Título no Brasil : Se Eu Ficar
Autora : Gayle Forman
Tradução : Amanda Moura
Editora Novo Conceito
Número de págs: 224
Com o burburinho em cima do livro e do filme, passei a leitura na frente de outras não aguentando mais me perguntar se era bom mesmo. Lido de um dia para o outro - e fui dormir muito tarde por causa dele ! - Se eu ficar é um livro bom e ponto. Não há nada que tenha me impressionado ou feito fazer dele meu favorito.
A história de Mia, uma violocenlista que está terminando o high school e se prepara para ser aceita em Julliard quando sofre um acidente de carro com toda a sua família dentro pode emocionar. O livro é todo feito em cima das memórias dela e de Mia se vendo fora de seu corpo, após o acidente, como aquelas pessoas que ficam entre a vida e a morte e antes de se decidirem pelo caminho da luz ficam vendo o quanto os entes queridos estão sofrendo com sua quase morte.
A autora dá um tom melancólico a narrativa e nos faz torcer para que Mia decida ficar mesmo tendo perdido toda sua família. Até porque seus avós perderam todos, só resta ela e ainda tem Kim sua melhor amiga sofrendo e Adam, o namorado mais fofo do universo lutando para ficar ao lado dela no UTI. Por ter o livro 2 contado por Adam já imaginei o que aconteceria e desculpem quem ama o livro, mas achei extremamente depressivo . É o famoso jogar a toalha e para quem reclama de Sparks, Forman é muito pior.
Não me emocionei - não sei com o filme pois ainda não assisti - e confesso que esperava mais, não sei se do livro ou da personagem. Ela faz a gente se apegar a ela e depois...bom , depois vocês sabem.
Com pais fofos e um irmão mais novo que se foram no acidente ela parece querer achar motivos para ir também, e não que eu acredite que essa escolha dependa da gente, porque sabemos que ela não depende, exceto quando cometemos suicídio, o que não é o caso dela.
Regado de sentimentalismo, os flashbacks de Mia até fazem desse um livro bom, mas nada excepcional que me faça colocar ele na lista de melhores como vi muita gente fazendo.
O livro vem com uma coisa bacana. Devo dizer que ao contrário de muitos , adoro livros com capa de filme, o que é o caso desse. No final temos entrevistas da autora com os atores que fizeram Mia e Adam. A melhor coisa do livro para mim foi isso
Nuss..e eu maluca pra ler esse livro!rs
ResponderExcluirTá, eu sei que é questão de gosto. Cada um age de uma maneira diferente e pelo burburinho que este lançamento causou, todo mundo(ou a maioria) ficou doido pra ler. E claro, eu, idem.
E mesmo com a resenha diferente de todas que li até o momento, ainda pretendo ler. Amo Sparks..e sua crueldade. E sou chorona por natureza...rs
Beijo
No último Clube do Livro a Frini comentou que era melhor ver o filme primeiro, porque é melhor do que o livro. Como as opiniões relacionadas a livros e filmes geralmente sugerem o contrário, decidi deixá -lo na gaveta por enquanto. E depois da sua resenha Raffa, acho que vou manter essa decisão. ☺ A propósito, quando crescer quero ser que nem você! Não consigo virar a noite lendo... 😦
ResponderExcluirTô louca por esse livro desde que vi o trailer, mas sempre confio nas suas resenhas e acho que vou diminuir minhas expectativas..kkkkk
ResponderExcluirTô esperando a Saraiva entregar o meu :(
Raffa, vc podia passar na frente Um Caso Perdido da Coleen Hoover, é bom demais!! Tô esperando uma resenha dele aqui ;)
Bjs :*
Opinião não se discute eu amei o livro mas não ficaria até 3horas da manhã lendo um livro que não curti somente se fosse um livro sensacional, quando vi sua chamada achei que tinha amado o livro. Tomara que goste do filme. Bjs
ResponderExcluirOlá Danielle
ExcluirTem livros que preciso saber o final, o que é o caso desse. Então embalo na leitura e quando vejo já está super tarde, eu fui dormir as 3 h e acordei para trabalhar as 6! Fiz resenha no embalo hahaha Sou assim, quando fico ligada em uma história é difícil fechar o livro. Vou ver o filme ainda essa semana e espero gostar sim.
Beijos
A historia desse livro ta com cara de que ficaria melhor lendo filmada do que lida...
