Descobri a exposição de Playmobil do Botafogo Praia Shopping no Rio de Janeiro quando começaram a triplicar fotos de bonecos em instagrams. Já havia perdido uma exposição no ano passado e eu que sempre brinquei quando criança precisava ver os bonecos de perto.
Uma excelente escolha do shopping foi colocar os bonecos gigantes ( maiores do que que meço 1,66 m) na decoração de Natal, assim como Mickey, Mônica e Chaves que unem gerações os bonecos fazem com que adultos e crianças fiquem bobos na frente deles.
Fui buscar no Wikipédia a história dos bonecos.
Vamos conhecer?
Playmobil é uma linha de brinquedos criada por Hans Beck (1929 - 2009) em 1974 e vendida mundialmente a partir de 1975. A linha consiste em pequenos bonecos com partes móveis e uma série de objetos, veículos, animais e outros elementos com os quais esses bonecos irão se integrar compondo uma série de cenários, sempre dentro de uma temática específica.
Na Alemanha, são produzidos pelo grupo Brandstätter (geobra Brandstätter GmbH & Co KG), sediado em Zirndorf. A empresa, fundada em 1876 por Andreas Brandstätter em Fürth, Baviera, inicialmente produzia cadeados. Em 1921, produzia principalmente brinquedos metálicos como porquinhos mealheiros, telefones e caixas registradoras. Em 1954, a produção mudou para artigos plásticos.
Atualmente o Playmobil é fabricado também em outros países além da Alemanha, entre eles Inglaterra, Chipre, Malta, Espanha, Japão, Estados Unidos e Argentina.
Consiste de pequenos bonecos, de três polegadas ou 7,5 cm de altura, com mãos em forma de U, que movem os braços e as pernas (as duas em conjunto), cabelo destacável da cabeça e um sorriso no rosto.
Há duas versões para as mãos: nos antigos elas são fixas e da cor do corpo (exceto em alguns modelos especiais); nos modelos atuais é possível rotacioná-las e são da cor do rosto.
Quanto ao rosto, nos modelos antigos, olhos e boca são feitos através de pinturas feitas sobre marcações em baixo relevo; nos modelos atuais, a boca e os olhos são injetados no plástico, ficando, por dentro da cabeça uma marca do processo.
Os kits possuem diversos temas, como polícia, naves espaciais, Forte Apache, Velho Oeste e barcos; em cada um, os bonecos têm acessórios correspondentes ao tema: pistolas, espingardas, copos, etc.Nas décadas de 1970 e 1980 o brinquedo foi fabricado no Brasil pela empresa Trol.
Após a falência desta, passou a ser fabricado pela Estrela, na década de 1990.Em 2005, após longa ausência no país, a Calesita começou a importar da Argentina, onde são produzidos pela Antex sob licença da Geobra.1
A partir de 2008, o brinquedo voltou ao país através de importação diretamente da Alemanha feita pela Sunny Brinquedos.
Em junho de 2009, foi criado por César Ojeda o PlayBrasilMobil, o primeiro Fórum brasileiro sobre Playmobil, com o intuito de agregar os fãs e colecionadores, além de difundir novamente o brinquedo e organizar exposições e eventos no país, contando com o apoio oficial da Sunny Brinquedos.
Quem estiver no Rio visite o shopping e prepare a máquina e o celular! O brinquedo completou 40 anos em 2014!
Achei fofo <3!
Que pena que so esta no Rio !! Queria muito ver eles em tamanho maior , eu adoro Playmobil !! Muito fofa essa exposição, adorei o vestido de egípcio!!
ResponderExcluirbeijos
Nunca tive um palymobil mas sempre achei esses bonequinhos muitos legais. Ótima exposição :)
ResponderExcluirTambém tá rolando uma exposição de Playmobil, montada pelos próprios colecionadores, no Museu Histórico Nacional (Centro do Rio). De terça a sábado, custa R$ 8. Aos domingos, é gratuito. Fica até dia 14 de dezembro 2014... são mais de 300 metros quadrados repletos de bonecos, vitrines e obras de arte... show!!!
ResponderExcluirQue barato! Nossa, eu amava esses bonequinhos fofos. Brinquei muito com o meu irmão. Vou ver se dou um pulo no shopping pra ver. Amei conhecer a história deles, que não conhecia!
ResponderExcluirBjbj
She
Poxa, vcs do Rio são muito sortudos, sempre tem um monte de eventos legais ai.
ResponderExcluirMe sinto morando em outro país :(
Essa exposição é linda demais, faz voltar à infância!!!!
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirGeeeeeeeeeente, que delícia!
Tudo tão linnnnnnnnnnnndo!!! Caramba, 40 anos? Fiquei impressionada.
Se morasse no Rio também iria querer fotos com eles... quantas vezes em criança não quis encolher para brincar com minhas bonecas? E aí, eles estão do nosso tamanho...rs pelo menos do tamanho de pessoas normais pq eu sou meeeeeeeeeeeeega baixinha 1,52 hahahaaha
Beeeeeeeeeeijos
Esses bonecos são muito fofos! Lembro que minha prima tinha alguns e morria de ciúmes!
ResponderExcluirEles são a marca da nossa geração hein Raffa? Quem da nossa época que nunca quis ter esses bonequinhos? Meus primos tinham e eu adora brincar com eles, adoraria ir visitar essa exposição, seria uma viagem no tempo! Adorei as fotos!
ResponderExcluirEu já comentei, mas na hora que tava postando acabou a energia, não sei se foi, então lá vai! Esses bonecos fizeram parte da nossa infância né Raffa? Adora brincar com eles junto dos meus primos, adoraria ver essa exposição é uma pena ser tããããão longe, adorei!
ResponderExcluirmtoo legal a historia desses bonecos as vezes eles passam sem nem darmos a tal importancia em frente nossos olhos e eles tem uma historiaa mtoo legaal pena que aki na minha cidade nao tem :(
ResponderExcluirEu sempre quis ter um playmobil, mas nunca tive =/
ResponderExcluirUma pena a exposição já ter acabado. Queria ter ido, quem sabe numa próxima vez.
Obrigada por nos mostrar. ADOREI ;) Beijos