sábado, 7 de junho de 2014

Menina que via filmes : A culpa é das estrelas [Crítica]

Título Original : The fault in Our Stars
Título no Brasil : A culpa é das estrelas
Baseado no livro de John Green
Direção : Josh Boone
Elenco : Shailene Woodley, Ansel Egort, Laura Dern, Sam Tramell, William Dafoe
Ano : 2014
Gênero : Drama
País : EUA
Idioma : Inglês
Duração : 2h 5 min
Censura : 12 anos



Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.







E de repente aquele livro que já lemos mais de um milhão de vezes, aquele em que muitos  descobriram o John Green, o que fez vender mais Kleenex no mundo...vira filme! E você conta os dias para a estreia porque afinal seus personagens fofos estarão lá na telona, ganharão um rosto que pode ser diferente daquele que você deu a eles, mas o que importa? John Green aprovou, você como fã deve gostar.
O dia chega, você está no cinema acompanhada de três pessoas que não leram o livro, e você? Bem, você já leu três vezes! E antes que você tenha visto somente o filme, ou tenha lido somente o livro, ou fez os dois e não curte tanta essa história e muito menos entende a histeria por causa dela, lembre-se : toda geração tem sua " Love Story" , seu " Amor sem fim".  " A culpa é das estrelas" é para os mais velhos lembrarem de filmes de gênero e os mais novos terem o seu parâmetro de amor para sempre , na vida real , sem vampiros, com direito a nem tão felizes para sempre porque alguma doença ou acidente trágico pode tirar a vida de um dos dois. Mas John Green já avisa e o personagem Augustus repete no filme: " O mundo não é uma fábrica de realização de desejos" Ah ,nós sabemos que não é mesmo.

A protagonista Hazel( a fofa Shailene Woodley) já começa o filme avisando que tem câncer desde os 13 anos, por causa dele quase perdeu a vida, vive grudada a uma mochila que carrega seu balão de oxigênio e é obcecada por livros, principalmente um em particular que fala de uma menina, Anna, que tem câncer. Sua mãe acha que ela está em depressão e a convence a frequentar um grupo de apoio a pessoas com a doença, é lá que ela vai conhecer Augustus Waters ( Ansel Egort) , ele também é um sobrevivente da doença que lhe fez perder metade de uma perna. 
Os dois vão se encantar um com o outro de cara, e a sequência de cenas fofas que arrancam suspiros das românticas começa e não para . Gus é tudo que uma menina quer, e Hazel sabe disso. Juntos os dois esquecem a doença e vivem os dias intensamente sem saberem quando será o último, ela parece estar mais perto da morte do que ele , pois volta e meia entra água em seus pulmões. 

Piegas? Não. Baseado em uma história real tanto o livro quanto o filme me fazem pensar que um dos motivos de o casal fazer tanto sucesso é exatamente porque é o primeiro amor e com o final nada feliz será mesmo eterno. Afinal, quantos primeiros amores duram para sempre? Gus fala tudo tão perfeito na hora certa que é o namorado que todas gostariam de ter, o rostinho do ator que horas lembra o finado Marlon Brando em início de carreira também ajuda para que as meninas deem gritos no cinema.
Mais do que uma história para se debulhar em lágrimas, Green criou um mundo onde mesmo quem tem todos os motivos do mundo para deixar de acreditar na vida, continua lutando , seja por amor seja porque não perdeu a fé. E se uma coisa completa a outra, nem preciso explicar porque nove entre dez pessoas amam esse livro que virou filme e porque a adaptação é tão perfeita. 

Destaco ainda como muito boas as atuações de William Dafoe como o escritor que Hazel ama mas começa a odiar e dos pais dela Laura Dern e Sam Trammell ( de True Blood) . Juntos eles fazem com que o casal " Ok" ganhe ainda mais motivos para brilharem em uma história que por si só já é linda.

Então vale muito a pena! Ok? Ok ;) 


Confiram o trailer:

8 comentários:

  1. Uma história que vai ficar para sempre !! Marcou uma geração

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!!!

    Chora, chora, chora... Lindeza de filme! ♥
    Assim que eu assistir volto pra comentar e comentar e comentar... porque o livro, eu amei!
    Beeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, mas assistirei ao filme com certeza. Provavelmente é uma lição de vida das boas!

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro logo que lançou, ele é um belo livro, mas não me fez chorar.
    Eu quero muito assistir para ver como ficou a adaptação e também quero saber se eles foram ao museu Anne Frank no filme também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que me segurei quando o livro foi lançado, Raffa. Eu não gosto de chorar lendo e demorei um pouquinho pra me render, mas quando esse dia chegou eu tive a maior surpresa. Que livro bom! Me encantei por esses dois e não chorei, mas fiquei muito emocionada e senti cada palavra. É lindo, lindo, lindo e mal posso esperar pelo filme. Melhor livro do ano, pra mim.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Tô indo ver esse filme na semana que vem e já tô me preparando psicologicamente pra ele...

    ResponderExcluir
  7. Amiga, chorei horrores com o livro, estou doida para ver o filme, todos falam que foi maravilhoso, uma das melhores adaptações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Você vê muito filme né? KKKKKKKKKKK também vejo, amo demais.
    Enfim, este está na minha listinha... espero curtir.. o livro não me agradou TANTO como falam por aí... mas gostei.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)