Título no Brasil: O Inverno de Frankie Machine
Autor : Don Winslow
Editora : Intrínseca
Número de págs : 346
ISBN : 978-85-8057-548-4
Difícil rotular um livro como violento, mas esse se encaixa nesse perfil. E longe de mim usar o termo para descrever que é ruim, pelo contrário, mais uma vez Don Winslow me impressionou na riqueza de detalhes e me prendeu em uma história que poucos escritores conseguiriam. O ex detetive que hoje é escritor entende do que " fala" e não precisamos de cenas - sim, espero que façam o filme, porque merece! - para imaginarmos o que ele narra. E é no mundo criminoso de Frankie Machianno, ou melhor Frankie Machine, que mergulhamos de cabeça nas 346 páginas.
Aos 60 e tantos anos, Frankie se aposentou da vida de crimes, era especialista em matar pessoas e pertencia a máfia local, cansado da vida criminosa ele se isola de tudo abrindo um restaurante e levando uma vida pacata de pescas e uma namorada discreta.
Sua única filha Jill sabe pouco do passado do pai, mas se faz presente quando pode e é a grande paixão da vida dele. Mesmo tendo declarado aposentadoria Frankie sabe que as pessoas que até hoje estão envolvidas com o mundo em que trabalhou não perdoam nem esquecem facilmente lendas como ele.
É inclusive , Mouse Sênior, um antigo companheiro de trabalho a quem Frankie foi leal e não denunciou , que volta para lhe cobrar mais lealdade, mas não aparece pessoalmente, manda o filho que é um protótipo de tudo que um jovem não deve ser , e com a desculpa de que ele está envolvido com pornografia consegue a atenção de Frankie, que sabe que não se livrará tão facilmente de seu passado.
A cada capítulo temos mais certeza de que o mundo em que Frankie viveu e agora revive não é para brincadeiras. Dívidas são cobradas com juros e não somente com a vida alheia mas também com a humilhação e estupro de pessoas queridas daquele que se quer atingir.
Ao ler o livro imaginei Al Pacino no papel do italiano que tenta enterrar um passado que de saudoso não tem nada. Robert De Niro também parece perfeito para o cargo.
Se no presente sentimos pena de Frankie e da vítimas que presencia, o próprio não nos deixa esquecer que ele mesmo matou centenas de pessoas e que causou a dor de muitas famílias.
A ganância, as mentiras, e tudo de ruim que sue antigo trabalho tinha parecem não ter se passado os anos, pois o protagonista se depara com tudo novamente.
Com um final daqueles que pensamos que nada mais poderia ser tão na medida para o que lemos, Don Winslow mais uma vez dá um show retratando o mundo do crime, e também daqueles que está de fora dele mas de alguma forma ligados.
Excelente o livro.
Primeiro tenho que comentar a foto do Depp ali... LINDO. Amo ele então, tinha que comentar kkk
ResponderExcluirEnfim.... livros assim me interessam bastante por toda essa riqueza de detalhes e personagens tão bem construídos. Claro, não é um tipo de livro que leio sempre, mas algumas vezes. Obrigada pela dica.
Nossa Raffa,
ResponderExcluirEsse livro parece ser realmente ótimo e por sua resenha vejo que se tiver a oportunidade de virar um filme será ainda melhor!
Adorei conhecer um pouco da história!
Beijos
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirJá quero ler! Pela sua resenha me pareceu um livro show! Adoro o ambiente que envolve cena de crime. Sou viciada em CSI, Criminal Minds, Dexter, Castle, Hannibal e por aí vai... rs Concordo contigo... acho que o Al Pacino ficaria perfeito no papel hehehe...
Beeeeeeeeeijo
Por melhor que o livro seja, achei meio pesado e acho que seria do tipo que não sairia da minha cabeça facilmente. Esse eu passo para quem é mais forte que eu hahaha. Beijos
ResponderExcluirLindo seu quadro, hein amiga?!!!!!
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha e também acho que que,se for, será um ótimo filme,mas achoq que Robert De Niro se enquadra melhor no papel .
Um bj.
Amei sua resenha! Esse é o tipo de livro que gosto, com crimes e suspense.
ResponderExcluirJá está na lista.
Adorei o quadro do Johnny Depp, há e também a caneca.... Se virar filme eu tenho certeza que sera sucesso....
ResponderExcluirBeijos
Achei bem legal a capa,..mas não faz muito meu estilo esse gênero =S
ResponderExcluirOiee
ResponderExcluirAchei a história meio intensa mas gostei e o Al Pacino ficaria perfeito
no papel do personagem.Esse não é um livro que eu me interessaria logo de
inicio mas sei que ele me conquistaria aos poucos.
beijos :)
Nossa! Não conhecia o trabalho do autor e fiquei estagnada aqui lendo a resenha várias vezes!
ResponderExcluirAchei uma trama incrível que prende o leitor do início ao fim! Parece ser cheio de ação e muito intensa. Ainda não li nenhum livro parecido e este me despertou grande interesse.
Raffa adoro livro de suspense... não conhecia esse Autor. Bacana!!! bjos
ResponderExcluir