Título no Brasil : A Teoria de Tudo
Baseado no livro de Jane Hawking
Dirigido por James Marsh
Com Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior mais
Gênero Biografia , Drama
Nacionalidade Reino Unido
Duração : 2h 3 min
Censura : 10 anos
Ano : 2014
Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.
Se tem uma coisa que amo na vida é sair de um filme tendo o amado. Já havia lido o livro, lançado no Brasil pela Editora Única ( clique aqui para ver a resenha) e lido um livro dele lançado pela Editora Intrínseca, o Minha Breve História do Tempo mas em formato de filme as emoções afloram mais facilmente , ainda mais quando o autor que faz o físico está praticamente possuído pelo personagem.
Eddie Redmayne fez um papel apagado em Os Miseravéis , hoje, após esse filme, garanto que ele estaria de frente no painel ao invés de " de lado" olhando para Amanda Seyfried.
Rico de detalhes , quase fiel ao livro e comovente, é assim que defino A Teoria de Tudo , visão da ex esposa de Stephen Hawking sobre a vida dela com o ganhador de mais de 12 prêmios com sua definição de tempo / buraco negro.
Desde o dia em que se conheceram em uma festa da faculdade, até o início do namoro, o filme tem a delicadeza de nos colocar na história sem apelar para breguice, por mais que os ingleses tenham fama de serem frios, no amor de Stephen e Jane isso não existia, já na relação da mãe de ambos com os filhos...
Stephen sempre foi bem visto na Universidade, seus professores amavam suas teorias e acreditavam no potencial do rapaz, mas aos 21 anos ele foi diagnosticado com ELA ( Esclerode Lateral Amiotrófica) e lhe deram 2 anos de vida. Com uma data de validade de vida, ele se afasta de todos...e os sinais de que seu corpo não responde mais a tudo que precisa são visíveis...Redmayne dá um show na telona, difícil alguém tirar o Oscar desse ator britânico.
Jane ( Felicity Jones, que também está ótima no papel) por outro lado não permite que ele termine com ela, aceita o desafio - mesmo sem saber o que de verdade viria pela frente - e diz que se tiverem de viver 2 ou 20 anos estará ao lado dele. Bem, o amor era imenso mas ela não fazia ideia do que viria mesmo. Stephen como sabemos está vivo até hoje, aos 73 anos, os 2 tiveram 3 filhos mesmo com o físico sofrendo de alterações na parte motora, eles tinham uma vida sexual .
O encanto do filme está em ao invés de terem feito um super drama, nós rimos das caretas e bom humor de Stephen, Redmayne passa boa parte do filme torto em sua cadeira de rodas e é somente com um olhar e sorrisos que ele demonstra o que sente. No livro , Jane relata que ele nem sempre tinha esse bom humor,pode ser que o filme o tenha " floreado" um pouco para não ficar tão pesado.
Até mesmo o fato de Jane se envolver com outro homem foi camuflado , por mais que ela já tivesse estado ao lado de Stephen por anos , não sabemos o como o grande público iria achar da esposa que larga o marido para ficar com um homem que era da igreja dela e que ajudava Stephen em casa mas que se apaixonou pela esposa dele.
O triângulo é camuflado, já que na telona parece que foi decisão de Stephen que ela seguisse sua vida e ele se apaixona pela enfermeira ( que ele viria a casar depois).
Atuações memoráveis, música e direção na medida certa fazem desse filme - até agora - o melhor filme da leva do Oscar 2105! Merece ganhar Melhor Filme e melhor ator.
Desde que começaram os rumores para o Oscar desse ano, esse filme me chamou a atenção..e quando li a resenha do livro aqui no blog, pude entender mais ou menos, do que se tratava. Porque há coisas que não podem ser explicadas assim, só com letras. É preciso sentir..e essas emoções, só a leitura ou a visão do filme em si, são capazes de explicar.
ResponderExcluirVerei com certeza, aliás, não vejo a hora de poder ver!!!!!
Beijo
Tiveconhcimento do livro e do filme a pouco tempo e como sempre dou preferencia ao livro e depois ao filme, vou comprar o livro e ler primeiro. Adorei a resenha do filme, acho que vou gostar sim.
ResponderExcluirO filme parece ser muito bonito.
Beijos
http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/
No filme eles sempre tentam deixar a coisa mais leve né, mais agradável pro público. Na minha opinião deviam ter mostrado essa parte do amante tudo certinho mas enfim né :D
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro e ver o filme antes do Oscar. Tenho quase certeza de que irei adoras ambos, porque todas as resenhas que li foram positivas. Quero ficar na torcida para o melhor filme e melhor ator, mas antes preciso ver primeiro.
ResponderExcluirBeijos.
Comprei o livro mais ainda tenho alguns na frete :( como faço sempre lerei primeiro o livro depois o filme :D
ResponderExcluirEu acho que eles deveriam ter colocado tudo no filme ... Mas o filme é ótimo então acabou que não precisou dessa parte eu acho ... Olha no começo eu achei que o Eddie não iria conseguir fazer um bom papel... Mas ele melhorou muito em a Teoria de Tudo!! Acho que ele vai ganhar o Oscar esse ano !!!
ResponderExcluirBeijos
Já tive a imensa felicidade de assistir e prestigiar nos cinemas esta verdadeira "obra de arte" chamada "A Teoria de Tudo". Confesso que fui a cinema assisti-lo sem expectativa alguma, não tinha visto nem o trailer antes, simplesmente fui assistir. Mas a medida que fui assistindo o filme fui "atropelada" por uma super produção quase fiel ao livro, atores que realmente encarnaram o personagem, atuações impressionantes e uma história de tirar o fôlego! 'A teoria de tudo' apresenta ao mundo o talento assombroso e plausível de Eddie Redmayne, que interpreta à perfeição o Stephen Hawking. Felicity, a atriz que interpreta Jane, também não fica muito atrás no quesito atuação. Realmente, merece todas as categorias do Oscar com o qual eles estão concorrendo e muitos outros prêmios.
ResponderExcluirEstes é aqueles tipos de filme que a gente torce para que não acabe nunca e dure para sempre, mas infelizmente tudo que começa tem um fim.
É um filme: IMPECÁVEL!
Oi, Raffa!!!
ResponderExcluirTô louca pra ver! Tô muito feliz que vc gostou porque assim sei que vou gostar também... rs
O Eddie arrasou né? Eu imaginei que ele se sairia bem porque já gostei muito dele em Pilares da Terra.
Beeeeeeeeeeeeeijos
Eu assisti e amei, o filme é realmente lindo <3
ResponderExcluirA atuação do Eddie é impecável realmente ele merece ganhar.
Não tinha me interessado em ver nem ler o filme, mas com a resenha fiquei balançada e com muita vontade de ver o filme e depois ler o livro. Deveria ser ao contrário né?! rs
ResponderExcluirAguardando chegar em DVD, porque não passou aqui na minha cidade nem nas redondezas =/