sexta-feira, 6 de março de 2015

[Resenha] A Casa Assombrada @cialetras

Título Original : The House is Haunted 
Título no Brasil : A Casa Assombrada
Autor : John Boyne
Editora Companhia das Letras
Tradução: Henrique de Brea e Szolnoky
Número de págs: 291




A história desse livro se passa em 1867, a jovem Eliza Caine mora com seu pai e leva um vida sem muitos luxos mas cercada de amor. Tem uma convivência maravilhosa com ele, aprecia sua paixão por insetos e por Charles Dickens . Sua mãe morreu anos atrás, e seu dia a dia basicamente é lecionar na escola e acompanhar seu pai , como por exemplo quando ele quer ir em uma noite de leitura de Dickens. Vai tudo muito bem na vida da moça de 21 anos até que seu pai morre, com ele também se vai o único bem que tinham,  e ela não entende como por tanto tempo seu pai nunca mencionou que a casa em que moravam não era dele  mas sim alugada. Sem grana para se manter no local ela atende uma chamada de emprego para ser governanta em uma cidade um pouco distante de Londres que é onde residiu a vida toda. 
Larga o trabalho na escola, arruma suas coisas evai rumo ao desconhecido para trabalhar de governanta de uma mansão. Logo no caminho ela já sente coisas estranhas, uma mulher esbarra nela com as mesma iniciais da pessoa que assinou o anúncio, ela também se sente empurrada na estação e não sabe da onde veio essa força que a pressionou...mas o mais bizarro estaria por vir, assim que ela entrasse na casa e somente uma menina chamada Isabella aparentando uns 10 anos lhe abriria a porta. Faltam adultos, onde estão os pais? Muitas perguntas, poucas respostas. Até que com o tempo as verdades vão aparecendo e para o leitor fica aquela vontade de alertar a moça para dar o fora dali. Eliza será governanta de uma casa imensa onde circula uma senhora que some assim que ela se levanta, duas crianças ( Isabella e Eustace, de 8 anos) que nem frequentam a escola e um senhor que fica em um vilarejo próximo e é responsável pelo salário dela.
Na busca por respostas muitas outras dúvidas surgirão, a sensação de que um fantasma a persegue, mãos no seu pescoço, empurrões, tudo isso começa a surgir como se avisasse que coisas piores estariam por vir. A verdade vem a galope, existe realmente uma senhora na casa que é enfermeira e que cuida dos pais das crianças, a mulher é amarga e diria até que insuportável . O pai das crianças não está nada bem de saúde e ela se assusta ao conhecê-lo, o que aconteceu com ele deixo para vocês descobrirem . Assim como estragaria toda a graça das história informar o que aconteceu com a mãe delas.
Ah sim, posso informar que as governantas anteriores, exceto a penúltima que Eliza conheceu e que colocou o anúncio não se encontram mais aqui para contarem história.
A Casa Assombrada é livro para se deliciar lendo de uma vez só , é como um maravilhoso e bem feito filme de terror, tem como pausar sem saber quem sobreviverá? Impossível , John Boyne nos remete a histórias tenebrosas, e que amamos.
Lembrei muito de filmes como Mama e A Mulher de Preto e amei cada página lida.
O autor que capricha na arte de nos contar histórias não permite furos, a história vai fluindo que não nos permite nem imaginar toda a verdade e o final que ele nos deu. Não imaginei aquele final, e amei não ter imaginado. Somente a mente privilegiada de Boyne poderia nos dar de presente um livro de terror tão perfeito. Palmas para ele. 

10 comentários:

  1. Já deu pra perceber que você ama o gênero terror em cinema e literatura..rs
    Na literatura eu até gosto, só nos filmes que não sou fã demais..
    Não conhecia este livro e há tantos filmes com este título né?
    Parece bem mais do mesmo, mas com alguns diferenciais..E talvez sejam estes diferenciais que fizeram da leitura, algo mais prazeroso.
    Capa feia..e mesmo assim, com um conteúdo que trará sustos e o final...que pelo jeito, surpreendeu.
    Lerei se tiver oportunidade!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!
    Estou adorando seu blog e todas essas dicas de livros/filmes de terror, rs. Já vou adicionar A Casa Assombrada na minha lista, porque né... Impossível não querer ler. Eu não assisti Mama ainda, mas assisti A Mulher de Preto (só o primeiro) e gostei. Se vai me lembrar esse filme, já sei que o livro vai me agradar. Estou curiosa para saber o desenrolar da história e o final "que você não imaginou".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A cada palavra que ia lendo na resenha fiquei mais e mais curiosa com essa estória, achei até que você iria nos contar o que realmente acontece na casa rs me deixou com gostinho de quero mais e vou acrescentar mais esse livro nas futuras compras. Beijão

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de terror. Não sabia desse, mas agora já estou curiosa para saber tudo o que aconteceu aos pais dessa família e qual é o desfecho surpreendente. Nada melhor do que acontecer uma coisa totalmente diferente do que o leitor imagina. Foi direito para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Pense em uma pessoa que ficou completamente desnorteada quando soube que o incrível Boyne se arriscaria no seu gênero preferido. Essa pessoa sou eu. Mal podia esperar para ter o livro, e depois de ler a tua resenha tenho ainda mais certeza de que quero ler pra ontem. Jhon tem uma maneira privilegiada de escrever, e os filmes a que tu comparou o livro são dois dos meus preferidos, nem preciso dizer que estou ansiosíssima.

    ResponderExcluir
  6. Cada livro do John Boyne que eu conheço é um a mais na lista de desejados. Fiquei extremamente curiosa pra conhecer o desenrolar da história e como o livro parece ser mais pro lado do suspense que terror fiquei muito interessada em comprá-lo. Acho que pelo bem do meu bolso vou ter que parar de visitar o seu blog hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É a primeira resenha desse livro que leio, e amei! Tem cara de ser ótimo, daqueles que dão medo, curiosidade, a gente ri lendo de tão bom que é!!!
    Eu só O Menino do pijama listrado do John Boyne, mas ainda planejo ler todos dele kkkkkk
    Quem sabe não será esse o próximo!! Nem deu medo, fiquei curiosa lendo a resenha! rsrs
    bjoos

    ResponderExcluir
  8. Armaria quero nao hahaha mta assombraçao pra um livro só kkk gosto nao tenho medo haha e esse mês foi o mês do terror no blog hahaha mais amoo os livros do Jonh ele e fantastico, mais esse deixo para quem gosta de terror eu estooou bem longe rsrs bjoos

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro livros e filmes de terror , ainda mais quando é bem escrito!! Fiquei curiosa pra saber mais sobre a família e a casa !! Já foi para minha lista !
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Até hoje não li um livro do autor mas de todos dele que eu conheço, juro que não esperava um com essa premissa! Mas adorei! Quero muito sabe o que tem nessa mansão e o que aconteceu com todo mundo. Você citar Mama só aumentou minha vontade de ler, porque adorei o filme.

    beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)