terça-feira, 17 de março de 2015

[Resenha] A Mais Pura Verdade @novo_conceito

Título Original : The Honest Truth
Título no Brasil : A Mais Pura Verdade
Autor : Dan Gemeinhart
Editora Novo Conceito
Número de págs : 219







Pela capa do livro não imaginava o que viria pela frente. Mark, o protagonista tem apenas 12 anos e está prestes a fazer a maior aventura de sua vida, com companhia ele opta por levar apenas Beau, seu cão. Seus pais jamais ousariam imaginar o que ele pretende fazer, nas costas uma mochila com tudo que ele acha que precisa antes de fazer  o que pretende.
Então acompanhamos ele saindo de casa escondido , pegando ônibus para outras cidades e mentindo para os adultos que seu pai está logo ali, quando na verdade seu pai nem imagina onde ele esteja. 
Jess, a melhor amiga, sabe da verdade, sabe para onde ele vai e o que vai fazer, e como acha que é traição contar aos pais dele e para mãe dela ela segura o segredo mesmo sofrendo com isso, pois sabe que sentirá saudades de Mark.
Sim, isso mesmo, ela nunca mais o verá se ele conseguir fazer o que planejou. Mark se isola para morrer, ele tem câncer e a doença que parecia estar curada depois de meses de quimioterapia voltou. O menino não aguenta mais estar em hospitais, ver seus pais chorarem, ver sua amiga sofrer.  O único que parece compreendê-lo é Beau, seu cão fiel. A relação dos dois é descrita de uma forma linda, mesmo de pequeno porte o cão o defende, o ama e o acompanha. 
Entre locais desconhecidos e estranhos que lhe fazem mal e bem, Mark segue sua jornada até uma montanha que é onde pretende após estudar muito sobre ela , terminar sua dor.
Durante todo o livro temos a visão de Mark e de Jess, na dela também sabemos o como os pais dele estão sofrendo, eles querem o filho de volta, eles pedem ajuda da polícia, da mídia...e se o desespero com a doença era grande com o desaparecimento a sensação deles é de impotência e de dúvida: o que teria acontecido com Mark?
O autor foge do drama barato, e isso é ótimo,a narrativa flui delicadamente e a mente de um menino de 12 anos nos é apresentada do tempo todo. O que torcer para que aconteça? Mark é mesmo dono de sua vida? Ou seus pais ? Jess está errada em não dizer a verdade a todos? Ela pode impedir que Mark se mate?
Um misto de sentimentos fica no leitor mas o melhor deles . o prazer de ler um bom livro, esse o autor no presenteia de forma sensacional. Mark e Beau ganham nosso coração, não tem como não gostar. 

6 comentários:

  1. Tenho acompanhado essa "saga" desde que um pequeno livreto foi oferecido aos blogs literários..Uma pitadinha do que estaria por vir...e não via a hora de poder ler uma resenha pronta e procurar saber o que havia acontecido com Mark e seu fiel amigo.
    Não acredito que a doença seja o foco da história, mas sim a determinação, a força de vontade de alguém tão pequeno, mas com um desejo tão grande de seguir em frente, independente das dificuldades.
    A família, o sofrer, o estar junto..a amizade entre menino e cão.
    Preciso ler esse livro urgente e me emocionar também!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Recebi o livro ontem mesmo e quase agradeci aos céus porque desde a prova da obra que eu me roía de curiosidade pra terminar essa leitura. Se, com seis capítulos, o livro me conquistou assim, não sei o que a obra toda fará com o meu coração!
    Bom saber que a história não decepcionou. Me deixou ainda mais ansiosa saber desse sentimento de 'torço pra que ele termine a aventura ou pra que ele volte para a família'? Nada de drama previsível, amo isso :')
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro causou frisson desde quando a editora mandou uma amostra para os parceiros. Eu fiquei sem saber muito bem o que achar sobre ele, mas agora, depois de ler as resenhas, me rendi. Parece mesmo ser o tipo que ganha o coração do leitor. Adorei saber o que você achou. Quero ler logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu li ontem (terça) e ameeeeeei!!! gente, que livro incrível!!!
    Muitíssimo inteligente, emocionante, cativante e reflexivo!!
    CHOREEEEI! E olha que sou difícil de chorar lendo, rsrsrs
    O Mark e o Beau são encantadores demais!! Ameei o final!! Me deu muitas esperança da vida e da família, às vezes não damos valor, mas temos que passar por situações horrendas para vermos o quanto já temos, né?!!!
    Aquela parte que o Beau cai sabe.... geeente, meu coração doeu!!!!
    Valeu mto a pena, superindico essa leitura!!
    bjinhos ♥

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa para saber se o Mark e seu amigo voltam para casa , se alguém acha eles ... Se a Jess fala alguma sobre onde ele esta ... Vou ter que ler o livro !!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Uau...que história deu muita vontade de ler.
    Com certeza é um livro que irei comprar e me aventurar nessa história de amizade entre o Mark, Beau e da Jess também né. Estou mega curiosa com o final.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)