terça-feira, 27 de maio de 2014

[Resenha] Marlon Brando - A face sombria da beleza da @edobjetiva

Título Original: Un si beau monstre
Título no Brasil: Marlon Brando - a face sombria da beleza
Autor : François Forestier
Editora Objetiva
Número de págs: 195
ISBN : 978-85-390-0558-1






Marlon Brando sempre fez parte de minha vida. Com um pai cinéfilo seria impossível não conhecer o gigante do cinema que fez filmes como " Uma rua chamada pecado", " O selvagem" e  "O último tango em Paris". Mas foi como Don Corleone, o mafioso de bochechas caídas que Brando marcou gerações - inclusive a minha - na saga " O poderoso chefão", filme esse que em formato de trilogia é visto até hoje por muitos. 
Ao me deparar com a biografia dele vi que pouco sabia da vida do mito. Sabia que ele morrera gordo, bem acima do peso, que tinha feito papéis um pouco bizarros como o de " A ilha de Dr. Moreau" e que havia recusado um Oscar enviando uma índia.
Ao ler " Marlon Brando - a face sombria da beleza" me deparei com uma história que nem meus pais conheciam da vida dele. Brando teve pais complicados, o pai que tinha seu mesmo nome ( Brando Pai) não era carinhoso, traía a mãe o tempo todo. Sua mãe, Dodie, era uma alcoólatra que ao sofrer com as traições pagava na mesma moeda dormindo com estranhos e tendo o filho vergonhosamente lhe buscando ao amanhecer na cama destes.
Marlon começou na carreira como quem não queria nada, parecia que seu interesse maior era dormir com o máximo de mulheres que pudesse e não se prender em nenhuma. Por vezes, o astro oscilava de humor e mesmo comparado a gigantes como Laurence Olivier desdenhava de papéis bons e se portava como um idiota para quem o quisesse aturar . Impressionada fiquei ao saber da história de Vivien Leigh, nossa eterna Scarlet O´Hara de " E o vento levou..." que tão bonita quanto maluca era casada com Olivier mas o traía com meio mundo. Inclusive com Brando, durante as filmagens de " Uma rua chamada pecado" ( traduzido no livro como " Um bonde chamado desejo" mas no Brasil nunca teve esse nome!).

Instável, galanteador e muito talentoso , Brando era necessário e por isso os diretores lhe aturavam . O rosto perfeito, o corpo - que aos poucos foi ficando arredondado - do início e seu jeito bad boy agradava todos os sexos e para minha surpresa o galã topava tudo , ou seja, homens e mulheres tinham vez com ele.
Do auge do sucesso ao fracasso na carreira, dos galanteios sem preocupação aos casamentos com brigas homéricas judiciais o autor entra a fundo no mundo que Brando sempre quis esconder da imprensa, aliás tinha com ela uma péssima relação.
O que notamos é que do tamanho do talento do moço era seu ímã para problemas e tragédias, muitas de suas conquistas morreram tragicamente e isso incluí seus filhos que tiveram fins jovens. 

Brando contado a fundo, para quem é fã do ator é um prato cheio. E para quem não conhece nada dele, corra para ver todos os filmes e volte para esse livro, com certeza você vai se encantar com ele e querer saber tudo sobre a vida do falecido mestre do cinema. 
* Marlon Brando morreu no dia 01º de julho de 2004 aos 80 anos em sua casa de insuficiência respiratória.

6 comentários:

  1. Nossa, essa biografia é surpreendente!
    Fiquei chocada ;)

    ResponderExcluir
  2. É impressão minha ou ele mais novo lembra um pc o ator que faz o filme A Culpa é das Estrelas? adorooo biografias e a dele deve ser interessante e surpreendente!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Raffa!
    Não sou muito fã de biografias, mas quem sabe um dia dê a oportunidade de conhecer um pouco melhor esse excelente ator.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Marlon Brando realmente foi um ator de muito sucesso, sua biografia parece bem interessante! Fiquei com vontade ler! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raffa!!!
    Sempre amei e sempre amarei... Fico triste quando alguém se entrega assim... Vou comprar esse livro com certeza... porque tudo tem um porquê e só os grandes têm tantos problemas... as pessoas rasas não se envolvem a ponto de ter problemas... ;)
    Amei seu texto...
    beeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  6. Bom, não é o tipo de biografia que eu leria, mas há quem goste.

    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)