domingo, 18 de janeiro de 2015

[Resenha] A Escolhida @editoraarqueiro

Título Original: Gathering Blue
Título no Brasil : A Escolhida
Autora : Lois Lowry
Editora : Arqueiro
Número de págs: 190








É tão bom quando uma autora escreve tão bem que a gente sente prazer sem ler seus livros. Esse é o segundo livro que leio de Lois Lowry ( o primeiro foi O Doador de Memórias) e posso afirmar que fica difícil escolher qual gostei mais. 
Em A Escolhida  conhecemos Kira, uma menina que tem uma deficiência física, sua perna é completamente torta a impedindo de correr e de ficar muito tempo em pé. Em um mundo onde os imperfeitos são levados para um local para serem devorados por feras, é um milagre a mãe dela Katrina ter conseguidor salvá-la desse trágico destino. Seu pai era um caçador famoso e seu avô era um mito no local. Sua mãe sempre lhe contou que quando viu os olhos brilhantes da menina e a força que ela tinha nas mãos segurando os dedos dela a fizeram ver que ela podia não ter o corpo perfeito mas que tinha outras qualidades e que merecia viver.
Kira - quando eles nascem tem apenas uma sílaba, conforme vão envelhecendo ganham mais, ela era Ki e mais velha virou Kira-  vive bem tecendo e ajudando as mulheres até que sua mãe morre .
Com a morte da mãe a vilã da história Vandara, uma mulher que de tão má chega a dar medo lendo o livro . A cruel mulher tem uma cicatriz gigante que ela diz se de sua luta com uma fera, e está disposta a tirar a casa de Kira e mandá-la para as feras pois de acordo com ela uma aleijada nunca arrumará um marido ou sera útil para sociedade.
Parece besteira mas o livro me tocou muito, primeiro porque os seres humanos são exatamente assim : cruéis. Vandara tem um pouco de muitos de nós ou de quem conhecemos : só pensa em si.
Por mais que seja duro reconhecer quantos de nós não respiramos aliviados quando ao invés da gente ter sido mandado embora foi o coleguinha? Ou o invés de seu namorado ter lhe traído, foi o da sua amiga? O egoísmo reina e nem nós sentimos, por mais que seja inconsciente.
Ao ser levada ao Conselho para que definam sua vida Kira se vê indefesa contra uma sociedade que não admite imperfeitos. As acusações de Vandara chegam a doer quando lidas, poderia ser eu ali , poderia ser um familiar querido, como julgar o que é certo e o que é errado?
Firme de seu propósito a monstra da cicatriz consegue ficar com o terreno da menina que com muito custo e com a defesa de Jamison - que mais para frente vamos ver quem de verdade ele é - ela fica a salvo sendo criado dentro do edifício do Conselho mas com o objetivo de terminar de tecer a túnica do Cantor. 
Em sua nova rotina ela vai fazer novos amigos com Thomas, o entalhador e com ele descobrir que nem tudo que parece ser , é.
E será através de uma das mais velhas da " tribo" , conhecida como a maior tecelã que eles já tiveram, que Kira vai começar a desconfiar que as tais feras possam nem existir  e que na tal floresta se esconda toda a verdade da vida de mentiras que sempre viveu.
Superação é a palavra que mais combina com ela, mas ao mesmo tempo esperei da nossa protagonista outra atitude , bem diferente da que ela tem no final.
Mesmo assim, um excelente livro. 

7 comentários:

  1. Poxa, que coisa horrível, ser devorado por uma fera. Sociedade bem cruel, essa criada pela autora!
    É chato quando o final não é o esperado ao longo da leitura...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de livros assim que mostram um significado com a junção da ficção com a realidade. Esse livro nos mostra o quanto o ser humano pode ser egoísta, desumano e perverso e, que coisas ruins não acontecem somente na vida real mas também na ficção para nos chamar a atenção para melhorar nossas atitudes e parar de julgar as pessoas e só olhar o nosso lado.
    Eu ainda não li o livro dessa autora mas vi o filme O doador de memórias (sei que não é a mesma coisa do livro), porém, pelo filme já deu para perceber que a autora gosta de nos levar a um caminho para nos questionar a pensar no mundo em que vivemos.
    Obrigada pela dica, com certeza, vou acrescentar a minha lista esta leitura.
    Beijos Raffa

    ResponderExcluir
  3. Ainda não consegui ler O Doador de Memórias e isso me corrói. Amei o filme e penso que com certeza, o livro é ainda bem melhor!!
    Mas pelo que li acima, A Escolhida é um livrão que traz realidade, fantasia, sonhos...tudo junto em misturado.
    Sim, as pessoas são cruéis e conseguem colocar qualquer pessoa pra baixo, quando querem. Mas se esquecem que muitas vezes, quem cai, levanta mais rápido ainda e acaba superando e vencendo medos e dificuldades!
    Com certeza, quero muito ler!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raffa!!
    Esse parece legal mas o Doador de Memórias ainda está na frente. rs
    Lembro da sua resenha e do quando vc gostou dele... A sua escrita é muito transparente. Quando vc gosta mesmo dá pra sentir de longe rs
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Não é bem uma continuação do primeiro livro mas me parece ser bom, aliás, parece ser melhor que o primeiro livro, que eu amei mas achei que podia ser melhor.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser surpreendente o livrooo parece ate contos de fadas, gostei mtooo só de ler a resenha ja sentir a dor dela nesse mundo cruel, mto legal o livro quero mto lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Não me interessei muito por essa serie...nem o filme do primeiro livro tive vontade de assistir..essa serie não me ganhou em nenhum aspecto..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)