sábado, 14 de fevereiro de 2015

[Resenha] Um Passo em Falso @editoraarqueiro

Título Original: One False Move
Título no Brasil : Um Passo em Falso
Autor : Harlan Coben
Editora Arqueiro
Número de págs: 271
Tradução: Luciano Machado





Se tem um personagem que curto de Coben é o Myron Bolitar. Sarcástico e inteligente, ele está sempre no tempo certo e suas investigações são uma delícia de serem lidas.
Como agente esportivo mas fazendo as horas de detetive, Myron recebe a missão de ser babá da famosa jogadora de basquete Brenda Slaughter. Não trata-se no entanto de um pedido qualquer, o pai dela jogou com Myron nos velhos tempos e ele conheceu a menina ainda pequena. O problema é que quando essa sua nova contratação - digamos assim - chega na sua mesa é para desvendar o sumiço do pai dela, Horace, que era empresário e treinador da jovem. 
No início ela não se preocupa muito com o desaparecimento do pai, afinal , em sua história de vida a cena se repete. Quando ela tinha apenas 5 anos, sua mãe Anita, sumiu de sua vida, deixando cabides vazios, a conta zerada e não voltando nunca mais.
Traumatizada com a história mas tentando levar sua vida adiante, ela se assusta com as ameaças de morte que vem recebendo e que alguns afirmam que devem vir de seu próprio pai, o que ela não acredita.
Com Myron entrando na história ganhamos em ação e vamos aos poucos montando com ele o imenso quebra-cabeça até realmente descobrirmos o que de fato aconteceu com os pais de Brenda.
Nesse jogo de interesses e traições a pessoa com mais cara de inocente pode ser a culpada e a verdade pode estar onde menos imaginamos. 
Se tem algo que amo nos livros de Harlan é a facilidade que ele tem de inventar histórias onde os personagens são inocentes até certo ponto, por mais que na página que passou a gente acredite que ele tenha dito tudo que sabia no capítulo seguinte a certeza já não é a mesma e isso me prende a atenção. Amo esse cara!
Se o livro pega mais ação quando uma famosa família envolvida na política tem seu lado pobre descoberto por Myron , isso só nos faz se interessar mais pela descoberta do enigma.A tal família citada acima é uma podridão só onde a mãe de Brenda trabalhou na casa deles e viu a matriarca se matar ( ou ser morta, quem sabe?) . 
Dali para frente as dúvidas florescem, as certezas somem e somente perto de terminar é que temos o desfecho em conversas de Myron com os envolvidos . 
Há também um pouco do status de relacionamento de Myron com Jessica, eu particularmente não a curto muito e queria que ele encontrasse outra moça. Essa que não quer casar, ter filhos....ai, que chata! ( até porque estaria tudo ok se ele não quisesse também, mas esse definitivamente não é o caso!)
 Não é o melhor livro que li do autor , e sinceramente não curti nada o final, por mais que entenda que o " felizes para sempre" não são lugar comum em livros do gênero fiquei torcendo para que isso acontecesse. É, no entanto, uma trama muito bem feita, onde provam mais uma vez que dinheiro , poder e injustiça andam lado a lado. 

8 comentários:

  1. Bem, gosto da escrita do Harlan, mas só li um livro dele. Fiquei sabendo dessa série e que não é preciso ler os livros em ordem para entender toda a narrativa, o que eu acho super válido. Pela resenha, creio que o livro me agradará, então o colocarei na minha lista de leituras futuras. Adorei o post.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Na minha humilde opinião, os livros do Harlan Coben, sem exceção, são geniais. Não sei como, mas ele consegue reunir mistério, desaparecimentos, reviravoltas e muito mais nos seus livros. Amo de coração. Ele consegue me prender até a última página. Quem nunca leu livros dele precisa ler. A sinopse de "Um Passo em Falso" me prendeu muito. Fiquei muito curiosa e quero este livro pra ontem já. Quero lê-lo o mais rápido possível.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!!!

    Até agora, só tenho um livro dele - Desaparecidos... Indicação sua...rs Então, gostei da sua resenha mas acho que rolou um spoiler do final rsrsrsrsrs Amiga, não fique assim...rs... Não sei se você já leu George RR Martin... Eu fiquei tão traumatizada com o zilhão de mortes do volume 3, que embora a história seja ótima e já tenha conseguido comprar os outros volumes ainda não consegui continuar a leitura...rs... Esses autores são assim mesmo, não tem pena de nos negar o final que desejamos rs...
    Beeeeeeeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nada desse autor, mas tenho bastante curiosidade, só vejo elogios sobre os livros dele ,curto muito livros policiais, a história parece ser ótima apesar de você não ter gostado do final. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Só li um livro desse autor e gostei muito. Preciso dar uma conferida nos outros para saber se vou achar tão bom quanto o que li. Depois de resenha, acho que começarei por esse mesmo, por mais que o final não tenha sido como você esperava.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Também não li nada do Coben ainda, mas já vi que tenho que comprar algum livro dele urgentemente pois todos falam muito bem da escrita dele.
    O livro Um passo em falso me chamou a atenção pela sua resenha na parte que você diz: "Dali para frente as dúvidas florescem, as certezas somem e somente perto de terminar é que temos o desfecho em conversas de Myron com os envolvidos"
    Fiquei curiosa demais! Necessito comprar esse livro, com certeza vai para a lista ;) Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Raffa.
    Só li um livro do Harlan até hoje e não foi nenhum que tenha o Myron como protagonista, mas já vi como o autor é bom no que faz e como os livros dele nos prendem. Tenho certeza que com esse livro nãoo é diferente.

    ResponderExcluir
  8. Coben é o cara em matéria de suspense e de reviravoltas...Queria entender como ele consegue isso.
    Os personagens mais sem açúcar da história, sempre acabam se tornando os grandes..ou vice versa. Não conhecia este livro do autor, mas admito que fiquei super curiosa. Essa maneira dele de misturar tudo e surpreender sempre, é maravilhosa!
    Lerei com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)