Título Original : The storied
life of A.J Fikry
Título no Brasil : A vida do Livreiro A. J Fikry
Autora : Gabrielle Zevin
Editora Paralela
Número de págs : 186
Eu estava tão louca para ler esse livro que o passei na frente de diversas outras leituras. E apesar de nunca ter trabalhado em livrarias, trabalhei por anos em lojas e me identifiquei muito com os clientes de A. J. Fikry. O livreiro que é o protagonista da história está na casa dos 40 anos, é descendente de indianos e viúvo , é uma pessoa amarga que já sofreu muito na vida e apesar de amar sua livraria tem pouca ou nenhuma paciência com quem entra nela. Geralmente só bate papo com a cunhada Ismay e com o policial amigo Lambiase.
Logo no início do livro conhecemos Amelia, ela é divulgadora de uma editora e entra na livraria de A. J para lhe mostrar a nova coleção. Extremamente rude e lhe dando muitos foras ele vai praticamente enxotar a moça do local. O que ele não esperava que acontecesse é que deixassem na sua loja uma criança. Maya tem apenas 2 anos quando a mãe deixa um bilhete dizendo que ele deve criar a menina porque adoraria que ela fosse criada no meio de livros, lógico que ele não aceita nada bem isso e quer dar a menina para adoção, mas Maya consegue mudar o que ele sente durante 1 final de semana e ele acaba pedindo a assistente social para ficar com a criança. Logo ele que nunca teve jeito com crianças de repente se vê encantado com a menina!
A. J muda muito por causa de Maya, vira um paizão exemplar e tem mais amor pela livraria e claro, acaba também vendo em Amelia uma paixonite que de início não é correspondida mas que depois nos faz vibrarmos com o amor dos dois.
Nem mesmo um livro de Edgar Allan Poe que lhe foi roubado e era muio valioso pode tirar a alegria dele, que fica completa quando finalmente conquista o coração de Amelia e Maya está cada dia mais esperta.
Se o livro cheira a conto de fadas de livreiro sinto informar que o final não deixa margem para o foram felizes para sempre. Quase chorei... e no final fechei o livro pensando que como diz na chamada " Nenhum homem é uma ilha; cada livro é um mundo" , é a mais pura verdade. Lindo.
Puxa, não conhecia o livro. Mas ao começar a ler a sinopse, me veio O Livreiro de Cabul. Há muita semelhança entre as histórias, apesar de não haver nenhuma..rs Livreiros, sempre são semelhantes, sempre trazem o amor aos livros. Mas aí, comecei a ler a resenha...e foi tipo, será que vão jogar isso no cinema? Enredo dos bons!!!
ResponderExcluirO amor, a família e porque não, livros e mais livros!!!
Vai pra lista de desejados.
Beijo
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirOwnnnnnnnn... que livro fofo!
To precisando de uma leitura assim...que me emocione e me leve ao choro ... rs
Foi por isso que peguei Um Porto Seguro pra ler... hehehe...
Mas A Vida do Livreiro já entrou pra minha lista... adorei sua resenha! Adoro livros com crianças...
Beeeeeeeeeeeeijos
Que resenha!!!! Me deu vontade de ir correndo na livraria! :D
ResponderExcluirBjos Raffa
Que lindo! O amor dele por Maya criando ela .... Acho lindo esses enredos!! Quero muito ler!!
ResponderExcluirBeijos
Todos doida para ler....
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas parece muito fofo.
ResponderExcluirJá inclui na lista de leituras.
Nossa, que história linda!!!
ResponderExcluirUma criança é realmente capaz de mudar as pessoas.
Simplesmente me encantei com essa história.
Fiquei apaixonada! Quero muito ler, mas fiquei com medo desse final ai, ai meu Deus! A historia é ótima, e tem tudo a ver com a gente né, que ama livros, já vou reservar o dindin pra compra-lo!
ResponderExcluirOi Raffa! Adorei a resenha, o livro parece ser apaixonante, mas fiquei com medinho do final, não termina feliz? :( beijos
ResponderExcluirOie....
ResponderExcluirEstou louca para ler o livro!!
Todas as resenhas que li sobre ele (sem exceção) falam muito bem sobre ele!!
Sem contar que a capa é uma lindeza né!!
Já vi vários comentários sobre esse livro..graças a deus tds positivos pois quero muito ler o livro..a capa de tão simples me ganhou na hr..não vejo a hr pra ler ^^
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/