Título no Brasil : 100 dias de Felicidade
Autor : Fausto Brizzi
Número de págs : 112
Tradutora : Aline Leal
Demorei mais do que o meu normal para ler esse livro, e tem uma explicação. O livro me destruiu. Quem já teve ou tem algum parente querido que tenha sofrido com essa terrível doença chamada câncer com certeza sabe do que falo. O livro começa com Lucio Battistini já nos avisando que ele tem a doença e chama o tumor de Fritz.
Voltando a antes da descoberta de sua doença ele nos conta como conheceu sua linda esposa Paola, o como tiverem dois filhos lindos e o como qualquer marido que seja imbecil a traiu sem motivos.
Cria-se aí com o leitor uma relação de amor e ódio com o personagem, na verdade de ódio e pena. Paola não o perdoa ao saber da traição e eu muito menos, se em algum minuto a esposa devota pensou " Me traiu? Que morra então..." a vontade foi atendida rapidamente.
Professor em uma academia ele sente os sintomas mas não dá atenção e acha que é algo passageiro. Ao saber do que se trata vê que o mais importante é o perdão de Paola que com pena deixe que ele volte a viver em sua casa com as crianças. Nota -se aí que o autor ao mesmo tempo que nos apresenta um drama nos envolve no dia a dia de um paciente terminal, o personagem tem então 100 últimos dias de vida.
E como ele sabe que terá somente 100? Porque ele define que morrerá na Suíça com suicídio assistido. Lágrimas escorrem e borram o livro todo. Não foi uma vez só, perdi as contas de quantas vezes chorava lendo o livro, porque lembrava de meu avô. Ali naquelas páginas a realidade não engana, o felizes para sempre não existe porque se transformou em um " até logo".
Lucio tenta se despedir da vida de bom humor, a rosquinha na capa do livro são as que seu sogro que é confeiteiro faz e são deliciosas e nos dias alegres ele sempre lembra do sabor delas. Como não chorar muito quando o sogro diz que se a vida fosse justa ele trocaria de lugar com o genro? Um pacote de kleenex por favor!
Como lidar com o saber que vai morrer? É algo tipo ser chamado para um evento no Facebook, recusar e justificar : " Não poderei ir, estarei morto até lá. "
Triste, muito triste.
Nossa Raffa que livro lindo!
ResponderExcluirMe fez lembrar do meu avô, que está com câncer em fase terminal e que os médicos deram apenas alguns dias de vida, eu não sabia da existência deste livro, parece ser lindo!
Vou comprar rapidamente e ler, e repassar as pessoas da minha família para que leia.
Quanto ao suicídio assistido na Suíça, me lembrou o livro "Como eu era antes de você" que nos arranca algumas lágrimas também de tão lindo e triste que é.
Beijos e muito obrigada pela dica! Resenha nota 10!
Nossa esse livro parece ser triste pra caramba. Eu infelizmente perdi minha avó pra esse câncer e sei como ela sofreu, foi bem difícil. Mas mesmo assim, eu tenho vontade de ler esse livro, mesmo sabendo que vou chorar.
ResponderExcluirEsse livro parece ser bem emocionante e bastante triste.
ResponderExcluirJá tinha visto a capa dele, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Sua resenha me deixou com vontade de lê-lo. Fiquei bem curiosa pra conhecer a historia, espero lê-lo em breve.
Nossa Raffa, esse livro vai ser uma dura leitura pra mim, meus avós tiveram câncer e não sobreviveram.. Acho que vou ter muita força pra conseguir ler... :( Ótima resenha Raffa !!
ResponderExcluirBeijos
Oi, Raffa!
ResponderExcluirEu amo livro triste. Devo ser maluca... sei lá!
O fato é que a dor do outro sempre nos faz repensar a nossa... que muitas vezes nem é real né?
Enfim, eu vou ler este com certeza.
Beeeeeeeeijo amiga linda!
Sabe quando você vai lendo um post e vai se colocando nas letras? Vivendo cada sentimento, cada emoção?
ResponderExcluirVivi isto agora lendo a resenha. Lembro-me deste livro nos lançamentos,mas não podia imaginar que seria assim. Creio que todos nós já tivemos algum amigo ou familiar nesta situação..Eu já tive e estou tendo no momento..e juro, indo procurar este livro agora.
Preciso chorar também e vivenciar tudo isso que li impresso em cada letra!!!!
Beijo
Juro para você que quando vi a capa deste livro, tive uma idéia totalmente diferente!
ResponderExcluirPrincipalmente pelo kit com as rosquinhas da capa que a Suma de Letras lhe enviou! Oi?! Erramos gente! Vai rolar um recall para trocarmos as rosquinhas por lenços Kleenex! Rsss.
Adorei a resenha, o livro parece ter aquele gostinho de quero mais, mesmo quando chega ao seu final; Afinal ninguém deseja a morte do protagonista...
.
Eu sempre pensei que falava de comida kkk que mico.
ResponderExcluirVejo que este livro vai ser daqueles que destrói minha caixa de lenços e o meu rosto
Raffa do céu, que leitura tocante! Fiquei com pena dele, mesmo ele tendo sido um idiota e traído a esposa, ninguém merece uma doença dessa né! Preciso desse livro, e tenho certeza que vou chorar muito, porque drama bom é aquele que nos faz chorar até soluçar (me lembro quando li Um amor pra Recordar, chorei soluçando até de madrugada)! Amei a resenha!
ResponderExcluirEstou super na duvida se leio ou não...já não gostei desde o começo com a traição...mas achei o resto bem fofo e amei essa capa =P
ResponderExcluir