Título no Brasil : Stephen Hawking - MInha breve história
Autor : Stephen Hawking
Editora : Intrínseca
Número de págs : 142
ISBN :978-85-8057-425-8
Pouco sabia da vida de Stephen Hawking, mas como amo uma biografia não resisti a saber mais quando a editora Intrínseca lançou " Minha breve história". O físico que luta desde os 21 anos contra a esclerose lateral amiotrófica não nos apresenta uma biografia emocionante, tão pouco se faz de vítima da doença que tem , tem um controle ao contar sua história que pode impressionar.
Primeiro porque nascido durante a segunda Guerra, na Inglaterra, inclusive em uma área onde Hitler fez um acordo de não bombardear, Hawking foi o primeiro de 3 irmãos, nunca gostou muito de estudar mas os outros alunos talvez por causa dos óculos fundo de garrafa e do jeitão nerd o apelidaram de Einstein. Seus pais não queriam que ele cursasse Matemática, mas ele não ouviu seus pais que o queriam como médico, acabou por cursar física em Cambridge, era um jovem que estudava pouco a princípio mas que chamava atenção de alguns professores.
Se interessou logo pela teoria da relativadade de Newton e foi em uma aposta com um amigo da faculdade que mencionou o burcaco negro. Muitas explicações científicas que fazem os leigos - como eu - ficarem boiando, não por acaso o livro foi traduzido por alguém da área.
Achei interessante saber que mesmo já diagonisticado com a doença e perdendo equilíbrio e movimentos ele se casou quando acabou a faculdade e teve 3 filhos sadios com a primeira esposa. A separação dos dois me soou estranha, já que el fala dela com outro cara ainda com ele como se fosse a coisa mais natural do mundo.
As dificuldades devido a doença foram muitas e vários médicos lhe deram poucos dias de vida, o que hoje sabemos que não era verdade, Stephen não melhorou, nem fala, mas ainda está vivo e lúcido.
Se casou com a enfermeira que cuidava dele e passou a vida mesmo em uma cdeira de rodas e com os movimentos cada vez mais comprometidos viajando pelo mundo dando palestras.
Assume que gostaria muito de ter ganho o prêmio Nobel, mas as coisas que decobriu são difíceis de serem provadas.
Ao final nos assustamos em como a medicina nada sabe sobre o tempo de vida dele e em como mesmo cada vez pior ele tem forças para continuar trabalhando e mostrando sua história ao mundo .
Nossa Raffa parece ser uma ótima biografia. E é verdade a medicina sabe muito pouco sobre o tempo de vida do ser humano. Fiquei interessada em ler pra saber mais. Beijos
ResponderExcluirNossa Raffa, parece ser uma biografia bem intensa, mas falar da ex mulher com um outro cara de forma natural é realmente estranho.
ResponderExcluirAmei sua resenha
Beijos
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirSempre tive curiosidade em saber mais sobre o Stephen,
principalmente depois que comecei a ver The Big Bang Theory porque o Sheldon
é um fã incondicional dele. Vira e mexe ele é mencionado em algum episódio.
De qualquer forma, a biografia dele, pelo que vc escreveu, me pareceu focada mais no profissional do
que no pessoal.. E sempre o que mais me interessa é saber mais da pessoa, seus pensamentos...
Enfim...
Beeeeeeeeeeeijo
Achei bem bacana saber sobre a vida de Stephen,mas acho que não leria as obras dele rs, não entenderia "nada",como vc mesma disse eu sou Leiga nesses assuntos, OBS: acho que Stehen já teve até uma participação em um desenho do The Simpsons rsrs, Bjos!
ResponderExcluirInteressante conhecer histórias de superação como me parece ser essa.
ResponderExcluirEsse livro já está minha lista!!!
ResponderExcluirNão gosto muito de biografias não..mas fiquei bem curiosa por esse :)
ResponderExcluirO gênero não é dos meus favoritos mas sempre compro das personalidades que admiro, gosto, etc.
ResponderExcluirEste parece legal, sempre ta baratinho... mas não sei =( talvez, quem sabe.