Título no Brasil : Antes de Dormir
Baseado no livro de S.J Watson
Dirigido por Rowan Joffe
Com Nicole Kidman, Colin Firth, Mark Strong mais
Gênero Suspense
Nacionalidade Reino Unido , França , Suécia
Imaginem que você tenha lido um livro indicado por uma amiga anos atrás, e que você tenha amado tanto o livro que saiu indicando para todo mundo e o tenha relido umas três vezes? Bem, essa é exatamente a minha relação com Antes de Dormir ! Eu surtei muito quando soube que os atores que amo - Nicole Kidman e Colin Firth- o estavam filmando.
A história do filme é praticamente igual como no livro, mas a ordem das coisas nem sempre é igual. Christine Lucas ( Kidman) acorda diariamente e não sabe quem ela é, nem reconhece o marido que está ao seu lado na cama. Ben ( Firth) tenta provar a esposa todos os dias pela manhã que são casados, que devido a um acidente ela perdeu a memória e ao se deitar esquece de tudo que lhe contaram sobre a vida dela. Seria bom se o próprio marido no filme já não mostrasse que é o culpado. Se no livro a história é bem amarrada e só descobrimos o final realmente no final! No filme as atitudes e caras e bocas de Firth revelam que algo ele esconde - mesmo que não saibamos de verdade o que! - e aí se vai a graça.
Ainda que seja um bom filme e que muitos mal possam imaginar a verdade até ela realmente ser revelada, faltou ao diretor saber trabalhar o suspense que esse tipo de filme pede , faltou estudar mais o livro e fazer um roteiro a altura que não diminuísse tanto os personagens ao redor de Christine, afinal, eles são peças chave no compreendimento da verdade. Fica tudo muito óbvio e o fator surpresa fundamental para história vai se perdendo . Ele praticamente não existe em Ben, nem fraca atuação da atriz que faz a melhor amiga...e o psiquiatra Dr Nash ( Mark Strong- um ator sensacional mas mal aproveitado) que Christine telefona diariamente parece o mais estranho de todos...Difícil para ela poder confiar em alguém ...e no final o que no livro fica bem explicado na telona se perde para um filme bom mas que poderia ser excelente como é o livro que ele foi baseado.
Oi, Rafa!
ResponderExcluirPasme, mas eu não conhecia esse livro, muito menos o filme.
Acredito que devido ao Boom do filme, essa semana eu vi muita gente falar sobre o livro, e decidi procurar pra ver do que se tratava.
Ainda não li, mas já adicionei as minhas futuras leituras. rsrs
Ler a sua crítica ao filme, já me fez ficar chateada, é triste quando uma historia sensacional não é bem adaptada, a gente até entende que ás vezes não tem como ficar exatamente igual, mas diminuir a história assim é chato pra caramba. Realmente uma pena!
Beijinhos
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Oi amiga, bom eu só vi o filme RSrs Então não tive a visão de quem leu. Gostei do filme e o final até que me pegou de surpresa pois em certas partes cheguei a acreditar que o "marido" dela era bom, mas concordo sempre tive a desconfiança de algo estranho nele.
ResponderExcluirBjs
Confesso que já tinha ouvido falar deste filme em alguns sites relacionados a cinema, mas nunca me interessei muito e nem tinha parado p ler a sinopse dele. Adorei a história, principal e pelo visto, vc deixou em aberto ali em cima que tem uma coisa, um segredo ou algo assim, que desvenda a história toda do filme, gosto de filmes assim, em que eu fique pensando em mil possibilidades que qual é o grande mistério do filme, e no final n ser nada do que eu supus o filme todo e me impressionar com o "gran finale".
ResponderExcluirGostei mesmo, vou assistir ele! E (ou antes) ler o livro também, que parece ser mt bom :)
Beijos
Sempre ouvi falar do livro e nunca consegui ler ele..Agora, mais que nunca, estou indo a procura dele. Sendo sincera, não havia visto falar no filme,mas acho isso tão desagradável..mudar o mistério que a história envolve..não estudar direito o livro e jogar na tela algo que seja apenas semelhante.
ResponderExcluirEm livros com histórias assim, onde há culpados e qualquer um a volta, tem participação nisso, é essencial que se preserve o mistério..que seja controladas as caras, bocas..e trejeitos.
Lerei o livro e certamente, verei o filme também!!!
Beijo
aiai, adaptações de livros nem sempre são fáceis de engolir. A história parece ser demais mas ai vai o diretor e me dá tudo de mão beijada assim pro telespectador, não faz ele pensar, tentar descobrir a verdade, porque ela ja ta toda estampada ali na cara do homem. Chato isso. Tenho mais vontade de ler o livro do que ver o filme.
ResponderExcluirAgora que você mostrou a capa do livro, lembrei que já tinha o visto por aí, mas que ainda não o li. Sabia que do filme, mas não associei ao livro em questão, que me despertou muito interesse na época que vi a primeira resenha. Quero lê-lo o quanto antes e depois ver o filme.
ResponderExcluirBeijos!
Não conhecia o livro, mas achei bastante interessante, é sempre assim o filme nunca chega aos pés do livro. Fiquei curiosa sobre o filme, a historia parece ser muito bom, mas vou procurar ler antes de assistir.
ResponderExcluirSempre me recomendaram a leitura desse livro, e depois que lançaram o filme todo mundo começou a dizer que valia muito a pena, mas preciso confessar que não é o tipo de leitura, nem mesmo de filme que me anima a assistir. Eu não gosto de todo esse suspense, meio terror.
ResponderExcluir◄ Blog http://www.laoliphant.com.br/
Realmente é uma pena quando lemos o livro e gostamos muito e, quando são adaptados nos decepcionam.
ResponderExcluirNão sabia da existência do livro nem do filme, vou procurar o livro para ler e talvez veja o filme.
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirEu gostei muito da sua crítica e vou comprar o livro e dvd... Achei a história bem interessante, sem contar que eu amo o Colin e a Nicole *-* <3
Beeeeeeeeeijos