quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Menina que via filmes : O Médico Alemão [Crítica]

Título Original : Wakolda
Título no Brasil : O Médico alemão
Direção : Lucia Puenzo
Ano : 2014
Gênero : Drama, Suspense, Histórico 
País : Argentina, Espanha
Elenco : Alex Brendemuhl, Natalia Oreiro, Diego Peretti
Idioma : Espanhol, alemão
Censura : 14 anos
duração : 1h 33 min






Enquanto atravessa a região desértica da Patagônia, em 1960, uma família argentina conhece um médico alemão que aceita ajudá-los. Chegando em Bariloche, ela torna-se hóspede da hospedaria familiar. Todos gostam dos bons modos e conhecimentos científicos deste homem, que se mostra muito preocupado com Lilith, garotinha com um pequeno problema de crescimento. Mas todos ignoram que este homem é Josef Mengele, cientista nazista que realizou experimentos com humanos no campo de concentração de Auschwitz.



Não me assusta que o filme tenha sido escolhido pela Argentina para a disputa de melhor filme estrangeiro 2014 no Oscar. A história que é baseada em fatos reais é um filme interessante para quem se interessa e/ ou conhece histórias da Segunda Guerra.
Josef Mengele ( Alex Brendemuhl, espetacular) está na Argentina, ele vê crianças brincarem e observa Lillith uma menina pequena para seus 12 anos. O nome de Mengele está em muitos livros sobre a Segunda Guerra, chamado de Médico Monstro o alemão foi responsável pelas maiores atrocidades em nome do que ele julgava ser certo para experimentos arianos aprovador por Adolf Hitler. Pegava de cobaia judeus gêmeos, ciganos, pessoas com a síndrome de down...chegou a cegar muitos deles aplicando tinta na pupila para que ficassem com os olhos azuis. Esterilizava mulheres judias para que não pudessem gerar mais filhos e as matava em seguida depois que usava seus experimentos. Seu consultório - ou seu necrotério - ficava em Bikernau, complexo do famoso campo de concentração de Auschwitz. Também conhecido como Anjo da Morte ele conseguiu ao final da guerra fugir com documentos falsos para Argentina - muitos nazistas fugiram para lá - onde viveu por anos, o filme conta o encontro dele com uma família que ele pede para acompanhar até a Patagônia de carro.

Claro que todos no filme nem imaginam quem ele seja, o casal cujo a esposa está grávida e tem mais dois filhos aceita de bom grado que ele seja o primeiro hóspede do hotel que herdaram e que estão indo tomar posse. 
Com muitas falas em alemão - já que a mãe da família estudou em escola alemã e fala bem o idioma - os dois conversam na frente do marido que nada entende no idioma de Goethe. Para eles, o médico se apresenta com outro nome e diz que aguarda a esposa chegar para morarem juntos na Argentina. 
Com  o tempo nota-se que ela nunca chega, ele cada vez mais se mete na vida da família, mas o foco dele é com Lilith, a menina pequena que é debochada na escola pelo crescimento retardado e que ele se propõe a ajudar.
Se por um lado a tensão de sabermos quem ele é rola durante o filme, por outro não sabemos o que ele realmente quer. Mas o filme é muito bem construído, aos poucos se forma o quebra-cabeça onde começam a fazer sentido as coisas.

Filme sensacional. E para quem não sabe , o médico nazista viveu no Brasil no fim de sua vida ( até 1979) e morreu em São Paulo, ele nunca pagou pelos seus crimes. 

7 comentários:

  1. Nossa..me veio a mente quando encontraram a ossada deste médico em Sp..do burburinho que foi, até confirmarem o que a maioria já supunha saber. Lembro-me também, que destrincharam a vida dele e o que havia passado escondido por tantos anos, veio à tona.
    Não sabia da existência do filme ,mas confesso que arrepiei ao ler. O mistério que a história traz e a pitada de tensão pelo jeito, no filme todo. A gente imagina de tudo o que este Monstro pode querer com a menina.
    Verei certamente!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!
    Afff... nem gosto de pensar em quantas vidas ele ceifou... e de que forma, né? sofrimento atroz... Não tenho vontade de ver... principalmente porque ele não pagou pelo que fez como todos sabemos... Sei lá... nessas horas gosto de crer que Allan Kardec estava certo... que existe reencarnação e que todos nós pagaremos por nossos atos...
    Beeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus , essa historia aconteceu mesmo ! Não acredito!! Na escola eu sempre ouvi falar de médicos nazistas ... Mas não sabia desse !! E ele ainda conseguiu chegar ao Brasil ! Muito revoltante, porque ele não pagou por nenhum crime ! Agora eu fiquei querendo saber o que acontece com a garotinha !! Estou surpresa, não conhecia muito do cinema argentino, mas agora estou vendo que eles são fortes nessa indústria !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Argentina arrasando com seus filmes *___*

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha do filme! Gosto muito de qualquer coisa relacionada a guerra e me interessei muito pelo filme. Fiquei bem curiosa pra saber quais eram as intenções desse médico, uma pessoa que fez tanta atrocidades como ele não pode ficar bonzinho do nada né

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber que é baseado em fatos reais, eu soube a historia desse médico, e imagino de quantas pessoas ele tirou a vida só pra fazer seus experimentos, um horror, mas quero ver esse filme que pelo que voce contou é muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Mais um da guerra, nossa dá até raiva de saber q existiu uma pessoa dessa... Mas quero assistir por sua recomendação!! Bj

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)