Título no Brasil : Uma Longa Viagem
Direção : Jonathan Teplikzy
Elenco : Colin Firth, Nicole Kidman, Stellan Skarsgard
Ano : 2013
País : Inglaterra, Suíça, Austrália
Censura : 14 anos
Duração : 116 min
Se só o elenco já impressiona a história é ainda melhor. Baseado no livro autobiográfico de Lomax ( lançado aqui no Brasil pela Editora Planeta) o filme é forte e emocionante.
Lomaz ( Firth, sensacional como sempre) é um homem atormentado pelo passado, ele serviu na Segunda Guerra Mundial e acabou sendo prisioneiro de japoneses , um deles em especial marcou sua mente pois ele foi muito torturado, nunca refeito do trauma ele continua delirando encontros com seus algozes.
Um belo dia o solitário Eric Lomax pega um trem errado e conhece a linda Patti ( Kidman). É paixão a primeira vista e ele conta a seu companheiro de tortura e amigo de anos vivido por Stellan Skarsgard que está apaixonado. O casal logo se casa e juntos passam a dividir e a viver os traumas de Lomax.
Se as imagens de tortura relembradas podem pegar os mais sensíveis de jeito, as atuações de Kidman e Firth são exatamente o que esperamos deles : estupendas.
Quando sabemos que tudo ali foi real ganham mais pontos nos levando as memórias de uma guerra que nunca deixa de ter histórias chocantes para serem mostradas ao mundo e dessa vez não trata-se de judeus e nazistas mas sim de um britânico que ao tentar voltar para sua terra quando sua base é desfeita é preso por japoneses cruéis que parecem querer inventar motivos para fazê-los sofrer. Por mais que Lomax jure inocência eles o torturam e o espectador fica com tanta raiva que não entende o porquê de Lomax ter passado por cima de seus traumas e não ter assassinado o japonês vilão quando tem a chance, e isso tudo o filme mostra.
Como o Papa João Paulo perdoando o turco que tentou matá-lo, Lomax perdoa o vilão e ficamos sem entender nada, ou melhor, entendemos que para ele era necessário o reencontro para cicatrizar as feridas.
Na tela fica a certeza de que uma guerra nunca é esquecida facilmente e de que o amor de Patti pelo marido era imenso.
Filme lindo com um final surpreendente e atuações dignas da academia. Recomendo.
obrigado amiga por me dar esta grande oportunidade de conhecer vários livros de lançamento e excelentes escritores
ResponderExcluirsó assim estou bem atualizada com ajuda do blog Amenina que comprava livros muito sucesso em 2015 que Deus te abençoe beijos
Adoro filmes baseados em histórias reais e quando a atuação do elenco é perfeita o filme fica muito mais interessante né, adorei a resenha e pretendo ver assim que possível! Bjão!
ResponderExcluirO filme parece ser excelente mesmo. Fico impressionada em como ainda tem história de guerra para ser contada, a cada dia surge uma nova, parece que nunca acaba, infelizmente.
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar desse filme em uma pequena matéria , mas só um pouco ... Me surpreendi agora porque me pareceu ser incrível , merecia mais destaque ainda mais com excelentes atuações !!
ResponderExcluirbeijos
Como a Cinthia disse me pareceu incrível. Eu não havia ouvido falar, vou chegar os cinemas da minha cidade, pretendo ir assistir.
ResponderExcluirEstou doida para ver! Adoro histórias da Segunda Guerra Mundial! Infelizmente ainda não chegou no cinema da minha cidade! Beijos <3
ResponderExcluirOi, Raffa!!!
ResponderExcluirAi que alegria! Fico tão feliz quando o filme que eu to querendo ver é legal! Eu amo os dois atores... e o Colin... *-* <3 o que dizer, né?
Excelente crítica, amiga!
Beeeeeeeeeijos
Já quero ver o filme só por causa dos atores Colin e Nicole é muito amor, gosto muito deles atuando.
ResponderExcluirVou aguardar chegar na locadora, porque aonde eu moro não passou no cinema. Moro no interior do RJ, só tem um cinema, com uma sala =/
Beijos