sexta-feira, 25 de julho de 2014

[Resenha] Uma garrafa no mar de Gaza @editoraseguinte

Título original : Une bouteille dans la mer de Gaza
Título no Brasil : Uma Garrafa no Mar de Gaza
Autora : Valérie Zenatti
Tradução : Julia da Rosa Simões
Editora : Seguinte
Número de páginas: 128 









Tão bom quando escolhemos ler um livro e ele é inteligente do começo ao fim. Comprei " Uma garrafa no mar de Gaza" porque cinéfila como sou vi que fizeram um filme, quis então antes de vê-lo ler o livro. 
Ao ver que ele tinha poucas páginas imaginei que não fosse tão bom e por estar na parte de infanto-juvenis cheguei achar que seria bobo.
Ledo engano, o livro escrito pela judia italiana Valérie Zenatti é simples e belo. É uma descrição detalhada dentro da troca de emails de 2 jovens cujos países vivem em guerra sobre todos os temores que passam.
De um lado temos Tal, a israelense de 17 anos que tem a ideia de pedir para seu irmão mais velho que serve ao exército do país na faixa de Gaza - exatamente onde ocorrem os piores conflitos entre Israel e Palestina - que jogue uma garrafa contendo uma carta dela dentro do mar, receoso, o irmão somente enterra a mesma na areia. O que Tal queria era se comunicar com uma jovem de sua idade que fosse da Palestina e assim entenderem e dividirem os medos uma da outra.
O que acontece é que um rapaz de 20 anos que se chama Naim - e que boa parte do livro ela não sabe o nome, ele se entitula Gazaman - vai encontrar e vai manter com ela contato em trocas de emails.
A princípio a relação dos dois vai ser de farpas, principalmente da parte de Naim que é debochado e vê com muita desconfiança qualquer contato com alguém do " lado inimigo".
O que poderia ser somente mais um livro do gênero, é na verdade um desabafo, entre 2 jovens que não concordam com as guerras travadas entre seus países e a dor de toda hora ver pessoas mortas em atentados.
Muitas partes da história dos dois países é retratada pelos dois , como na de quando Bill Clinton, então presidente dos EUA conseguiu unir Arafat e Rabin em um aperto de mãos que selou a momentânea paz entre os dois países.
"Uma garrafa no mar de Gaza" é uma aula de história, em formato de troca de emails entre impossíveis amigos e com um final surpreendente a altura de todo o livro.

Amei a escrita da autora e ao ver o filme me emocionei , assim como todas as pessoas da sala de exibição que aplaudiram o filme de pé.
Tão atual impossível, o livro mostra que onde há vontade há paz. E o blog torce muito para que as notícias que vem enchendo nossos noticiários de mortes dos dois lados fiquem em um passado distante. 
Recomendo o livro e o filme! 

10 comentários:

  1. É triste ter notícias de mortes nos dias de hoje... Infelizmente os valores estão se acabando e a vida não vale mais nada.
    Linda essa história! Vou correr na livraria para comprar o meu livro!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!!!
    Amei seu texto... Já tinha ouvido falar do filme mas não sabia que havia um livro.
    Que história legal! Não pude deixar de notar que a garota tem 17 anos... hahahaha Você já falou tanto sobre essa idade hahahahaha... Não tem jeito amiga, acho que essa é a idade mestra de todos os livros...rs Me empolguei muito muito muito mesmo com o tema e como você mesma disse muito propício para o momento... Sei que terá momentos tristes... Vou me preparar porque acho que no momento não posso lê-lo.

    Beeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de quando os livros curtos são bons... E o tema tem a ver com o que esta acontecendo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee
    Que história maravilhosa,no mundo em que a gente vive hoje é impossível não se apaixonar ao
    ler algo nesse tema.
    Não conhecia esse livro e nem sabia que iria virar filme,mas os dois devem valer muito a pena de serem conferidos.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Raffa, gostei da história!! Vai pra lista de leitura!! jos

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser incrível. Uma história muito envolvente e contagiante.
    Desconhecia sua existência e pretendo ler para também assistir ao filme.
    Fiquei com uma mega vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse filme e gostei muito,não tive oportunidade de ler esse livro ainda, já faz tempo que ele está na minha lista de prioridades,mas meu tempo anda tão curto que não estou conseguindo ler tudo que quero...

    ResponderExcluir
  8. Já conhecia esse livro a um tempinho..minha prima comprou e adorou..não sabia que tinha filme dele..bom saber :)

    ResponderExcluir
  9. Nossa Raffa
    Já tive a oportunidade de comprar várias vezes esse livro e não fiz, fiquei com receio de ser bobo, mas pela sua resenha vi que é uma excelente história.
    Adorei
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre quis comprar esse livro, a editora sempre tem muitas obras que me chamam a atenção!
    E com tantas coisas positivas sobre essa obra é impossível não ficar com vontade de ler e ver o filme também! ótima dica.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)