Não lembro o primeiro filme que vi com ele, mas desde O Homem de Ferro filmado em 2007 que Robert é visto com outros olhos. Não que o talentoso ator já não tivesse mostrado ao mundo ao que veio, mas de repente uma horda de fãs se ligaram que ele além de talentoso também era um gato.
Robert John Downey Jr nasceu em NY em 04 de abril de 1965, ou seja, ano que vem o galã completa meio século!
Começou a fazer filmes aos 5 anos trabalhando com seu pai que dirigia a fota Pound. Daí não parou mais , Downey nasceu em Manhattan, Nova York, o mais novo de dois filhos. Ele e sua irmã, Allyson, cresceram em Greenwich Village.
Quando crianca, Downey vivia "rodeado pelas drogas". Seu pai, um usuário de drogas, permitiu que o filho consumisse maconha aos 6 anos, um incidente que hoje o pai se arrepende. Downey afirmou que o uso de drogas tornou-se um vínculo emocional entre ele e seu pai: "Quando eu e meu pai íamos consumir drogas juntos, era como se ele estivesse tentando expressar seu amor por mim da maneira que só ele sabia como". Eventualmente, Downey começou a abusar do álcool todas as noites e "fazendo mil telefonemas em busca de drogas".
Aos 10 anos, o ator viveu na Inglaterra e estudou balé clássico como forma de ampliar seu currículo. Ele cresceu em Greenwich Village e participou do Stagedoor Manor Performing Arts Training Center, uma de escola artes para jovens artistas performáticos. Mas Downey nunca foi um menino quieto.
Quando seus pais se divorciaram em 1977, Downey se mudou para a Califórnia com o pai, em Los Angeles.Em 1982, o ator foi para Nova York morar com a mãe, em busca de uma carreira como ator meio-período.
Para os que não sabem, o ator foi namorado por anos da Carrie Bradshaw, ela mesma, a atriz Sarah Jessica Parker de Sex and the City, começaram a sair quando ele tinha 19 anos, depois de se conhecerem durante o filme Firstborn. Devido ao problema de drogas do ator, a relação foi afetada, terminando 7 anos depois. "Eu acreditava que era a pessoa que o mantinha inteiro.", disse Parker, certa vez. Depois de se separar de Jessica, em 1992 conheceu Deborah Falconer e casou-se com ela no mesmo ano. O casal teve um filho, Indio Falconer Downey, que nasceu em 7 de setembro de 1993. A tensão sobre o seu casamento devido as repetidas idas de Downey a reabilitação e prisão finalmente chegou a um ponto de ruptura. Em 2001, durante a última prisão de Downey e a condenação à uma estadia prolongada na reabilitação, Falconer deixou o marido e levou Indio com ela. Downey e Falconer finalizaram os documentos do divórcio em 26 de abril de 2004. Atualmente, Downey vê seu filho com frequência depois de terem sido estabelecidos acordos de custódia com Falconer.
Em 2003, enquanto filmava Gothika, conheceu a produtora Susan Levin. Downey e Susan secretamente iniciaram um romance durante um tempo, embora ela tivesse rejeitado aos avanços românticos do ator duas vezes. Apesar das preocupações de Susan, que achava que o romance não duraria após a conclusão da gravação porque "ele é um ator, eu tenho um trabalho real", o relacionamento do casal continuou após a produção de Gothika. Então, na noite antes do trigésimo aniversário de Levin, Downey a propôs em casamento. O casal se casou em 27 de agosto de 2005, em uma cerimônia judaica em Amagansett, New York. Ele credita sua esposa por te-lo ajudado a acabar com seus problemas com drogas e álcool. "Era a perfeita, perfeita, perfeita, perfeita combinacao de personalidades e dons". Downey possui uma tatuagem em seu braço esquerdo, onde se lê "Suzie Q", em homenagem a mulher - além de outra feita no braço direito, com o nome do filho, Indio. O primeiro filho do casal, Exton Elias Downey, nasceu em fevereiro de 2012.
Downey afirma estar livre das drogas desde julho de 2003, graças a sua família, terapia, meditação, programas de recuperação, ioga - ao mesmo tempo para não pensar em drogas, e para manter sua sanidade como ator: "Não estou interessado nos socos e pontapés. Preciso me comprometer inteiramente com algo que me humilhe"
Nos cinemas de todo o Brasil com o filme que já publiquei crítica por aqui, O Juiz, Downey demonstra a cada dia como tem feito filmes de qualidade onde seu sarcasmo ficam a medida para o personagem.
Espetáculo esse Homem de Ferro ;)
Oi, Raffa!
ResponderExcluirEste eu amo muuuuuuuito!
<3
Beeeeeeeeeeeijo
Um dos grandes atores de todos os tempos, eu diria.. Não sou tão fã assim, acho que o falastrão em Homem de Ferro me decepcionou um pouco. Não que eu não tenha curtido os filmes, mas...Tem um filme dele que amo de paixão..O Solista.Já vi muitas vezes e em cada uma delas, me apaixono um pouco mais. O ator está soberbo.
ResponderExcluirSem contar o tanto que é lindo né?rs
Beijo
Lindo deeeemais..acredita que não vi Homem de Ferro ainda =P ele não é meu ator preferido mas não posso deixar de comentar o grande talento que ele tem!!!
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Anne
ExcluirVocê não comentou na postagem da Promo de Comentarista para escolher os livros que prefere e ter um número : http://www.meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/2014/10/promo-comentarista-outubro.html
beijos
Raffa, eu amo o Robert !!!! Eu adoro seus filmes !! É um dos meus atores preferidos, depois que eu vi Sherlock, apaixonei por ele ! Já estava com saudades do A Menina Pira ;) !!
ResponderExcluirBeijos
"Lindo, tesão, bonito e gostosão ♪" hahahaha Adoro o Robert, como Homem de Ferro, como Sherlock, como qualquer coisa! Acho ele um excelente ator. Nem acredito que o cara vai fazer 50 anos :O ainda bem que ele se livrou das drogas e espero que continue assim, pra poder continuar trabalhando feliz e nos encantando.
ResponderExcluirQuanta luta pra ele se livrar das drogas né, admiro ele, pela perseverança e força de vontade! E também por ser lindo e talentoso, adoro os filmes dele e nem parece que já vai fazer 50 anos, parece bem menos!!!!
ResponderExcluirNossa, e pira muito!!! Que homem é esse? Amo Homem de Ferro só por conta dele! ui ui.... Quero um desse...rs. Bjuss
ResponderExcluir