sexta-feira, 4 de julho de 2014

Menina que via filmes : O homem duplicado [Crítica]

Título Original: Enemy
Título no Brasil : O homem duplicado
Baseado na obra de José Saramago
Diretor: Dennis Villeneuve
Elenco : Jake Gyllenhall, Melánie Laurent, Sarah Gadon, Isabella Rossellini
Ano : 2014
Gênero : Suspense
País : Espanha, Canadá
Idioma : Inglês
Censura : 14 anos
Duração : 1h 30 min




Um pacato professor de história descobre acidentalmente a existência de um sósia seu, um ator, quando assiste a um filme banal. Ele, então, resolve ir atrás de seu duplo, envolvendo sua namorada e a esposa dele, em uma trama de suspense que muda a vida a vida de todos os personagens.







Assistir ao filme O homem duplicado não é tarefa fácil, baseado no livro de José Saramago e publicado em 2002, devo informar que não li o original mas sei que o livro se passa em Portugal, enquanto no filme em questão a ação se muda para Toronto, no Canadá.
A primeira cena do filme já é confusa, Jake Gyllenhall aparece em um local estranho, acompanhado de outros homens , mulheres em roupões de cetim desfilam , depois ficam nuas, uma aranha gigante aparece. Ele senta, coloca as mãos no rosto e vemos uma aliança em uma delas.
Pula para Adam Bell ( Jake) ele mora em um apartamento micro, com poucas coisas e tem uma namorada linda Mary ( a linda atriz francesa Melánie Laurent  de O concerto e Bastardos Inglórios) . Adam é professor universitário , tem um carro velho e é um homem de poucas palavras. Ao conversar com um professor da Universidade o mesmo lhe indica um filme " Querer é poder" que de acordo com ele é um filme muito bom e canadense. Adam aluga o tal filme e se depara com um figurante que é a sua cara em uma das cenas. Ao pesquisar sobre ele descobre que o ator se chama Anthony St. Claire e fica obcecado em ir atrás dele.

Na busca pelo ator que se parece com ele as atitudes de Adam são estranhas demais, a única diferença entre um e o outro é uma barba, mesmo assim quando ele finalmente se encontra com sua cópia percebe que ele também usa uma barba agora e tem uma vida mais rica que a dele, mora em um belo apartamento com sua esposa Helen ( Sarah Godon) que está grávida do primeiro filho do casal.
Helen por sinal é a primeira a ver Adam e a reação dela é mais estranha ainda, o que nos deixa encucados e se perguntando como podem os dois ter a mesma cara, mesmo corpo, mesma voz e uma mesma cicatriz?
O filme não é fácil de lidar, a atuação de Jake é fantástica mas mexe com nosso raciocínio e saímos da sala do cinema com mais dúvidas do que respostas.
Li outras críticas querendo chegar a uma conclusão e a única que vi é que cada um entende de um jeito o conceito que é apresentado no filme, como da dupla personalidade .
Na busca por respostas temos que prestar atenção nos diálogos e o da mãe de Adam ( a sempre diva Isabella Rossellini) pode colocar um ponto final nas interrogações por alguns instantes mas o final é perturbador e bem " a critério do entendimento de cada um".

Não se engane achando que o filme é ruim, porque não é , vale a pena a ida ao cinema mas as dúvidas ficam no ar, e merecem a conversa com outras pessoas que já assistiram. 


9 comentários:

  1. Oi, Raffa!
    Vou conferir, não tenha dúvida. Seu texto tá muito bom e é o tipo de filme que me atrai.
    O fato de ser do Saramago é um atrativo a mais. Devo dizer que espero que as diferenças se resumam ao local onde tudo acontece pois o meu amado Saramago era muito reticente quanto a permitir que fizessem filmes com seus livros justamente por conta disso. Vi uma entrevista dele com o Fernando Meirelles nosso lindinho que dirigiu Ensaio Sobre a Cegueira e ele dizia ser categoricamente contrário a mudanças radicais e que só liberou a filmagem após conferir o roteiro. *-* ♥ Acho mais que certo. O filme do Fernando foi lindo e respeitoso. Livro e filmes perfeitos... Vou escrever sobre eles... *-* Já comecei diversas vezes e sempre termino no rascunho hahhahahaha... Tenho bloqueio quando amo demais! ;)
    Beeeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. RSR Preciso conversar com você então Raffa sobre o filme... o final me deixou :O eu já estava me envolvendo com o mistério de ter uma cópia do personagem, queria saber os motivos e aquele final???? RSRSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo tá indicando esse filme e pelo que vc disse parece interessante mesmo.Fora que se tem a Melanie - > QUERO VER! Adooooro ela desde Bastardos.
    Eu já tenho ele no pc não sei se vejo ou vou ao cinema. hehehe

    www.wannabenerd.net

    ResponderExcluir
  4. O filme parece ser ótimo,mesmo dando aquele nó no cérebro.
    Amo o Jake Gyllenhall,só de ter ele no filme já é motivo pra mim assistir.
    Não sei como termina mas fico me perguntando se vai haver uma continuação.
    Isso é meio louco,magina estar assistindo a um filme e aparecer um ator idêntico a você,nem eu sei o que faria.

    ResponderExcluir
  5. Bom, pela resenha, o filme parece um tanto confuso, mas só assistindo pra saber.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Fiquei confusa se devo assistir. Quem sabe algum dia.

    ResponderExcluir
  7. Também fiquei meio confusa..mas vou ver pra tirar as dúvidas e entender melhor esse filme e também o livro...

    ResponderExcluir
  8. Bem confuso o filme..não curto muito..só li 1 livro do Jose Saramago e foi leitura obrigatória quase morri de tedio =P não sei se veria esse filme..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  9. Olá Raffa!
    Sinceramente me pareceu ser bem confuso esse filme, então infelizmente não me atraiu.
    Nunca li nada de José Saramago, não faz parte do tipo de leitura que faço.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)