Título no Brasil: Doutor Sono
Autor : Stephen King
Editora : Suma de Letras
Número de págs: 475
Iluminado talvez seja a história de Stephen King que mais me marcou. Ok, claro que Pennywise e seus balões demoníacos não me deixam dormir de luz acesa até hoje mas o filme de Stanley Kubrick com Jack Nicholson divando no papel principal chegou a mim quando eu tinha somente 9 anos e desde então corredores longos e banheiras nunca mais foram vistas da mesma forma.
Se Doutor Sono fosse um livro sem ser a continuação da obra-prima mencionada acima certamente eu teria o amado muito mais. Mas Dan Torrance, o então menino que quase é morto pelo próprio pai no fatídico Hotel Overlook do livro original não segura um livro sozinho. Saudades de seu pai.
Pode ser que a expectativa tão grande tenha me feito esperar tanto que não achei tão sensacional como esperava. Mas seria injustiça não dar ao mestre o que dele é de direito, sua genialidade aparece a cada capítulo. Dan Torrance adulto e sofrendo de alcoolismo por causa do passado traumático nos faz ser saudosista e querer o menino que andava de velocípede e tinha conversas históricas com seu amigo Hallorann tão iluminado quanto ele.
Dan adulto não para em um emprego e peregrina de cidade em cidade sem encontrar um lugar para chamar de seu. King nos apresenta outros personagens também, logo de início, como a mulher que aplica golpes e é gentilmente - só que não - convidada a participar da Verdadeiro Nó , um grupo sinistro mas com cara de inofensivo que vamos descobrir depois que vive do vapor - é do que se alimentam - dos iluminados como Dan e Abra ( o segundo nome dela ainda é Rafaella com dois Ls, adorei claro!) , essa é outra personagem inserida na história.
Obviamente traumatizado - quem não seria? - Dan se auto destrói na nossa frente, o livro não tem pressa em nos mostrar a destruição do protagonista, marca registrada do autor que faz questão com que o leitor saiba direitinho com quem está lidando e isso claro pode deixar o livro mais lento para quem não está acostumado a ler o mestre . Para mim é sempre uma grata leitura ver o como ele mantém a qualidade de seus textos.
Como coisas do destino - ou de King - Dan vai encontrar lá para o meio do livro Abra , e vai ver o quão forte - e bem maior do que o dele - são seus poderes. O que piora a situação já que a tal tribo sinistrar de sugadores de vapor quer alimentar os mais velhos que estão ficando fracos e eles " se encantam" com ela, que claro é uma esperança para que eles possam se alimentar da mais forte iluminada que já conheceram.
Para quem leu O Iluminado ou somente viu o filme pode se decepcionar muito com o livro. Mas se você assim como eu ama King e qualquer nota de rodapé dele acha sensacional, então esse livro é para você.
Fica difícil encarar uma resenha do Mestre King...Creio que seja sempre complicado conseguir colocar na tela ou no papel toda a genialidade e a paixão dele, por ele, nas letras.
ResponderExcluirJá havia lido a sinopse desse livro, mas não havia me prendido nela.. talvez por ser continuação. Não fui fã assim de O Iluminado. Apesar de não ter lido o livro, vi o filme.
Mas provavelmente lerei este sim..afinal é King!!!
Beijo
Acho que essa continuação foi uma das mais inesperadas no ano, considerando que O Iluminado foi tão bem concluído. Espero que o livro seja tão bom quanto o primeiro, que não só pra você, mas provavelmente para a maioria dos fãs de Stephen King é um dos livros mais marcantes.
ResponderExcluirObs. Achei o seu blog muito interessante pela variedade de livros.
Beijos,
http://winter-wine.blogspot.com.br/
Nossa que capa linda! Meu deus!
ResponderExcluirAchei a historia muito interessante, me chamou bastante minha atenção espero
ter oportunidade de ler algum dia
Nunca nem vi o filme O Iluminado :/ mas depois que eu vi todo o bafafá de Doutor Sono eu fui procurar saber mais do primeiro livro e fiquei bem interessada, nos dois. Mas o primeiro passa uma impressão de ser melhor mesmo, até pra mim que nunca li. Muitas expectativas antes da leitura podem ser uma coisa ruim como nesse caso.
ResponderExcluirOi, Raffa!!!
ResponderExcluirUi... já fiquei com medo de ler... rs... Decepção é sempre complicado e não estou numa fase para suportar decepções então, vou postergar a leitura o máximo que puder... até porque nem to conseguindo ler mesmo... =(
Enfim... vou deixar para depois...
Beeeeeeeeeeeeeijos
Tenho muita vontade de ler Doutor Sono.
ResponderExcluirO filme de "O iluminado" nunca me deu medo. Mas os livros são outra história...
http://gotasdexp.blogspot.com.br/