro dá mais detalhes da história do que o filme. Já que você leu a história deste acontecimento eu recomendo que você assista o filme "A última parada 174".
ResponderExcluirBeijoa
Oi!
ResponderExcluirEsse nao é exatamente o tipo de livro que leria sem ver uma resenha, mas voce completamente me vendeu ele!
Quero dar uma chance e ver o que eu acho =)
Adorei o blog, estou te seguindo!
Adoro essa TAG!
É bem legal mesmo!!!
Adorei suas respostas =)
Beijos,
Carolina's Books Blog
Uma livro forte,tenso...Não sabia que existia um livro sobre essa história,eu assisti o filme e recomendo,eu não acho que eles são "vítimas da sociedade",acho que talvez por problemas pessoais e familiares eles se julguem no direito de "ter " sem ter que se esforçar,chances tem para todos é só correr atrás e o Sandro poderia ter tomado outro rumo pra vida dele.
ResponderExcluirOi Raffa
ResponderExcluirO livro parece ser bem tenso e no momento não sei se iria ler, estou mais para romance, algo mais leve...hehehehe
Mas será uma boa pedida para quando voltar a ler livros fortes
Beijos