domingo, 16 de novembro de 2014

[Resenha] 365 Dias Extraordinários @intrinseca

Título Original : 365 Days of Wonder
Título no Brasil: 365 Dias Extraordinários - O livro de preceitos do Sr. Browne
Autora : R.J Palacio 
Número de Págs: 432 páginas






Antes de mais nada se você perdeu o que achei de Extraordinário, clique aqui 
Pronto, agora você pode entender porque " devorei" esse livro em dois dias e cada frase que me identificava  queria " tatuar" pelo simples motivo de que Augustus tem todos os motivos para ser a criatura mais infeliz do mundo, mas não o é, e eu me peguei reclamando da vida. Que tolinha!
Nessa edição a autora nos convida a diariamente abrir o livro uma vez por dia, durante um ano, afinal de contas o mesmo é dividido por datas , mas quem disse que consigo? Vou deixá-lo ao lado da cama como faço com outros que tenho que são " Mensagens de amor" ou coisas do gênero, porque não consigo escolher minha frase preferida. E gente, o livro é lindo demais, sabe aquele que você precisa ter na estante? Ou estava em dúvidas do que dar de presente para aquela sua amiga, ou até mesmo não sabia  o que pedir no amigo oculto do trabalho? Essa é a dica! Por favor , leiam, e essa resenha vai ser um pouco diferente, queria que vocês vissem o que li, o como ele é por dentro, então tirei algumas fotos e conforme vou resenhando apresento a vocês um pouco dele, ok?
Para começar, recomendo que leiam o primeiro livro, Extraordinário é livro para se ler em poucos dias, muitos se emocionaram, eu consegui segurar o choro porque vi na força do protagonista algo que não vejo em mim muitas vezes, aos 10 anos esse menino gigante que mesmo tendo uma anomalia facial tenta tirar o melhor da vida é um exemplo.
O Sr. Browne do título é o professor dele, aquela figura que todos nós precisamos na vida para nos guiar nos momentos difíceis e para nos ensinar o que nem sonhamos saber, seja pela pouca idade , seja pela falta de experiência.
Como o livro mesmo começa informando em um provérbio, ninguém nasce sábio, e é por isso que sempre temos que aprender, não somos PHD em nada, nunca...
Sr. Browne explica que ele mesmo não tinha ideia que um dia criaria os preceitos dele, que na verdade são preceitos da vida. E da onde vem? Ele diz que vem os biscoitos da sorte, dos cartões de feliz aniversário, de livros que leu... cada mensagem importante que passa em nossa vida e que nos identificamos em certo momento é um preceito e ele tanto pode vir de um ator famoso como pode vir de um provérbio judaico, todos tem sua importância, todos são falado / criados para entender determinado momento, e foi assim que em um final de semana que as coisas não andavam muito para cima, esse livro alegrou meu sábado e eu terminei o feliz dando muito mais valor a vida.
Como uma lição de vida, os preceitos do professor de Augustus caíram como uma luva. Fiquei me perguntando porque mesmo eu me abalo com as pessoas do trabalho que não gostam de mim e com o que elas dizem? Elas são tão importantes assim na minha vida? A questão é : elas me amam? Não. A resposta é simples e clara. Então porque não focamos no namorado/ noivo/ marido que já te provou mais de um milhão de vezes que te ama de verdade e que está do seu lado para o que der e vier? Porque o elogio entra por um ouvido e sai pelo outro enquanto a crítica - nada construtiva - te corrói por dentro? 
A verdade é que se aquela pessoa que você pensa que é sua amiga e só fala bem dela mas quando conversa com você só te coloca para baixo, vamos pensar em uma coisa: ela te faz bem? Creio que não. 
E pouco importa se quando vocês tinham 10 anos ela salvou sua vida, ou quando você já era adulta ela te ajudou a sair da depressão, porque o que importa é o agora, é se ela está sendo legal com você nesse exato momento, se a resposta é não, é triste e vai doer, mas afaste-se, esse livro veio na hora certa, porque o que a gente precisa é de gente para te colocar para cima, para dizer " Nossa, estou muito feliz por você" e mesmo que lá dentro ela não concorde com 100 por cento do que você faz existe um limite entre falar a verdade e entre magoar. 
Augustus tem aquela força que nos falta, e me sinto boba com meus probleminhas perto dele. Como chorar por causa de espinhas se ele que tem motivos muito maiores vê o mundo como um lugar muito melhor e sem problemas? Ele foca nos que o amam. 
O Sr. Browne pelo jeito deu uma super ajuda para o menino ser tão para cima assim, mais Sr. Brownes no mundo por favor!




Essa é só a prévia de algumas frases que me fizeram bem lendo o livro. Amei, essa autora já tem um lugar no meu coração!

5 comentários:

  1. Quando li Extraordinário também não consegui chorar..Me emocionei? Demais..mas sem choro..porque também via no menino uma força que me dava forças. Uma maneira de encarar a vida que não era pra sentir pena..mas sim, admirar e tentar, ao menos tentar, por em prática toda a lição de vida que era a vida dele.
    E agora chegar no blog e me deparar com um post tão lindo sobre esse segundo livro é de emocionar.
    Preciso dessas gotas de estímulo diárias..é como uma bíblia ali no cantinho da cama..pra quando o desespero bater ou a alegria também, ir lá e se estimular mais ainda.
    Amei!!!!!(e o fato de colocar fotos das páginas do livro junto, deixou ainda mais belo)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que livro lindinhooooooooooooooo....já quero pra mim *.*

    ResponderExcluir
  3. Que perfeito! Tambem acho que não iria consegui abrir um pagina a capa dia hahhah!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro Raffa! Não li Extraordinário ainda infelizmente mas essas frases caíram muito bem pra mim, tava precisando de um desse do lado da minha cama pra ler todo dia e me motivar.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raffa!!!
    Que lindo! A sua resenha ficou ótima e as fotos intercalando seus comentários ficaram perfeitas!
    Não acredito em acasos... acho que tudo na vida tem um propósito e eu ter vindo aqui hoje e lido sua resenha me fez pensar que este é o tipo de livro que estou precisando ler no momento... Obrigaaaaaaaaaaaaada pela indicação.
    Beeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)