ResponderExcluirAcho q o filme pode acabar sendo bom, mas o livro por outro lado... Todo mundo q eu conversei q já leu fala o mesmo q vc, q o livro é bom mas não é nada demais, alem de ser bastante depressivo.
Não sei pq resolveram fazer o livro 2, isso parece encheção linguiça pra conseguir mais dinheiro.
achei q o livro era melhor
ResponderExcluirSabe Raffa, o que mais me chamou a atenção no livro foi a capa e o titulo.... Mas agora lendo sobre a historia, penso que ela fica melhor no filme....
ResponderExcluirbeijos
Sabe Raffa, quando começou a falação desse livro na internet eu achei que era um livro excelente, daqueles que ia fazer a gente chorar horrores. Mudei de opinião. Não li ainda, mas TODAS as resenhas falam a mesma coisa: é bom mas não é tudo isso. Ninguém se emocionou o suficiente, assim como você. Desisti de querer ler, vou só ver o filme que é mais barato. beijos
ResponderExcluirAinda não tinha lido nenhum comentário sobre esse livro, e confesso que fiquei mais curiosa depois de ver o trailer. Vou assistir o filme primeiro pra ver se vale a pena.
ResponderExcluirhttp://tudoqueeuli.blogspot.com
Comecei a ler esse livro, mas confesso que não fiquei motivada e acabei abandonando a leitura.
ResponderExcluirMas acho que vou retornar e terminar de ler para poder assistir ao filme.
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirNós somos mesmos irmãs siamesas literárias... Amiga, já tem vários dias que comecei a ler... sentei e avancei até a página 90 procurando o que todo mundo idolatrava no livro e não vi nada. Fiquei chateada e parei a minha leitura... até já havia anunciado a resenha no blog pra ver se isso me pressionava a termina-lo mas ainda não tive motivação. Como você disse é um livro legal e só. Eu venho falando sobre isso repetidamente na blogosfera... essa galera que recebe cortesia fala do livro pra fazer média com as editoras e não diz a verdade... de repente um livro vira febre e como 80% do povo dos blogs tudo o que deseja é mostrar que tem o livro vai propagando a mentira que o livro é o máximo... Claro que tem o lance do gosto de cada um mas sinceramente... eu duvido!
Beeeeeeeeeeeijo
Oie...
ResponderExcluirTambém já vi muita gente colocando o livro no topo dos melhores!!!
Mas ainda não li, então não posso opinar muito! Já vi também algumas pessoas que tem a mesma opinião que vc! Acha que o livro é bom e ponto!
Estou curiosa para ler e assistir ao filme!!
Mesmo assim ainda quero ler..sinto que esse livro é como foi o A Culpa é das Estrelas virou modinha e pra falar a verdade nem é essas coisas todas que o pessoal tava falando q era..mas como quero ver o filme..lerei um dia =P
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br
Hahah "para quem reclama de Sparks, Forman é muito pior." Eu ri.
ResponderExcluirAInda não vi o filme , mais já comprei o livro espero q chegue logo, legal saber que tem entrevista com os autores que fizeram o filme. bacana
Fiquei um pouco confusa também quando vc falou q o final não foi o q vc esperava mais mesmo assim ficou a até tarde lendo. Mais acho q sou um pouco igual a você tem finais de alguns livros que não tem como você dormir até saber como acabou.
Bjss
Tô louca para ler esse livro.Embora muitas resenhas digam que ele não é "tudo isso" e que o filme é melhor,eu ainda quero ler e antes do filme...rsrrsr.
ResponderExcluirBom, como já li a sua resenha do filme e vi que voce gostou mais do filme que do livro, não sei o que falar, pretendo ler esse livro, mas acho que dessa vez vou ver o filme antes, voce diz que a autora supera o Sparks, então eu vou gostar, porque amo o Nicholas!!!!
ResponderExcluirA melhor parte do livro foi a entrevista com os atores haha só você mesmo Raffa.Já li tipo um milhão de resenhas sobre esse livro e a sua é uma das únicas dando um contra na história,é bom ver esse lado.Não pretendo ler agora por motivos de muito drama e já fiz uma suposição de qual vai ser a decisão de Mia.E pra falar a verdade estou mais interessada pelo próximo livro narrado pelo Adam.
ResponderExcluir