Título no Brasil : Meu Inverno em Zerolândia
Autora : Paola Predicatori
Editora Suma de Letras
Número de págs : 182
ISBN : 978-85-8105-224-3
Perder alguém que se ama não é fácil. Quem nunca se sentiu tendo sido arrancado um pedaço de si quando algum familiar que gostamos muito faleceu? Alessandra, a protagonista de " Meu inverno em Zerolândia" sabe exatamente o que é isso. Ela acaba de perder a mãe, para um câncer, passa a morar somente com a avó e tenta vencer diariamente uma batalha interna de saudades da mãe e de aceitação por não tê-la mais por perto.
Se a vida como adolescente de 17 anos terminando o ensino médio já não é das mais fáceis e o pessoal da escola parece não querer facilitar em nada, a dela vira um pesadelo que vai perdendo atenção do público conforme o tempo vai passado. Primeiro as pessoas sentem pena, em seguida se afastam quando a mãe dela morre e por último ela tenta entender porque tantas pessoas ao seu redor não lhe dizem nada. Toda menos uma : Gabriel, ou melhor Zero, é sua paixonite. Ela tenta disfarçar e negar, mas com o temp fica complicado esconder de si mesma que tem sentimentos pelo rapaz que sempre foi um bagunceiro na turma e que nunca respeitou muito os professores.
Zero mora em um conjunto habitacional e leva uma vida bem humilde, mas do seu jeito vai encantar ainda mais Alessandra que se envolve com ele. Se a princípio os dois são opostos : ela gosta de ter aulas, ele odeia a escola e ameaça abandonar a toda hora para trabalhar como pedreiro, com o tempo o leitor passa a torcer para o casal pois a impressão que dá é que um precisa demais do outro para passar pelas mazelas da vida e ser o apoio que procuram.
Ao mesmo tempo a autora não traz romantismo emocionado, a vida de Alessandra não é conto de fadas, eles não dizem coisas lindas um para o outro e ela sabe que Zero tem seu infinito particular que ela apelidou de Zerolândia.
Narrado por Alessandra que conta o que acontece na sua vida atualmente mas capítulo sim, capítulo não recorda histórias com a mãe, o livro é lotado de drama mas nem por isso me levou as lágrimas . É como se a autora dissesse ao leitor : " Alesssandra tenta diariamente dar a volta por cima e não fica se lamentando, porque alguém de fora deveria se impressionar e chorar?".
Alessandra é uma protagonista na medida certa,ela erra e acerta como qualquer menina de sua idade e o amor que nutre pela mãe é lindo.
Um livro para se pensar que a gente faz escolhas erradas e atitudes contrárias ao que gostaríamos mas sempre temos que lembrar que quem amamos deve-se passar o maio tempo possível ao lado. Afinal, mesmo sendo triste pensar assim, nunca sabemos quando será o ´último dia ao lado daquela pessoa.
PROMO :)
Quer levar para casa um exemplar do livro? Simples e fácil, cliquem no link abaixo, o blog vai sortear 2 exemplares dessa história italiana! Resultado sai dia 10 de agosto!
https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/369417
Gostei da história, é um livro que nos faz pensar sobre a perda, que devemos valorizar quem nos ama e sempre estar ao lado dessa pessoa! Vou participar da promo, quero muito ganhar!
ResponderExcluirBeijos
Desde que vi esse livro me apaixonei pela sinopse e pela capa..apesar dessa menina ser um pc estranha...perdi uma pessoa esse ano e sei o quanto a vida da gente muda e pra voltar aos trilhos é dificil e complicado.
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirGostei muito! Talvez seja a leitura que eu esteja precisando no momento.
Parabéns pelo texto. Ficou muito bom! :)
Participando da promo... *-* ♥
Beeeeeeeijo
Participandoooo *-* !!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirperder alguem realmente é muito triste e principalmente a Mãe, aquela pessoa amada que nos ajuda, nos acompanha e tudo faz por nos, mas tem a avó que é uma segunda mãe; mas a menina por ser adolescente ja fica dificil e procura se distrair de outras maneiras e procurar alguem quem possa substituir aquele carinho. Mas as vezes as escolhas nem sempre são as mais acertdas. quero muito ler sim. eu gostei demais
ResponderExcluirEu sei exatamente a dor que a Alessandra sente, porque perder a mãe é doloroso em qualquer idade, mas na adolescencia tem um peso muito maior! A historia parece ótima, ler esse livro numa tarde fria embaixo do edredom deve ser muito bom! Amei sua resenha Raffa, bjão! :)
ResponderExcluirAdorei sua resenha... É desse tipo de livros que precisamos, um livro que nos faz pensar e prosseguir mesmo diante das dificuldades.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirGostei bastante do enredo do livro e pretendo ler. Por mais que sejam um pouco tristes os livros que tragam a morte através de um câncer, gosto bastante de ler livros assim. Me fazem parar para pensar e dar valor ao que tenho. Todos me emocionam bastante e tenho um encantamento por livros assim.
Achei que a resenha foi muito bem escrita.
Uau, esse livro não é nada do que pensei...srsrrs...apesar disso, é bom saber que é tão bom e tão bem construído. Quero muito ver como Alessandra vai superar os acontecimentos que ser abateram sobre ela e ver o desenrolar da relação dela com Gabriel. Parabéns pela resenha, ficou ótima..
ResponderExcluirParticipando..espero ganhar!!
Seguidora GFC: Lininha
Seguidora Face: Aline Costa
Email: aline.menininhadedeus@gmail.com
Twitter: @LineRamosCosta
Oiee
ResponderExcluirMe interessei por esse livro desde que vi ele na prateleira de lançamentos mas não comprei por que não sabia nada sobre o enredo e não gosto muito de ler sinopses.
A protagonista principal me agradou bastante assim como toda a história.E não devemos perder tempo mesmo,aproveitar cada dia ao lado da pessoa que amamos é o que temos que fazer sem nem pestanejar.
beijos
Perder a mãe é doloroso em qualquer fase da vida,mas na adolescencia deve ser pior ...
ResponderExcluirFiquei interessada na história,embora esse assunto me entristece muito..
Nossa... parece ser uma história bem emocionante.
ResponderExcluirRealmente me chamou bem a atenção, pois livros que nos fazem refletir é sempre bom. =)
Nossa Raffa
ResponderExcluirSó por ter uma história tão triste de perder alguém que se ama para um câncer já me chamou a atenção e agora quero ver como esse casal vai levar a vida!
Adorei a resenha e a história parece ser bem forte!
Beijos
Gostei muito da resenha, confesso que não estava com vontade de ler, mas depois que vc escreve, impossível não ler kkkkk, vc aguça a curiosidade de todo mundo...
ResponderExcluir