Direção : Stephen Daldry
Elenco : Selton Mello, Wagner Moura, Rooney Mara , Martin Sheen
Ano : 2014
País : Brasil, Reino Unido
Idioma : Português, Inglês
Gênero : Drama
Censura : 16 anos
Duração : 1h 54 min
Filmes nacionais tem me decepcionado muito quando não tem o tema favela ou milícia. Filmes de suspense ou comédia tem me feito desacreditar no cinema de qualidade que já vimos por aí feitos em nossas terras. Nesse Trash o filme pode até ser brasileiro mas tem um pé grande no Reino Unido por causa de seu diretor, o mesmo que fez o sensacional Billy Elliot.
O fator Selton Mello e Wagner Moura já me fazem ir ao cinema de qualquer jeito, e ambos estão muito bons nos papéis que fazem, com mérito maior para Mello que faz um policial corrupto capaz de qualquer coisa para ter o que deseja.
A princípio o filme que é baseado o livro de Andy Mulligan teve grandes chances de ser rodado na Índia, país bem pobre como o Brasil mas o diretor acabou optando pelo Brasil e tendo em seu elenco 3 crianças que são ótimas atuando e prometem .
O filme começa com José Angelo ( Moura) enterrando a filha, corta para cena onde ele foge da polícia e joga no lixo uma carteira que é procurada por todos os policiais corruptos incluindo Frederico ( Selton Mello). O espectador só vê o menor Rafael ( Rickson Tevez) catando lixo com o amigo Gardo ( Eduardo Luis) e achando a tal carteira que tem 300 reais. Para eles uma grande fortuna. Felizes os meninos fazem compras e nem imaginam tudo que passarão por causa daquele objeto.
A favela onde vivem é de muita pobreza, eles não tem quase nada, e 2 reais é como os policiais compram os pobres coitados da favela para os ajudarem a encontrar o tal documento.
Onde vivem somente um padre gringo ( Martin Sheen ) e Rooney Mara como Olivia uma moça que é voluntária e ensina inglês para as crianças continuam a acreditar que algo de bom não referente a dinheiro possa ser feito por eles.
O filme é muito forte , morta cenas de espancamento e o espectador fica com muita raiva de Selton Mello que brilhantemente nos deixa com vontade de matá-lo!
Por mais que o filme fuja um bocado da verdade - há um ocorrido no cemitério que jamais existiria mas deixo para vocês descobrirem vendo o filme! - o resultado é muito bom e nos faz acreditar ainda nas pessoas. A amizade dos 3 meninos - ainda tem Rato ( Gabriel Weisntein) que mesmo sem terem nada se apoiam uns nos outros é um belo exemplo para quem tem tudo e não dá valor. Se eu tivesse um filho /filha de uns 10 anos para cima levaria para ver esse filme, é um choque de realidade .
O filme é muito bom e entra para o hall de filmes que mesmo com a desgraça alheia - nesse caso a nossa - nos faz repensar nossos conceitos e dar graças a Deus pelo que temos.
Pôxa Raffa, fiquei com mais vontande ainda de assistir,
ResponderExcluirConfesso que quando eu li sobre a opção de locação inicial ter sido a Índia, acho que o diretor pulou fora para não parecer um " Quem quer ser um milionário" não acha? A grande sacada foi ter se aliado aqui no Brasil a O2 Filmes - aliás já assistiu o documentário Lixo Extraordinário? É incrível!
E estou curioso para ver o desempenho de Rooney Mara - a Lisbeth fake - rs. Ela ganhou meu respeito depois que o David Fincher a dirigiu.
Valeu a dica! ;)
Fernando Mercadante
Oi Fernando,
ExcluirTambém achei que ficaria parecido. Mas falar de pobreza - da nossa! - parece que fazemos como ninguém, certo?
Nunca assisti ao documentário, tenho vontade de ver e sempre me lembro de um que vi em época de escola chamado Ilha das Flores!
Rooney Mara é ótima e Sheen é mito! Assista e depois me diga o que achou!
Beijos
Já havia lido uma crítica super positiva sobre este filme..e agora me deparar com uma "resenha" sobre ele, assim, tão intensa, foi maravilhoso!
ResponderExcluirAmo o trabalho de Martin Sheen...mesmo ele estando bem fora da mídia nos últimos tempos..e de quebra, juntar com Selton e Wagner? Precisa mais nada.
Eu curto muito o cinema nacional..até as comédias bobas..elas também trazer de certa forma, nossa cultura(ow cultura)
Verei com certeza!!!!!
Beijo
Sim, vale a pena ver. A crítica especializada foi cruel com o filme, tem algumas coisas que fogem um pouco do real sim, mas nada que afete o resultado de um filme bem feito e com final bacana!
Excluirbeijos
Oi, Raffa!
ResponderExcluirEsse eu vou conferir sim. Sempre que o filme tem um dos dois - Wagner ou Selton - eu vejo... imagina esse que tem os dois... rs A história parece bem triste mesmo. To curiosa para ver a cena do cemitério... rs.
Beeeeeeeijo
Lilly
ExcluirO bom é que acredito que por ser filme "nacional"esteja passando em mais lugares .
Não ter cinemas do Brasil todo passando é triste né...eles são ótimos os atores, nossa e Selton está ainda mais bonito ( acho ele um charme hahah).
Vale a entrada do cinema amiga, assista e depois me conte o que achou
Beijos
Raffa, adorei sua critica.. Li nas revistas falando sobre o filme, e confesso que eu estava me decepcionando um pouco, porque quando soube que tinha o Selton, Rooney, Wagner... Fiquei super animada, mas as outras criticas não me convenceram.. Lendo a sua resenha me empolguei de novo e vou ver ainda essa semana !! Tô curiosa pra ver o Sheen tbm !!
ResponderExcluirBeijos
Cinthia
ExcluirO boneco do jornal O Globo estava indo embora na crítica...fala sério né...mas depois que gostaram de Gravidade, filme que odeio e quase levantei do cinema para ir embora..confio mais no A Menina viu hahahhaah
beijos
O filme parece ser bom, filmes assim me fazem ter esperança no cinema brasileiro ainda (apesar do diretor inglês né). Gosto quando mostram a real situação daqui, como a pobreza, me faz ver como sou sortuda por ter o pouco/muito que tenho.
ResponderExcluirRaffa, só vc pra fazer uma resenha e eu ficar com vontade de ver o filme, pq ultimamente a coisa ta dificil.. Bjus
ResponderExcluirNão sou mt fã de filmes nacionais (salvo um ou outro)..não sei se veria..quem sabe um dia ;)
ResponderExcluirÉ tão bom que a cada dia o cinema nacional tá melhor né, e quando no mesmo filme tem Selton Melo e Wagner Moura com certeza é um pecado não ir ver...gosto de filmes assim, cruéis, mas que nos mostram realidades que graças a Deus não vivemos, mas que infelizmente existe e muito em nosso pais, fiquei super empolgada pra ir assistir!
ResponderExcluir