sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Menina que via filmes : Tim Maia [Crítica]

Título Original : Tim Maia
Baseado na obra : Vale Tudo - o som e a fúria de Tim Maia de Nelson Motta
Direção : Mauro Lima
Elenco  : Babu Santana, Robson Nunes, Alinne Moraes, Cauã Raymond
Ano : 2014
Censura : 16 anos
País : Brasil
Idioma : Português
Duração : 2h 20 min






Cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia". O filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas.




Tim Maia faz parte de minha vida, de verdade. Sempre ouvi desde que me conheço por gente minha mãe contando que quando muito nova achou o máximo após um show ser convidada com as amigas para  jantarem com a produção e ele . Imagina você é fã, vai no camarim do cara e ele fala : " Estamos saindo para jantar, quer vir?" Minha mãe sempre foi fã dele, pelo menos 3 vezes fui com ela na finada casa de shows Canecão aqui no Rio ver o show do ' síndico" como era chamado por amigos.
Mas nada ou muito pouco sabia da vida dele, uma vez voltando da Bienal comprei o livro que deu origem ao filme e dei para minha mãe, nada mais natural do que ir com ela ver esse filme.
Tijucano e mulato o astro que embala gerações nunca foi muito pobre, ele estudava em colégio de padre, ajudava sua mãe a entregar marmitas mas nunca faltou amor em sua casa nem comida. Mas Tim, ou no original Sebastião, não estava nada satisfeito. Ele estava exausto de acharem sempre que o mulato não poderia ser cantor, o confundiam com entregador . Assim quando reuniu um time de vizinhos para criar a Sputnik ( note que os amigos eram Roberto Carlos, Jorge Benjor, Erasmo Carlos, etc) nem podia imaginar que dali sairia gênios da música brasileira.
Na tela ao decifrarmos por exemplo que um dos atores é o Rei Roberto Carlos logo pensamos : Que banda era essa?
Os amigos que começaram a se apresentar no programa de Carlos Imperial logo se separaram, e Roberto Carlos foi o primeiro a virar fenômeno. Tim não se conformava por ser o negro que as meninas não voavam em cima , resolveu ir para os Estados Unidos onde morou ilegal até ser preso e expulso do país. 

O sucesso veio mais tarde , ao dar uma música para Roberto Carlos gravar, assim conseguiu ser reconhecido , ter dinheiro e começar uma vida sem limites ao lado do cantor Fabio ( Cauã Raymond). 
O ator que o interpreta o faz com maestria, quem já viu um show dele identifica os trejeitos do cantor. 
Do menino da Tijuca a um dos maiores compositores que esse país já teve , a trajetória de Tim está toda no filme. Alinne Moraes faz Janaína a esposa que ele teve mas não aguentou ficar com ele por causa das loucuras. Tim era viciado em drogas e amava ser polêmico, não ligava para autoridades, para a família  , e nem para ele mesmo.

Morreu em 1998 aos 55 anos, depois de abusar do direito de comer desregradamente , de beber muito e de cheirar tudo que podia. 
Impossível sair do cinema sem cantar alguma música.... " A semana inteira fiquei te esperando, para te ver sorrindo, para te ver cantando..."

7 comentários:

  1. Puxa, vi a apresentação deste filme esta semana..e não me considero fã do Tim, mas claro, cantava suas músicas e até hoje me vejo indo junto quando ouço algo do cantor. Não curti o "moço" que interpreta o Tim(Babu?) Vi ele num programa de tv esta semana e achei ele meio perdido.rs Mas talvez seja por isso mesmo que o escolheram para o papel. Tim era mestre na arte de se perder..e de encontrar ou não depois.
    Verei com certeza!!!Até porque cinema nacional tem se elevado muito..e a curiosidade de saber mais da vida do grande fanfarrão.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa ! Eu li as críticas sobre o filme, e fiquei bastante curiosa pra saber sobre a vida do Tim, eu só conheço as musicas mais famosas.... Que legal!! Sua mãe conheceu ele , e ainda foi convidada pra jantar !! =)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sou da época mas gosto muito das músicas do Tim, o cara era talentosíssimo! :)

    ResponderExcluir
  4. Raffa, sou muito fã do Tim Maia, sua voz é inconfundível e passei boa parte da minha juventude curtindo suas músicas, é uma pena que alguém com tanto talento, possa ter feito o que fez com a vida, não à respeitando, praticamente jogando fora né! Bem legal saber que o ator que interpreta ele no filme, o faz muito bem! Fiquei aqui, doida pra ver esse filme e matar saudades desse cantor maravilhoso! "Paixão antiga sempre mexe com a gente, é tão dificil esquecer..." eu amo essa música!

    ResponderExcluir
  5. Bacana, não conheço tb a Vida dele, mas ele era muito bom!! Apes dar de ser louco, gostava das loucuras dele..rs, As letras das músicas são muito bacanas e mostra bem o lado criativo.

    ResponderExcluir
  6. Adoravaaaa as músicas dele..um dos poucos cantores brasileiros que sou fã..Tim fez parte da minha infância ^^
    Quero muito ver esse filme!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raffa!!!!
    Esse eu quero ver muito!
    Também sei pouco da vida do Tim. Mas aaamo as músicas dele.
    Amei seu texto... adoro quando vc menciona sua mãe... *-*
    Beeeeeeeijo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)