Título no Brasil : A culpa é das estrelas
Autor : John Green
Editora : Intrínseca
Número de págs : 286
Pela primeira vez resolvi publicar as 2 resenhas que fiz para um mesmo livro. Porque? Porque em dezembro de 2012 li " A culpa é das estrelas" pela primeira vez ( e vocês podem conferir a primeira resenha no link abaixo publicado na íntegra no blog Livros Minha Terapia).
Dessa vez mesmo já sabendo tudo que acontecia pude ter outra visão, afinal tinha lido o livro e assistido o filme. De repente Hazel tinha um rosto, diferente é verdade do rosto que tinha a menina de 16 anos que sofria com câncer que imaginei na época , não sei porque mas para mim Hazel era menos bonita, talvez porque tivesse a doença, ou porque andasse com um balão de oxigênio como mochila de rodinhas, dessas que desde os executivos até as crianças arrastam pelas cidades. Mas a dela diferente de laptops ou livros escolares tinha o que lhe deixava viver, ou ter uma sobrevida como os médicos chamam, já que a doença que começou em um lugar passou para os pulmões como metástase e quem conhece alguém com a doença sabe que isso é muito pior.
Mas John Green nos insere em um mundo onde por mais que a doença exista, que a depressão ronde muitas vezes seja tudo esquecido porque a graciosidade dos personagens existe. Hazel gosta de ler, se apaixona...tem sonhos ! E é por eles que ela vive cada dia , mesmo sabendo que aquele pode ser o último.
Green nos toca de todas as formas, é como um aviso de que a vida sempre poderia ser pior e a gente reclamando da espinha que surgiu no dia de uma festa. Ou dos quilinhos a mais que apareceram na foto.
Quando ela conhece Gus então, não tem como não suspirar, o rapaz que perdeu as pernas vítima de um câncer de quadril tinha tudo para ser a pessoa mais para baixo do mundo, mas ele não é , ele é exatamente o oposto , ele é tudo que sonhamos de um homem e mais um pouco, e carmaba , ele é muito novo! E que vida é essa que é tão injusta que o faz ser uma pessoa com uma doença terminal?
Eu não entendo, John Green não entende, muito menos os pais de Hazel e Gus que sofrem como a gente no livro mas que sabem que cada minuto com eles é especial, é único e puxa vida, pode ser breve.
A paixão de Hazel por livros, o amor por uma única história e seu autor, a fazem como qualquer uma de nós que ama um personagem e acaba acreditando que a vida deva ser igual, ou pelo menos parecida. Quem nunca?
O livro prende, na primeira lida, na segunda... não adianta, é como um magnetismo entre torcer para que a vida de alguém que já sofreu tanto tenha um final feliz, mesmo que seja breve, mesmo que seja um por enquanto e que não exista o pra sempre.
Geraçãoes sempre tem sua Love Story, essa é a dessa. Lindo, emocionante e de John Green preciso dizer mais?
Ainda não li , mas está na minha lista para ler e depois assistir ao filme.
ResponderExcluirOi, Raffa!!!
ResponderExcluirAh, esse livro é lindo demais!
Não se preocupe... eu também choro e choro e choro sempre que releio.
A história é muito fofa...
Eu também resenhei ele...
Ficaria muito feliz se vc lesse...
http://despertarliteral.blogspot.com.br/2013/11/resenha-culpa-e-das-estrelas-john-green.html
Beeeeeeeijo
Tudo que falarmos sobre ACEDE ainda renderá mais elogios, acredito. Fiz a leitura na semana antes da estreia no cinema pra ir com a emoçao ainda a flor da pele e foi exatamente como pensei... ou melhor, foi bem mais do que pensei. Ja tinha me envolvido e me apaixonado com o livro. Apesar de nao ter chorado, Green traduziu a dor e o drama sem focar de forma pesada, mostrando valores intrinsecamente ligados e que, talvez, sejam (melhor) percebidos quando a situaçao eh dura assim. Entao nos conduziu em sua poesia sobre o amor e a dor, o medo, mas tambem na beleza da vida, sem que para isso precise ser vivida ate a velhice.
ResponderExcluirNo cinema, chorei da primeira a ultima cena... ja sabia o que o final reservava e a emoçao foi enorme. Lindo, fiel ao livro e com as coisas engraçadas pra amenizar.
Beijo!
Eu li o livro quando lançou, quem sabe depois de ver o filme eu leia novamente.
ResponderExcluirCreio que temos outra visão sobre a história, da mesma forma quero fazer com "A menina que roubava livros" é um livro que amei e tenho vontade de ler novamente, mas depois de ver o filme.
Beijos
Oláaaa tudo bem? eu ainda não li o livros :( mas quero
ResponderExcluirmuito ler logo para poder assistir o filme, porque gosto de
imaginar como são e depois me surpreender com o filme, de ver
aquilo que eu li, a estória se tornando realidade rs não sei se vc me entende kkk
Bjos!
http://conceitosline.blogspot.com.br/
Oi,
ResponderExcluirah esse livro é mt lindo! Confesso que ainda não vi o filme, pois estou com medo de como irei sair do cinema!! rsrs
Bjs!
Viciados Pela Leitura
A Culpa é do John Green se eu me esvair em lágrimas assistindo!!!
ResponderExcluirA Culpa é do John Green se eu me esvair em lágrimas assistindo!!!
ResponderExcluirTinha mais interesse no começo, vou esperar passar a febre pra ver se consigo me interessar novamente
ResponderExcluirOi Raffa
ResponderExcluirSou suspeita para falar desse livro, amo demais a história! Chorei horrores com Gus e Hazel. Amie ver novamente suas impressões sobre o livro.
Beijos
Olá amiga
ResponderExcluirEu amei esse livro, sou suspeita pra falar dele.
Adorei saber pela segunda vez suas impressões! Amo o Gus e a Hazel.
Beijos
Já li o livro e vi o filme...acho que sou a única pessoa que não chorou com nenhum dos dois...
ResponderExcluirEu li a não achei tudo isso que comentam, é legal e bacana... mas não é todo esse auê todo. Sei lá...
ResponderExcluirespero gostar mais dos outros livros do autor.