quinta-feira, 3 de julho de 2014

[Resenha] Orange is the new black @intrinseca

Título Original : Orange is the new black
Título no Brasil : Orange is the new black
Autora : Piper Kerman
Editora : Intrínseca
Número de págs : 302
ISBN : 978-85-8057-525-5








Vi o seriado antes de ler o livro, e claro que por esse motivo fiquei comparando o tempo todo, mas confesso que não sei dizer qual é o melhor. Na verdade antes do livro chegar em minhas mãos não fazia a menor ideia de que a história era baseada em fatos reais. Sim, temos que deixar claro que é baseada, porque muito do que se vê no seriado é diferente do livro mas isso não torna a leitura menos prazerosa, pelo contrário, saber de verdade o que aconteceu nos deixa querendo ler sem parar, até chegar o final.

Piper Kerman é uma americana de classe média que em épocas de faculdade se envolveu com Nora, uma traficante de drogas, no início ela nem imaginava como ela conseguia ter mais grana que todo mundo, se bancar sozinha... mas namorando com ela a verdade aparece. Na ingenuidade da juventude ela acha que não tem nada demais se arriscar por amor, e acaba topando levar para namorada uma mala cheia de dólares para Bélgica, com dinheiro de uma traficante africano. Arrependida da vida sem lei que estava levando e vendo que para Nora ela era somente uma mula , ou seja , no termo dos traficante, somente alguém que servia para levar a grana de um país a outro sem despertar suspeitas. 
ALEX NO SERIADO A DIREITA E NA VIDA REAL CUJO O NOME É NORA 

Voltando aos Estados Unidos ela retoma sua vida e tenta esquecer o passado, passa a sair com os amigos, principalmente Larry que sempre foi seu companheiro e acabam namorando, o casal é daqueles fofos juntos que combinam em tudo. 
Um belo dia - ou melhor , um péssimo dia - ela é intimada a depor por formação de quadrilha, ela então conta a toda sua família e a Larry o que " ela fez no verão passado".
Diferente do seriado da Netflix ela passa 6 anos entre a descoberta de que está sendo indiciada e a prisão, no seriado ela já começa indo para prisão e a história anterior é contada em flashbacks.
Na prisão ela vai conhecer os mais diferentes tipos de pessoas, de uma freira que fez uma manifesto e está presa a outras mulheres que eram envolvidas com o tráfico. Piper conta que a grande maioria eram latinas na cadeia que cumpriu pena por 15 meses.
A ATRIZ TAYLOR SCHILLING QUE INTERPRETA PIPER NO SERIADO E A PRÓPRIA 

Ao narrar seu pesadelo pessoal ela nos mostra uma visão diferente daqueles que vivem o dia a dia de uma prisão, claro que não podemos comparar com a prisões brasileiras, a de Piper se parece com um Copacabana Palace perto de um Bangu 1. 

O amor pelo noivo - o que não entendo mesmo ela tentando explicar porque nunca se casou no papel com ele - e pela família a fazem vencer dia após dia na prisão mas ela também descobre que cada mulher ali tem seu valor . Os personagens mais famosos do seriado estão no livro, mas as histórias não são iguais e os nomes também não são os mesmos, a própria Piper não é Chapman e sim Kerman na vida real.
O CASAL DE VERDADE PIPER E LARRY E O DO SERIADO COM JASON BIGGS E TAYLOR SCHILLING

Li o livro tão rápido e me encantei com a moça que um dia errou não seguindo a lei mas que se arrependeu e pagou pelo seu erro de todas as formas. Fica preso não é fácil em nenhum país. Piper é uma força  a mais para quem lê o livro, porque diante de tantas coisas ruins ela sempre via um jeito de se adaptar aquilo e fazer o tempo correr da melhor forma.
Um livro muito bom, para quem é fã do seriado ou para quem vai ser após ler, impossível não se deixar levar pela narrativa.


  • Outro fator que acho importante citar : Nora  ( diferente da Alex do seriado) não divide a prisão com ela, acredito que tenha sido mais um fator para " inflar" a audiência do seriado colocar as duas juntas.
MARTHA STEWART SENDO PRESA

  • No livro ela cita Martha Stewart muitas vezes, pouco conhecida no Brasil , Martha é uma empresária americana que apresenta programas de culinária e decoração, tem uma fortuna pessoal estimada em muitos milhões de dólares. No entanto, foi presa em 2005 , ano que Piper já estava presa e quase foi parar na mesma cadeia que ela. O crime de Martha foi fraudar ações na bolsa de uma indústria farmacêutica , ela foi acusada de ter infomação privilegiada. 

12 comentários:

  1. Oi, Raffa!!!
    Não entendi... A história é sobre a Alex ou a Piper?
    Não acompanho a série e realmente não tenho a menor ideia... Pelo que vc disse Alex depois que volta para os EUA volta para a prisão e lá conhece a Piper... é isso? E a partir daí, o foco é a Piper?
    Beeeeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilly

      Não amiga O.o hahaha será que fiz resenha confusa?
      Então: Piper é a ex lésbica que namorava Nora ( no seriado ela se chama Alex) que traficava drogas. Piper é quem vai pra cadeia porque a ajudou anos atrás quando namoravam a levar uma mala de grana para Bélgica!
      Piper hoje em dia namora Larry, no seriado a Alex ( NOra na vida real) vai presa na mesma cadeia que ela, e elas tem que conviver juntas!

      Beijos

      Excluir
    2. Ahahahaha... não amiga, sua resenha tá ótima... eu que to lesada mais que de costume...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Beeeeeeeeijo grande! ♥

      Excluir
  2. gostei muito da resenha e realmente gostei da história, quero muito ler o livro (primeiro) e depois ver a série, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Só uma dúvida ,a série inteira se baseia em um único livro?
    Eu sempre prefiro o livro ao filme,ou ao seriado mas nesse caso o seriado me conquistou <3
    Fiquei curiosa com o livro agora , vou tentar lê-lo e fazer aquela comparaçãozinha básica,entre os dois, que todo mundo faz.

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler esse livro e ver a serie...vi um video com algumas partes e adorei!!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  5. Esta série só passa na Netflix?

    Eu queria ver a série antes de ler o livro, pois parece ser muito boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorooo a série!!! Quando comecei a assistir ñ sabia que tinha o livro, já entrou pra minha lista.
    A resenha ficou demais Raffa, mais uma vez parabéns :D

    ResponderExcluir
  7. Não tenho muita paciência para assistir a séries... Mas sua resenha ficou show!

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã dessa séries.., e acho que o livro não vai me chamar a atenção...

    ResponderExcluir
  9. Nossa Raffa,
    Eu fiquei conhecendo essa série através de você, já que não tenho netflix. Pelo que vocÊ apresentou o livro parece ser ótimo com uma bela história de superação!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo agora o livro. Passando da metade. Ainda não assistir a série, mas já sei dessa diferença gritante entre ambas.

    Por algum motivo, a série aparenta ser mais divertida.

    Estou adorando o livro. Espero terminar ainda hoje.

    ------------------
    @BifeDeUnicornio
    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)