segunda-feira, 21 de julho de 2014

[Resenha] Reconstruindo Amélia @editoraarqueiro

Título Original : Reconstructing Amelia
Título no Brasil : Reconstruindo Amelia
Autora : Kimberly McCreight
Editora : Arqueiro
Número de págs : 351
ISBN: 978-85-8041-285-7






Difícil quando pegamos um livro e ele te envolve de uma forma tensa. Em Reconstruindo Amelia  nós sofremos junto com a mãe dela, Kate, uma mãe solteira que faz de tudo para estar em dia com o trabalho e não deixar faltar nada de material a menina, mas vai descobrir que não conhecia a filha como imaginava.
Amelia tem 15 anos, cada capítulo é narrado por Amelia ou por Kate, sendo que o livro já começa com o leitor sendo informado que Amelia se matou, ou como sua mãe jura que acredita, que alguém a empurrou do alto da escola. Para o leitor a resposta não aparece facilmente, quanto mais páginas se passam mais nos surpreendemos com Amelia e com o mundo cruel como ele o é. Kate se assusta, nela pesa uma culpa de que deveria ter trabalhado menos e ter ficado mais com a filha. E por outro lado se pergunta se caso tivesse aberto o jogo e contado quem era o pai da menina se isso não lhe pouparia de um final tão trágico na família.
Amelia faz suas descobertas, a cada capítulo narrado por ela descobrimos que as pessoas sempre tem um lado muito ruim que tenta fazer com que a pessoa mais fraca se sinta obrigada a seguir regras de convivência bizarras. Sendo assim, como amigos de verdade ela considera um rapaz gay que somente troca mensagens de celular ( Ben) e sua amiga que já teve muitas experiência sexuais e é mal falada na escola Sylvia. 
Mesmo deles em muitos momentos Amelia omite a verdade, tudo porque se descobre apaixonada por uma das Maggies, grupo da Gracie Hall ( escola chique onde estuda)  e quer chamar atenção dessa pessoas  e ser " cool" na escola. Acontece que o resultado das ações desse grupo somente denigrem a imagem dos envolvidos  e mesmo quando a menina vê que seus sentimentos são correspondidos, fica complicado abrir o jogo para os amigos que acabam sabendo muito depois do gosto de Amelia e ela não consegue nem se imaginar contando isso para mãe com medo da reação.
Enquanto lemos mensagens dela trocadas com Ben, Sylvia e as meninas do grupo popular também nos é apresentado um blog de fofoca da escola chamada Graciosamente onde quem escreve não mede esforços para que tudo que deveria ser escondido venha a tona.
Mas ainda pior é descobrir com o livro quase chegando no final quem o escreve.
Em Gracie Hall nem os professores são isentos de culpa, cada vez que Kate investiga o motivo da morte de Amelia mais podres são levantados saindo de professores e alunos.
Por mais que nada traga Amelia de volta se torna motivo de honra para a mãe dela desmascarar as pessoas que contribuíram para que Amelia não esteja mais viva.
E quando depois de todo o espanto com o como meninas de 15 anos podem ser o demônio em pessoa, o final nos mostra que a culpa da morte da menina é de quem menos esperamos.
Leiam e me contem o que acharam. Reconstruindo Amelia  não é um suspense simples, é uma crítica construtiva a sociedade atual onde ganhar curtidas é o mais importante, não importando se o conteúdo vai destruir  a vida de alguém. 

19 comentários:

  1. Deus!! Quero muito ler esse livro,ainda mais agora.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante... Adorei sua resenha e quero muito ler esse livro.
    Pelo visto é um livro para pensarmos e repensarmos nossos valores nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do livro, muito boa a temática da historia, mostrando o que as pessoas são capazes de fazer sem se preocupar com o outro.... Quero muito ler....
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha, agora fiquei curiosa.... Quero ler. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raffa!!!

    Viva o meu sexto sentido...rsrsrsrs
    Desde a primeira vez que vi esse livro aqui no blog, num post sobre lançamentos, o nome me chamou muuuuuuuuuuito a atenção.. "Reconstruindo Amelia"...
    Gente, que triste! Não imaginava que ela estivesse morta...
    Mas sabia que seria uma história forte... pela sua resenha... assim o é.
    Amei seu texto, Raffa... principalmente porque dá pra sentir a sua indignação em muitas partes...
    Vou te falar, o mundo tá tão louco... Nós fomos privilegiadas por termos vivido em um ambiente escolar menos tenso... com pessoas mais normais... esse mundo de hoje é uma grande M...
    Se eu pudesse, também não estaria mais por aqui...
    :'(
    Beeeeeijo

    ResponderExcluir
  6. Recomendo, acabei de ler e estou assim, revivendo cada detalhe e já sentindo saudades. Muito bom mesmo, e sua resenha está perfeita. ;)

    ResponderExcluir
  7. Acho que o livro não é para mim, não consegui ficar animada com esse suspense, algo me diz q iria largar antes do fim...rs

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Um Caso Perdido (Collen Hoover) bit.ly/1muEzPo

    ResponderExcluir
  8. Oieee
    Que livro mais maravilhoso,também tenho um sexto sentindo como a Lilly por que me interessei por ele logo que vi que foi lançado.
    Já li várias resenhas e por algum motivo não consigo compreender Amelia,simpatizei muito com Kate mas já a filha dela me irrita um pouco.
    Tenho bastante pena de Kate por ela se sentir tão culpada pela morte da filha,quem não se sentiria né?,todo o sofrimento e descobertas dela sem dúvidas vai me emocionar.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Estou ansiosa pra ler esse livro..pelo que vejo na sua resenha ele vai me prender bastante e será repleto de surpresas e reviravoltas... Só posso imginar a dor dessa mãe e a sua luta pra desendar o que ocorreu. Parabéns pela resenha. bjs

    ResponderExcluir
  10. Interessante! Espero que atenda minhas expectativas. :)

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Estou apaixonada pela capa e pela trama trazida no livro. Li algumas resenhas que falaram muito bem dele e estou muito curiosa para ler e desvendar os segredos que Kate acaba descobrindo no desenrolar do livro. Parece ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar sobre esse livro,mas não tinha lido nenhuma resenha e logo de cara fico sabendo que o livro começa com um suposto suicídio /assassinato..como assim????
    Quero ler já,quero saber o que a mãe de Amélia vai descobrir...um livro muito intenso,forte.

    ResponderExcluir
  13. Curti o livro..menos as partes com a Kate minha vontade era de passar as partes com ela..

    ResponderExcluir
  14. Primeiro vou ler ele todo e depois colocarei as criticas aqui
    obrigado

    ResponderExcluir
  15. Realmentye depois de ler acima vi que é um livro muiuto interessante e ele aborda muiuto da vida atual, afinal muitas meninas se encontra neste mesmo problema. Muitas passam ate por coisas piores mas nem assim se mataram ou pensam em se matar; esta menina foi muito problematica e eu acho que a mãe nem deve se culpar por isso, afinal ela fez o que pode, mas saber de quem foi a culpa e porque é muito interessante. Vamos buscar e ler, ou melhor tentar ganha-lo
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa Raffa
    Saber logo de cara que ele morreu e aos poucos vamos descobrindo as coisas, me fez ficar ainda mais interessada nesse livro. Só leio resenhas positivas sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Parece repleto de emoções, né?
    Nossa.... livros tão sentimentais assim, são bons para se ler as vezes, com certeza irei me emocionar.
    A história parece envolvente e com suspense ainda, gostei.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece se ótimo, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  19. Participando da promoção!!!! Meu facebook: https://www.facebook.com/anaritalopo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)