Autor : Marcio Pitliuk
Editora : Gutenberg
Número de págs : 252
ISBN : 978-85-65383-95-0
Em uma mistura de história verídica com fictícia " O homem que venceu Hitler" nada tem a ver com algum russo que tenha conseguido derrubar o fuhrer na segunda guerra. Na verdade, o autor nos prende do início ao fim contando em itálico fatos históricos da época mesclando com dois tempos : o atual e o da guerra.
Chaim Kramer é uma criança quando vê a guerra explodir no país que nasceu : Polônia. Do nada o menino judeu se vê encurralado em casa, seu pai perdendo a fábrica que tanto trabalhou para ter e sua família virando uma doença contagiosa para os demais poloneses. Por mais que no início seu pai ainda tente animar a família de que a Inglaterra e a França não permitiriam que HItler fizesse atrocidades com os judeus poloneses , a cada dia essa verdade parece mais distante e os fatos narrados , como todo livro que relata fielmente a época , são fortes. Com documento falso, o menino não é enviado para o gueto como sua família e vai trabalhar sozinho em outro local onde encontra um único amigo mais velho que logo é assassinado . Lugar comum ter pessoas morrendo sem motivo , a todo instante o autor nos insere no universo judaico traduzindo termos da religião e nos chocando com a maldade de seus coadjuvantes.
No dias atuais, Chaim morre e seu filho David que mora no Brasil, jura a si mesmo que vai até a Polônia conhecer ou saber mais sobre a tal Anna, mulher que entregou seu pai para os nazistas.
Corta para o passado, conhecemos em um capítulo a história de Chaim e em outro a de Anna, polonesa católica que perdeu o marido lutando contra os alemães.
Os dois, ela uma viúva de 30 anos, ele um judeu de 15 anos, vão se encontrar e Anna vai esconder o menino em sua casa. Logo, os dois se tornam amantes mas o risco de ambos serem mortos só cresce por causa de uma vizinha fofoqueira.
Tolerância, preconceito, amor, vitória...tudo em um livro só, onde nem sempre o que parece ser toda a verdade é de fato.
Emocionante, vale a pena ser lido
Oi, Raffa!
ResponderExcluirNossa, amei o post. O livro parece ser divino. Que história legal! Amo histórias da época nazista. Filme ou livro geralmente são histórias bem marcantes.
Gostei desse.
Beeeeeeeeeeijo
Parece emocionante... Será que consigo achar esse livro?
ResponderExcluirAline
ExcluirNa verdade é fácil de chegar porque não é antigo, é do ano passado, mas a média de preço dele é de 25 a 30 reais e na feirinha vendiam por 10 reais
Adoro livros com esse temas...já quero ler :)
ResponderExcluirComo sempre deixo postado aqui, livros que falam sobre a segunda guerra são a minha paixão.
ResponderExcluirEstes dias realmente estava procurando alguns títulos para ler e você me ajudou bastante Raffa com esta resenha. Gosto de livros fortes e que relatam com detalhes os acontecimentos de quem viveu naquela época.
Valeu pela dica e já vou colocá-lo na minha lista de desejados.
Beijos
Oi Fernanda
ExcluirComo deve notar são minha paixão também, um período tão sofrido que tem tantas histórias em diversos países.
Beijos
É verdade eu notei também...e graças a sua indicação, consegui este livro ontem numa troca no skoob. Não vejo a hora de chegar.
ExcluirQuer uma dica de um livro bom sobre esta época? Depois de Aushwitz é ótimo!
Beijos
Nossa Raffa, esse livro parece ser bem intenso e como gosto de historias que nos chocam, que são sofridas e o pior que tem alguns fatoa reais, pois a história do hiltler, o que ele fez foi imperdoável.
ResponderExcluirAmei a resenha.
Beijos
Parece ser um bom livro... já li algumas resenhas, algumas bem negativas, mas a maioria fala bem.
ResponderExcluirestava querendo sim ler e tinha colocado nos meus desejados, mas ainda fico deixando para depois.