Título no Brasil : O Jogo das Perguntas
Autor : Gregory Stock
Editora Sextante
Número de págs : 155
Logo que a editora divulgou esse livro fiquei com muita vontade de lê-lo. Primeiro porque me lembrou aqueles cadernos que eu tinha na infância lotado de perguntas onde várias pessoas preenchiam e você ficava sabendo as preferências de seus amigos.
Mas quando ele chegou aqui em casa eu vi que era muito mais intenso. As perguntas do livro não só são polêmicas - nos fazendo parar e pensar : " Sério que sou assim?" - como também não há espaço para preenchimento, as perguntas do livro são respondidas em pensamento quando você está lendo ou em voz alta caso esteja " brincando" disso com alguém.
Não é difícil devorar todas elas em um dia, se você assim como eu tem um dia com muitas filas então, é diversão na certa. Mas também optei por fazê-las ao meu noivo e assim me surpreendi com as perguntas dele e ele com as minha. E antes que vocês perguntem, a relação anda bem, obrigada. Não descobri nele nenhum serial killer ou um desvio de caráter.
O bacana do livro é exatamente não ser simples responder, são perguntas que nos pegam desprevenidos, que nos deixam em dúvida e que principalmente dão muito pano para manga se dividimos com amigos ou familiares.
O livro tem formato pequeno, cabe fácil na bolsa e você vai terminar as 291 perguntas querendo mais!
Para fazer essa resenha brinquei na abrir em qualquer página e a primeira pergunta que viesse eu responderia para vocês aqui, vamos a elas?
27 - Você roubaria dinheiro de alguém muito rico se pudesse se safar do ato e achasse que esse era o único jeito de sustentar sua família? Que porcentagem de pessoas no mundo você acha que poderia considerá-lo rico?
Roubar é feio e a gente aprende na escola isso, certo? Mas eu sempre me pergunto se roubar comida também é crime. Ok, um ovo de Páscoa que nem vi outro dia no YouTube é crime. Mas um saco de arroz? Respondendo a pergunta ( a 1) eu não ia roubar de ninguém, prefiro trabalhar em dobro , nem ir para casa mas deitar a cabeça no travesseiro com a consciência limpa. Pouco me importa se ele é rico ou não.
Referente a porcentagem de pessoas...sou considerada classe média, mas sei que tem muita gente nesse imenso país que nunca teve nem metade das coisas que tive acesso, mas não faço ideia de quantas pessoas me achariam rica por isso!
194 - Qual foi a última vez que você chorou na frente de outra pessoa? E quando chorou escondido?
Eu choro muito, choro em filme, choro quando me aborreço, fica difícil lembrar assim. Mas se teve uma vez esse mês que chorei muito foram duas : 1- Quando fiz uma demissão e sabe-se lá porque - digo porque não sou amiga da pessoa e trabalho no RH - na hora de cada um ir pro seu lado caí no choro . Não sei dizer se fiquei com pena dele, não faço ideia, mas esse pode ser meu choro escondido. 2- Na frente de todos certamente foi no cinema vendo o filme Pra Sempre Alice saí da sala chorando , todo mundo viu porque sou dessas que quando choro meu nariz fica muito vermelho e as bochechas denunciam!
34 - Por 100 mil reais você ficaria dois meses sem tomar banho, escovar os dentes , lavar o cabelo nem usar desodorante? Suponha que você não possa contar a ninguém porque está fazendo isso.
* O que o deixaria mais incomodado : abrir mão da higiene pessoal por meses ou ter relações sexuais com um desconhecido?
Só consigo pensar em : nunca! Gente, como dá para ficar sem lavar cabelo? O meu dois dias já está um nojo! E desodorante? Moro no Rio 40 graus! Ninguém ia conseguir chegar próximo a mim! Não conseguiria, só se me tacassem em uma ilha deserta e não tivesse contato com ninguém, mesmo assim ia me tacar no mar para lavar " as partes" .
A outra pergunta é o que me deixaria mais incomodada? Não sei, mas dormir com alguém que nunca vi seria péssimo, ia me sentir estuprada, eita pergunta horrível, preferia ficar sem banho.
41- Se fosse capaz de matar as pessoas apenas ao imaginar a morte delas e dizer a palavra " adeus" , você usaria esse poder? Suponha que as pessoas teriam uma morte natural e ninguém suspeitaria de você.
Eita, é para ser sincera né? Já teria matado sim, e muito. Mas obviamente me arrependeria depois. Ex namorados então não ia sobrar um, chefes teria matado uns três, malvada né?
275- Se uma bola de cristal pudesse lhe revelar a verdade sobre uma questão a respeito de si mesmo, de sua vida, do seu futuro ou de qualquer outra coisa, o que você gostaria de saber e porque?
Primeira coisa : até quando trabalharei na firma que estou. Quando ( e se) serei mãe...ai, gente, muita coisa. Mas não perguntaria sobre morte, nunca, Porque ia viver cismada, largar tudo para ficar do lado da pessoa da família que morresse antes ...e se fosse a minha morte? Hum....não queria saber não. Só sobre emprego e filho mesmo!
Nossa!!!Eu me apaixonei por este livro assim que foi lançado(podia pintar sorteio,né?rs)
ResponderExcluirEssa intensidade nas perguntas e o descobrir a opinião de cada um é coisa séria!!!
Vou só dizer uma coisa: Na pergunta de matar as pessoas só com pensamento..Minha lista é grande!!!!rsrs Se eu iria me arrepender depois?
Acho que não =)
Beijo e adorei as respostas..rs
Fiquei muito curiosa para saber as outras perguntas , elas nos pegam de surpresa !! Eu acho que é bom ler esse livro com amigos ou com alguém da família para saber a opinião de cada um ... Acho que na pergunta do poder da morte , pensei em algumas pessoas rsrs , mas eu me arrependeria depois ... :(
ResponderExcluirbeijos
Nossa, que livro legal. Sempre gostei desse jogo de perguntas e respostas, já que acho que é uma excelente maneira de conhecer as pessoas. Vivia fazendo isso com os meus colegas de colégio. Agora vou comprar o livro e fazer com os da faculdade.
ResponderExcluirMuito bom esse livro!!!
ResponderExcluirAdoro responder questionários!! Tenho vários em casa respondido que pegay em revistas, livros, net, e aqueles de brincadeira de escola, rsrs
Mas que perguntas profundaaas hein!
Eu também me faco a mesma pergunta: aquela velha história, roubar galinha pra comer, é pecado mortal? É crime?
Porque tem gente que realmente teve/tem que roubar pra se alimentar. E tem aqueles que roubam por preguiça de trabalhar, ex. ovos de páscoa, perfumes etc.
Acho que eu não teria coragem de roubar, preferia sair pedindo, mas tento não julgar quem rouba por extrema necessidade!
Ahhh...que livro legal. Ele remete muito a minha infância pois também tinha vários livros com perguntas para os amigos rs
ResponderExcluirMuito bacana =D